MX Cursos
home office

Você tem o que é preciso para fazer home office? Descubra!

Rate this post

Se o mundo perfeito idealizado pelos profissionais existisse, com certeza seria o home office. Não tem como negar que a fama é das melhores: ter liberdade, sossego, facilidades, independência… Tudo o que, na teoria, é muito bom. Mas será que na prática fazer home office é fácil assim?

A verdade é que isso vai depender da profissão e do perfil da pessoa que quer mergulhar nessa empreitada. É muito importante estar disposto a enfrentar os desafios que vão surgir. Acredite: eles existem e exigem preparo.

Quer saber se você está pronto para fazer home office? Separamos aqui as características fundamentais para você garantir o sucesso no trabalho remoto! Confira:

Organização ao fazer home office

Essa regra vale tanto para o ambiente de trabalho quanto para a definição das atividades diárias. Veja só o porquê:

Quando você está em casa, existem inúmeras distrações que podem acabar de vez com sua produtividade. Por isso, o espaço escolhido para trabalhar precisa ter cara de escritório para te manter concentrado. Uma dica interessante, por exemplo, é aproveitar o lugar onde você guarda os livros para entrar no clima do trabalho.

O mesmo olhar objetivo deve ser utilizado na hora de organizar a rotina. Sim, você terá uma rotina e ela deve ser respeitada fielmente.

Estabeleça períodos e prazos específicos para os assuntos profissionais, assim você deixa seu trabalho em dia e ainda pode aproveitar alguns benefícios do home office.

Por exemplo: vamos supor que você queira trabalhar 6 horas por dia. Tendo esse compromisso em mente, você pode aproveitar os espaços de coworking de vez em quando, trabalhar de madrugada ou até mesmo fazer pausas durante o dia para adotar o sono polifásico.

Foco

Foco - Fazer Home Office

O sonho de fazer os próprios horários pode virar um pesadelo se você não tiver foco. Em home office não existe meio termo: ou você garante a qualidade do seu trabalho, ou a confiança do seu chefe ou cliente estará com os dias contados.

Enquanto você estiver trabalhando, não pense em atualizar as séries no Netflix, ficar logado nas redes sociais ou deixar as notificações do celular no modo ativado.

É claro que existem algumas situações em que você precisa abrir o Facebook, como é o caso dos analistas de mídias sociais. Além disso, existem pessoas que se sentem mais inspiradas e concentradas ouvindo suas músicas preferidas.

O importante, quando se pensa em home office, é que você crie na sua casa um ambiente que seja favorável ao trabalho.

Disciplina

Nenhuma das outras características serão eficazes se você não adicionar uma boa quantidade de disciplina à equação.

A habilidade de trabalhar remotamente e seguir, ao mesmo tempo, um roteiro à risca é difícil de se desenvolver, não vamos mentir. Mas a boa notícia é que não é impossível!

Você conseguirá ter disciplina se ensinar o seu cérebro a fazer seu dia render. Por exemplo: em vez de trabalhar com pijamas, se arrume como se você fosse para o escritório. Afinal de contas, você realmente estará indo para o trabalho — e é essa a mensagem que ficará gravada na sua memória.

O fato de se vestir apropriadamente também ajuda a conscientizar seus familiares sobre a importância de não te interromper. É como se fosse um código mostrando que, enquanto você estiver com aquela roupa, você não estará disponível para bater papo.

Quando uma empresa te contrata para trabalhar em sistema home office, você tem mais responsabilidades do que se trabalhasse no endereço fixo. Isso porque fazer home office exige de você o dobro de credibilidade: se os chefes já pressionam pessoalmente, imagina à distância?

É por isso que você precisa fazer das características citadas aqui as bases para fazer home office. Somente com elas você oferecerá o melhor da sua competência profissional e construirá uma reputação sólida no mercado.

Além disso, você ainda poderá usar o tempo livre que surge por não ter que enfrentar o trânsito diariamente, por exemplo, para se manter atualizado. Que tal dar uma olhada neste outro post, no qual ensinamos como escolher cursos on-line de programação?

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar