MX Cursos
740x307

ZBrush – Conheça outras áreas profissionais que o software atua

5/5 - (2 votes)

Quando citamos alguns softwares de modelagem e escultura digital 3D, não há como não dizer o quanto alguns softwares específicos como o Zbrush, são tão importantes e utilizados, principalmente com relação ao desenvolvimento de elementos para jogos eletrônicos como personagens e cenários, mas o que muita gente não sabe é que o Zbrush é empregado também em várias áreas que nada tem a ver com a computação gráfica.

A seguir veremos algumas destas áreas bem incomuns onde a escultura digital é empregada:

Visualização de produtos

Uma das funções não só do Zbrush, mas também de outros softwares é na concepção de visualização de produtos para o mercado publicitário de vários setores, como por exemplo as áreas alimentícias como franquias de Fast-Food onde é possível criar todo o produto apenas com as técnicas de modelagem e escultura digital 3D, criando-se assim uma cena extremamente realista semelhante ao produto real.

Protótipos para impressão 3D

Uma das principais funções do Zbrush é na concepção definitiva de um produto para ser levado à impressão 3D e com isso produzir o resultado final ou apenas ser utilizado como teste para o produto final a ser produzido de uma outra maneira.

Neste segmento podemos incluir protótipos para utilização médica como próteses, desenvolvimento de produtos de decoração de ambiente, protótipos para projetos científicos, desenvolvimento de protótipos de acessórios de vestuário e decoração pessoal como joias, relógios, e óculos, entre outros.

Investigação criminal

Talvez este seja o segmento menos comum ou que pelo menos a grande maioria das pessoas desconheça com relação ao potencial das ferramentas existentes no Zbrush.

A Investigação Criminal é um dos segmentos que vem utilizando muito o potencial deste software, principalmente em situações onde haja a necessidade de identificar uma vítima através de seus restos mortais encontrados em uma cena ou também haja a necessidade de recriar determinadas situações que possam ter ocasionado o crime.

Através das ferramentas do Zbrush e tendo os restos mortais como referência através de fotos, é possível identificar uma vítima levando-se em consideração elementos da anatomia humana, reconstruindo a possível aparência e identificando a vítima.

Protótipos de Figuras de Ação: O termo “figuras de ação” ou “action figures” pode ser um tanto desconhecido de uma grande parte do público comum, mas para os colecionadores de elementos da cultura pop atual é um termo bem familiar.

Figuras de ação nada mais são do que estatuetas de personagens da cultura pop usadas para decoração de ambientes e que geralmente são desenvolvidas com diferentes tipos de materiais, porém toda a sua concepção inicial é desenvolvida através de softwares de modelagem e escultura digital 3D.

Um dos softwares mais utilizados neste segmento é o Zbrush, isso devido a sua fácil utilização em projetos de escultura digital como elementos orgânicos onde suas ferramentas se assemelham as ferramentas de escultura produzida com massa de modelar, facilitando-se assim o desenvolvimento de projetos que envolvam personagens com estilos mais realistas.

Neste vídeo abaixo você pode ver como o Zbrush é utilizado neste tipo de processo de criação, notando-se que sua etapa é uma das mais importantes definindo o estilo final do projeto:

Agora que você já conhece algumas das áreas profissionais pouco comuns onde o Zbrush é ou pode ser empregado, você tem outras opções nas quais pode se dedicar, além é claro da utilização da modelagem e escultura digital 3D em projetos de jogos eletrônicos, efeitos visuais ou Motion Graphics.

Conheça nossos Cursos Online de Zbrush e se especialize na área!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar