MX Cursos
UX

Como a usabilidade pode ajudar seu site?

Rate this post

Por que será que alguns sites vendem mais que outros?

E não se trata de promoção, ou produtos exclusivos não, o mesmo tipo de serviço e produto oferecido em um site e em outro do concorrente, podem se diferenciar na taxa de sucesso com as vendas!

Acredite, a resposta está em uma palavra simples, mas muito poderosa, usabilidade digital.

Com a correria do dia a dia, não há tempo para ler manuais, aprender processos complicados, é necessário utilizar estruturas inteligentes, interfaces ágeis e intuitivas, em outras palavras, é preciso ser fácil de navegar no canal.

Você também poderá gostar: 

Tudo isso torna o seu site mais competitivo, mais ágil, o que proporciona uma boa experiência ao usuário e consequentemente isso te ajuda a vender mais.

E seu site, como anda a usabilidade dele?

Topa analisar os benefícios que a usabilidade tem para seu site e verificar como está seu desempenho?

Acompanhe agora e descubra como a usabilidade pode ajudar a alavancar o seu site.

O layout ajuda na usabilidade

Como é o layout da sua página?

O layout de uma coluna consegue transferir mais controle sobre o que você deseja passar? Consegue manter seus usuários focados e os orienta para cima e para baixo?

O layout simples e claro conduz seus leitores a um call to action de destaque ao final da leitura. Entende como é?

Estimular o usuário à leitura através do benefício, ao invés da venda imediata

Ok, a venda de um produto ou de um serviço pode ser o objetivo final, contudo, entregar apenas isso é fazer as mesmas coisas que os sites comuns já fazem.

Agora, poder entregar um benefício ao seu cliente, é uma estratégia muito bem elaborada e fortemente pensada sobre o gatilho mental da reciprocidade, que gera interesse imediato e empatia.

Pode parecer clichê, mas é real e positivo para o seu site, oferecer algo, um gesto por mais singelo que seja em agradecimento a fidelidade do cliente, traz retorno a você em algum momento.

A legibilidade é importante

O texto do seu site é capaz de contar uma história, de levar uma mensagem ao usuário? Ele pode ser parte do design e merece toda a sua atenção.

Veja se alguns pontos do seu site estão ok:

  • As frases e parágrafos devem estar entre 3 e 5 linhas, frases longas não costumam ser lidas até o fim.
  • O tamanho da fonte é importante, ela precisa ser confortável, nem muito grande e nem muito pequena.
  • Use lista de marcadores, isso ajuda os usuários a ter a ideia clara do que se tem a dizer.

Um site responsivo

usabilidadeInúmeros motivos devem ser levados em consideração para seu site ser responsivo, contudo, existe um deles que você deve considerar com cuidado…

A experiência ruim do usuário. Caso ele não encontre o que está procurando, isso dá uma margem de 61% de chances do seu cliente ir imediatamente ao site do concorrente, segundo o Google Thinks Insights.

Um design responsivo vai fazer com que você fique melhor posicionado no momento das buscas feitas pelos dispositivos móveis que aliás, dobraram as suas conexões na internet desde 2015 – segundo uma pesquisa do Google.

E então, agora a pergunta novamente, como anda a usabilidade do seu site?

Pois repense, é necessário reformular o seu site, aprimorar as técnicas, criar novas estratégias para assim poder se manter competitivo diante da concorrência, caso contrário, você estará na contramão do crescimento digital.

Para ajudar você a tender bem como anda a usabilidade no seu site, apresentamos 2 serviços que gravam em vídeo a navegação dos usuários em seu site. Desta forma, é possível saber onde você precisa melhorar em seu site.

Trata-se do SmartLook e o HotJar. São duas ferramentas que possuem versões gratuitas para que você possa começar a gravar a navegação dos usuários em seu site e analisar onde precisa ser melhorado.

Aliás, temos um post aqui no blog onde falamos sobre melhorar usabilidade usando HotJar.

Nós podemos ajudar você a criar um site usável, quer saber como? Nos pergunte, teremos prazer em ajudar você a crescer.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar