Blog do MX Cursos

WordPress para empresas – Uma solução rentável

WordPress para empresas – Uma solução rentável

Quem trabalha com WordPress há um bom tempo sabe que no início o CMS era bastante renegado no mundo corporativo. Haviam resistências enormes e também uma grande massa de profissionais que usavam o fato do sistema ser inicialmente construído para blogs como algo ruim. E usar o WordPress para empresas era algo impensável.

Com o tempo, as empresas sentiram a necessidade de um espaço para informar seu público sobre notícias, mas esse conteúdo geralmente era somente relacionado à própria empresa como horários de expedientes, necessidade de contratação, notícias sobre seus negócios etc.

Só que o mundo mudou. E a internet também.

E com a chegada da era 2.0 da web, onde o usuário é o produtor direto de conteúdo, os blogs passaram de uma simples ferramenta para adolescentes como uma verdadeira máquina de informação e conteúdo.

Com o passar do tempo, o WordPress também mudou, aliás, melhorou. A cada update, era nítida a evolução do sistema que hoje está presente em 25% de todos os sites do planeta.

Hoje o CMS não cria apenas blogs, mas também sites institucionais, sistemas de ensino a distância, catálogo de serviços, catálogos de empregos, sistema de membros, landing pages e ainda infinitas soluções.

O blog corporativo deixou de ser apenas um canal para alertar seus clientes ou fornecedores que a empresa não vai abrir as portas por conta de um feriado regional, por exemplo. Os blogs empresariais se tornaram uma poderosa ferramenta para atrair novos consumidores e isso independente de qual seja seu “ganha pão”: Produtos, serviços ou até mesmo conteúdo.

Mas afinal de contas, como deve ser um blog WordPress para empresas e como lucrar com isso?

Nossos cursos indicados

A resposta desta pergunta, você vê neste artigo.

Continue lendo.

Objetivos

Objetivos no WordPress para empresas

Antes de qualquer coisa, a empresa precisa traçar um objetivo dos retornos que almeja com o blog WordPress:

  • Novos clientes
  • Engajamento
  • Vender produtos

Pode ser até que os objetivos sejam todos esses acima e faz bastante sentido. Mas cada ação deve acontecer na proporção e ordem de acordo com a prioridade de cada objetivo.

Novos clientes

Para atrair novos clientes com um blog WordPress para empresas, a companhia deve adotar uma estratégia de Marketing de conteúdo. Na prática, estuda-se o público alvo que deseja atingir (as chamadas personas) e a partir dos resultados a empresa inicia um processo de geração de conteúdo focando nesse público.

Apesar de focarmos em conteúdo, a companhia não pode esquecer das técnicas por trás disso e ter um blog com otimizados para os mecanismos de buscas através do SEO deverá potencializar esse trabalho.

Isso por que a partir do momento que você começar a gerar conteúdo focando em palavras-chave relacionadas ao seu público, seu blog começará a ser encontrado através de motores de buscas como Google, Bing e Yahoo. São os conhecidos Acessos orgânicos, que aliás foram destacados nesse artigo aqui.

Mas como gerar conteúdo com um blog WordPress para empresas

Muitas empresas não possuem material humano suficiente para gerar conteúdo relevante. E acredite, isso é mais comum do que parece. Um gestor de conteúdo deve ser especialista naquilo que vende ou ao menos, no conteúdo, produto ou serviço da empresa que trabalha.

Embora seja necessário ter um profissional gabaritado, que escreva bem e que domine a técnica de webwriting, há soluções incríveis e econômicas para quem precisa gerar conteúdo relevante, mas não possui contingente necessário.

Existem empresas que criam conteúdo para sua companhia. E o trabalho delas vai além de simplesmente criar conteúdo: Avaliam, analisam suas personas, criam planejamentos e desenvolvem materiais complementares.

Aqui no Brasil, duas empresas se destacam neste quesito: Rock Content e Contentools. Essas companhias possuem uma base de redatores qualificados em diversas áreas do mercado e esses redatores desenvolvem conteúdos relevantes para seus negócios.

Na prática, funciona assim: Se sua empresa é uma agência de marketing digital, eles poderão desenvolver artigos focados nesse assunto. Se sua empresa cria lojas virtuais, idem. Os redatores criarão artigos, posts, eBooks ou infográficos que atendem amplamente seu público alvo.

Apesar de ter um custo, ainda assim é bastante vantajoso, pois dessa forma você poderá economizar uma boa verba evitando assim a contratação de um funcionário apenas para esta atividade.

Engajamento

Se o intuito do seu blog corporativo é criar engajamento entre seu público, você deverá usar e abusar da criatividade. Criar posts com reviews de produtos, materiais como ebooks e infográficos poderá atrair um público sedento por informação e conteúdo de qualidade.

Leia também  Temas WordPress - Melhores práticas para trabalhar no CMS

Oferecer webinars ou criar vídeos e publicá-los no seu blog, por exemplo, aproxima seu público da sua marca, criando um laço extremo de intimidade e confiança.

Vender produtos

Vender produtos

Quando se fala em vendas, você deve instintivamente pensar em Loja ou e-commerce. Mas muitas empresas esquecem que o blog corporativo pode ser a porta de entrada dos consumidores dos seus produtos.

Se olharmos para um e-commerce, por exemplo, imagine um cenário com uma plataforma com 50 produtos de tênis, por exemplo. Agora, pense em um cenário onde você possui um blog com 1.000 posts falando sobre tênis, mostrando benefícios das marcas, reviews, comparativos, vídeos de testes etc…

Sem dúvidas, ter um blog auxiliar com conteúdo relacionado aos seus produtos potencializará o envio de possíveis consumidores para seu e-commerce, já que você terá mais palavras chave relacionada aqueles produtos.

Como levar usuários do meu blog corporativo para meu e-commerce?

Essa é a parte em que usar a criatividade será fundamental. Mas além de ser criativo, você deverá usar chamadas para levar usuários para seus produtos. Os CTA’s (Call To Actions) são recursos fundamentais para esta ação.

Os CTA’s podem ser banners, botões ou até mesmo widgets. Sendo mais prático, vamos simular sua utilização em um exemplo real.

Case óculos

Uma empresa especializada em óculos cria um blog e inicia um trabalho de geração de conteúdo e tem como foco levar usuários do blog para seu e-commerce. Cria-se um planejamento com foco em produzir conteúdo relacionado à marca Ray Ban. Neste planejamento, faremos posts com os seguintes conteúdos:

  • Ray Ban – escolha o melhor modelo para seu formato de rosto
  • Ray Ban – Veja os óculos destaque do mês
  • Como escolher o óculos ideal
  • Ray Ban – Os melhores custos-benefícios

Em cada post, você irá inserir no meio, na sidebar ou no fim do artigo um banner (CTA) levando o usuário à categoria Ray Ban em seu e-commerce ou diretamente para a página de um óculos Ray Ban específico.

Isso aumentará suas chances de fechar uma venda, á que se o usuário chegou ao blog, leu o artigo e clicou no banner indica um grande interesse pelo produto.

Personalize suas ações

Se o usuário chegou ao seu produto através do blog, que tal explodir um modal dando um desconto específico pra ele que veio por lá? Se o modal possuir um contador regressivo para aquela oferta então, sua conversão será maior ainda.

Este usuário ainda entenderá que o blog além de ser uma fonte de conhecimento dos seus produtos é uma boa oportunidade para economizar na hora da compra. Acredite, você irá fidelizar este usuário e o converterá em um leitor assíduo ao seu blog.

Segmente suas ações

Segmente suas ações

Segmentação é tudo. Segmentar suas ações permite que você atinja em cheio o público ideal para um produto ou serviço que ele deseja. No blog WordPress para empresas, isso pode ser feito com uso de um plugin chamado Conditional Widgets. O que ele faz é basicamente permitir que você exiba na sidebar de categorias ou posts banners de produtos relacionados àquela categoria. Ou seja, se você cria uma categoria chamada Ray Ban, você poderá exibir em posts desta categoria apenas banners relacionados a óculos desta marca. Isso aumenta a conversão e eficácia de suas ações.

Isso foi abordado por mim neste artigo sobre Widgets Customizados no WordPress.

E-Mail Marketing

EMailMarketing

Integrar seu blog em um sistema de e-mail marketing é fundamental para potencializar suas ações. Através de plugins como Ninja Popups  e Sumome esta tarefa se torna simples e prática. Recentemente, escrevi um artigo mostrando 5 dicas excepcionais para captar leads. Isso pode ajudá-lo e muito nesta ação.

Através destes plugins de captura, você poderá segmentar sua base e criar ações planejadas como oferecer aos usuários chamadas de outros artigos do blog.

Isso cria um sistema automatizado que trará sempre esses usuários fiéis de volta ao seu blog e provavelmente em uma dessas voltas, ele irá consumir seus serviços ou comprar seus produtos através dos CTA’s disponíveis.

Conclusão

Essas são algumas dicas de ações assertivas que poderão fazer a diferença em seu blog WordPress corporativo.

Existem ainda diversas outras ações importantes e auxiliares que serão tratados em outros artigos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário.

Um abraço e até a próxima.

QUER POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADES EM SOFTWARES E SEGMENTOS DO PRESENTE E DO FUTURO?

CURSOS ONLINE