Blog do MX Cursos

WordPress – Como desabilitar a barra de ferramentas

Avaliar post

A barra de ferramentas do WordPress pode ser muito útil, pois possui uma série de atalhos. Mesmo assim, não é todo mundo se sente confortável com aquela barrinha logo acima do site. Uma solução seria ele mesmo acessar o próprio perfil e marcar a opção de desabilitar barra de ferramentas, mas caso seu blog possua múltiplos usuários, acaba sendo trabalhoso desabilitar manualmente.

Para evitar trabalhos repetitivos, vamos aprender a desabilitar a barra de ferramentas para todos os usuários, para um tipo de usuário específico ou para todos menos o administrador.

Como funciona

A função responsável por ocultar a barra de ferramentas é a função show_admin_bar(), que recebe um valor booleano (true ou false). Utilizamos o hook (gancho) after_setup_theme para chamar nossa função durante cada carregamento da página, após o tema ser inicializado.

Desabilitar barra de ferramentas para todos os usuários no WordPress

Exibir a barra de ferramentas apenas para administradores

Para exibir a barra de ferramentas para os administradores e ocultar para o restante dos usuários, vamos seguir a mesma lógica aplicada anteriormente, porém adicionando uma condicional para verificar o tipo de usuário antes de desabilitar ou não a barra de ferramentas. As funções current_users_can(‘administrator’) e is_admin(), se encarregam de verificar se o usuário é o administrador ou possui privilégios de administrador.

Para saber se o usuário NÃO é administrador, basta adicionar o operador lógico “!”, que funciona como uma espécie de negação, ou seja, se o usuário NÃO possui privilégios de administrador e NÃO é o administrador, execute a função show_admin_bar().

Desabilitar a barra de ferramentas apenas para um tipo específico de usuário

Neste caso utilizamos a função wp_get_current_user() retorna os dados do usuário em um objeto. Através desse objeto,  temos acesso ao tipo de permissão que este usuário possui. No exemplo abaixo, estou verificando se o usuário possui permissões de editor, porém você pode alterar este valor por qualquer outro que desejar.

O jeito chato fácil

Caso você não se sinta seguro para realizar alterações no código do seu tema, você pode remover a barra de ferramentas através de plugin. Após uma rápida busca achei um plugin interessante, basta clicar neste link para dar uma conferida. 🙂

 

Gostou do artigo? Não deixe de comentar e compartilhar!
Bons estudos!

Felipe Pinheiro

Felipe Pinheiro

22 anos. Estudante de Sistemas de Informação. Desenvolvedor web no MX Cursos desde 2014.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.

Newsletter

Newsletter

Receba em seu e-mail conteúdos semanais sobre desenvolvimento, design, audiovisual e tecnlogia.

Inscrição realizada com sucesso!