Blog do MX Cursos

UX Design – Qual sua importância?

UX Design – Qual sua importância?

Você já percebeu a quantidade de informações confusas que aparecem na internet?

Sites, banners, flyers, vários layouts com informações que mais confundem do que esclarecem e ao invés de achar aquilo que procurava, lá está você procurando outra maneira de entender o assunto e até mesmo já se desinteressou.

Assim como você, seu cliente também pode passar por isso, sabia?

E é exatamente aí que surge o UX Design, que nada é, além da forma de avaliar, planejar e executar ações direcionadas.

Por exemplo: as experiências do usuário, de uma maneira que o seu projeto venha a causar impacto positivo, suprindo as necessidades dos seus clientes.

E hoje você vai saber a fundo qual a importância do UX Design e o que ele traz de benefícios para você!

A relevância!

UX Design - Relevância

Da ótica do design, UX (design de experiência do usuário) é tão necessária quanto os componentes estéticos que formam um site.

Você pode ter uma plataforma ou aplicativo mais fantástico do mercado, mas se seus clientes sentirem dificuldades em usar ou em obter informações, será um grande desastre.

Sua relevância ainda é maior quando se fala em sites, aplicativos, promoção de internet para empresas iniciantes e tarefas específicas do mundo corporativo…

Calma, pois através do UX Design é possível otimizar o seu canal digital e o dos seus clientes.

Entre suas funções estão:

  • Fornecer a clientes uma experiência de navegação incrível.
  • Tornar a navegação e compras pela internet mais simples e rápidas.
  • Conseguir que o cliente entenda, se identifique e entenda completamente o canal que ele está acessando.

Para aquelas empresas que estão ingressando no mercado online ou em pleno desenvolvimento, o UX Design tem papel fundamental para que elas possam se consolidar e criar uma reputação poderosa em sua área.

A realidade é que essas empresas geralmente têm seu futuro definido pela qualidade das suas plataformas digitais, ao oferecer aos clientes uma primeira impressão sólida e prolongada. E isso o UX Design sabe fazer!

Mas como construir um UX Design?

Uma excelente forma de começar a construção da UX é pela noção de criação participativa, ou seja, ter um ou vários especialistas trabalhando juntos com o objetivo de resolver os desafios que o mundo online possui.

Lembre-se: uma equipe qualificada ajudará muito mais no objetivo visual da empresa contratante.

Além disso, é importante entender o que você pretende passar aos visitantes do canal online. Quais as emoções que você deseja que eles sintam ao interagir com o site por exemplo?

Validação do UX Design

Validação do UX Design

Depois disso, o passo seguinte está em testar se o objetivo está sendo atingido como você planejou:

  • Se há eficácia no plano;
  • E entender se realmente a emoção correta foi ou não estimulada;
  • E se ela é capaz de trazer os benefícios que você imaginou.

E lembre-se: É necessário entender se o que você está criando contrasta com seu concorrente, se oferece algo a mais, algo que seu cliente não vai encontrar em outro lugar.

Se achar que a ideia ainda é tímida, é necessário mais perspicácia e audácia para efetivar as mudanças consideráveis.

Portanto, se seu objetivo é garantir um ótimo UX, é essencial aprender a interpretar os desejos dos usuários, as necessidades, “as dores”, e exercitar esse método para que com o tempo ele necessite do mínimo de esforço.

E agora, uma pausa para uma informação importante: Há algumas ferramentas que ajudarão você a testar a experiência do usuário em seus sites. São elas o HotJar e o SmartLook. Essas ferramentas gravam em vídeo toda navegação dos usuários em seu site e isso faz com que você possa ver em que seu site precisa melhorar para tornar melhor  a experiência de seus usuários.

Os recursos e ferramentas de qualidade serão criados através de técnicas e processos que visam descomplicar, mas que ainda mantenham um nível de sofisticação profissional.

E para que isso aconteça é necessário aprendizagem e muita prática, sempre com foco em tornar o canal digital usável e agradável com características fáceis de assimilar e interagir.

Em miúdos a importância de desenvolver um projeto com o UX Design envolve: facilidade, atração, interação, usabilidade otimizada e confiança do que foi transmitido!

E então, que tal começar agora a melhorar a UX design da sua empresa ou de seus clientes, podemos te ajudar, basta um contato e você encontrará tudo que precisa!

QUER POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADES EM SOFTWARES E SEGMENTOS DO PRESENTE E DO FUTURO?

CURSOS ONLINE


Compartilhar10
Twittar1
Compartilhar
+1
11 Compart.