MX Cursos
whatsapp business

WhatsApp Marketing: 5 dicas para alavancar o seu negócio

5/5 - (1 vote)

Se você precisa alavancar seu negócio com WhatsApp Marketing, você está no lugar certo.

Com mais de 55 milhões de usuários ativos, o WhatsApp foi criado em 2009 por Jan Koum e Brian Acton, ex-colaboradores do Yahoo!, em parceria com Igor Solomennikov, um programador russo.

Inicialmente pensado para a troca de mensagens informais e instantâneas, o app cuja origem do nome faz referência à expressão “What’s Up?” – que significa “E aí?” em tradução livre – já conta com uma versão business, e você precisa incluí-la em suas estratégias de marketing o quanto antes!

Pensando nisso, listamos 5 dicas para você utilizar essa ferramenta da maneira certa e dar um up nas suas vendas! Bora conferir?

1. Captação de leads no WhatsApp

Para criar e pôr em prática suas estratégias de WhatsApp Marketing, é essencial ter uma boa quantidade de prospects, isto é, futuros clientes. Assim, o primeiro passo para a sua campanha é a captação de leads, que dentro do Marketing Digital representam os consumidores em potencial.

Uma maneira supersimples de fazer essa coleta é utilizando o Gerenciador de Anúncios do Facebook, que oferece um tipo de campanha especificamente para a captação de leads.

WhatsApp Marketing - Facebook Ads

Ao começar a criar uma nova campanha, você deve selecionar a opção “geração de cadastros” como objetivo. Depois de definir a segmentação adequada para o seu anúncio (localização, faixa etária, interesses e etc), assim como em quais canais ele será veiculado (Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger), especifique a verba, a imagem e o texto.

Em seguida, será necessário criar um formulário para que os seus seguidores – e possíveis clientes – incluam seus números de telefone, assim como outras informações relevantes.

Se você não sabe como montar o seu, não se preocupe, pois o Facebook possui modelos prontos personalizáveis de acordo com o seu segmento e demanda!

Captação de leads no WhatsApp

Dica 1: Não faça um formulário gigante, pois as chances dos usuários desistirem de preenchê-lo no meio do caminho é bem grande. Dessa forma, foque nas informações essenciais, como nome, telefone, e-mail e cidade, por exemplo.

Dica 2: Se você quiser se especializar em Facebook Ads, conheça nosso curso.

Além disso, é de suma importância que você crie uma caixa de confirmação para que os seus leads “aceitem” receber conteúdos relacionados à sua marca via WhatsApp. Essa ação é extremamente necessária, pois evita que você seja bloqueado pela plataforma por causa de spam.

Criação do Anúncio - WhatsApp

Feito isso, é só colocar o seu anúncio para rodar e aguardar o cadastro dos seus futuros clientes! Mas enquanto isso, foque no conteúdo que você pretende entregar para os seus leads. Afinal, ele precisa ser interessante e relevante para a sua audiência!

2. Crie listas de transmissão

Com tantos novos contatos recém-adquiridos, através da sua campanha de leads, criar uma lista de transmissão vai otimizar muito o seu tempo. Assim, você não precisará entrar em contato com um por um!

Para criar a sua lista, basta acessar o seu WhatsApp, clicar nos três pontinhos à direita, escolher a opção “nova transmissão” e selecionar os contatos que farão parte dela – lembrando que o número máximo de pessoas por lista é de 256.

Crie listas de transmissão - WhatsApp Marketing

Pronto! Agora você pode enviar mensagens para todos os contatos de uma vez, no entanto, de maneira individual. Isso mesmo! Diferentemente dos grupos, em que todos os integrantes são notificados da participação dos demais, nas listas de transmissão, os contatos receberão e responderão suas mensagens de maneira privada.

Dica: vale lembrar que somente os contatos que tiverem o seu número salvo no celular receberão a sua mensagem. Dessa forma, promova ações do tipo “Adicione o nosso número e entre em contato para saber mais detalhes”.

3. Cause uma boa primeira impressão

Sabe aquele ditado que diz que a primeira impressão é a que fica? Pois bem, no Marketing Digital isso também funciona, pois antes de pensar em adquirir o seu produto ou serviço, o seu futuro cliente quer ser conquistado. Assim sendo, apresentar-se de maneira interessante e impactante é fundamental para ganhar a atenção do seu prospect.

Uma boa forma de impressionar, logo de cara, é mostrar ao seu cliente em potencial que ele precisa dos seus produtos ou serviços – mesmo que ele ainda não saiba disso, rs! Para isso, que tal criar um gatilho mental e oferecer descontos com call to actions do tipo: “Últimas unidades. Garanta agora a sua!”, “Desconto válido até amanhã” ou “É agora ou nunca!”.

Depois disso, as chances de você conseguir engatilhar outras vendas são bem grandes, pois você pode começar a divulgar novidades da sua empresa e até segmentar os clientes que já adquiriram seus produtos por interesses de associação. Por exemplo, se você trabalha com a venda de celulares, e um dos seus consumidores comprou um deles há alguns dias, que tal oferecer uma capinha ou outro item de personalização específica para ele? Enfim, seja criativo, pois o céu é o limite!

4. Utilize o WhatsApp Business

Para deixar o seu atendimento pelo WhatsApp ainda mais profissional, separe o seu número pessoal da sua conta profissional. Afinal, nada mais chato do que enviar uma mensagem pessoal para um cliente, né?

Além disso, a versão comercial do aplicativo oferece diversas funcionalidades bacanas, como a opção de incluir os dados da sua empresa (categoria, horário de funcionamento, endereço, e-mail e site); etiquetas personalizáveis para organizar os clientes; mensagens automáticas de ausência, saudação e respostas rápidas; além de algumas estatísticas, como total de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

WhatsApp Business

Dica: e para facilitar ainda mais o seu dia a dia, não deixe de usar o WhatsApp Web! Para isso, basta abrir o seu WhatsApp, clicar nos três pontinhos à direita, no topo da tela, e selecionar a opção “WhatsApp Web”.

Feito isso, acesse www.web.whatsapp.com e deixe que o celular leia o QR code do site. Pronto! Automaticamente suas contas estarão sincronizadas. Muito fácil, né?

Dica 2: Temos um curso de WhatsApp Business incrível! Acesse aqui e veja tudo sobre ele.

5. Aproveite a dinamicidade da ferramenta

Pense comigo. O que é mais rápido: seu cliente abrir um e-mail ou visualizar a notificação do WhatsApp que acaba de chegar no celular? Se você concorda comigo que é a segunda opção, então invista na praticidade que esse app oferece e use-o como um novo canal de comunicação direta com os seus clientes.

Assim sendo, você pode utilizar essa ferramenta para tirar dúvidas, agendar horários, enviar orçamentos, oferecer descontos especiais e até prestar consultorias – inclusive através de chamadas de vídeos!

Dica bônus: dê atenção ao português!

Assim como traçar os seus objetivos de WhatsApp Marketing e executar bem as suas campanhas, cuidar da linguagem da sua empresa é fundamental! Portanto, tire um bom tempo para planejar os textos das suas mensagens, pois eles devem ser criativos e atraentes.

Outra dica importante é ser formal na medida certa, isto é, você pode e deve usar termos mais coloquiais para se aproximar do seu público, como “pra” no lugar de “para” e “tá” ao invés de “está”.

No entanto, por mais que o seu segmento seja jovem e descolado, é sempre bom evitar exageros, como algumas abreviações do internetês, tipo: pq, naum, eh, qq e por aí vai. Afinal, essas e outras situações podem deixar a comunicação truncada e acabam passando pouca credibilidade ao seu futuro cliente.

Além disso, seja sempre claro e objetivo, pois ninguém gosta de textão, né? Por fim, sempre revise o seu conteúdo antes de enviá-lo. Dessa forma, você evita constrangimentos com erros bobos de digitação, concordância e coerência e ainda garante que a mensagem seja completamente entendida!

Como visto, o WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para a sua estratégia de marketing digital, principalmente por sua dinamicidade e possibilidade de aproximação com o seu cliente.

E você, já utiliza esse app para alavancar o seu negócio? Compartilhe a sua experiência aqui nos comentários. Até a próxima! 😉

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar