Blog do MX Cursos

Texto publicitário: o que é, conceito e definição no marketing digital

Texto publicitário: o que é, conceito e definição no marketing digital

Em virtude das características da sociedade em que as pessoas vivem atualmente, onde tudo é baseado no consumo e na produção de mercadorias, os textos publicitários estão em alta circulação social e, cada vez mais, tendem a se tornar comuns.

No marketing digital, por exemplo, um texto publicitário tem grande potencial de transmitir a mensagem correta ao seu público-alvo, sem deixar de lado a coerência e a criatividade.

João Carrascoza, escritor e professor universitário, afirma que a mensagem do texto publicitário aponta para o mundo dos sonhos onde a realização do consumo não é apenas possível, como também é desejável.

É com esta expressão que a maioria dos profissionais copywriters, redatores, produtores de conteúdo, dentre outros, deveriam começar o dia.

Interessante este assunto; não é verdade?

Continue com esta leitura para você saber mais sobre o texto publicitário – o que é, conceito e definição.

O que é um texto publicitário

Os textos publicitários são aqueles que atuam exatamente no sentido de convencer o seu público a adquirir determinado produto ou serviço que você oferece.

Em suma, a definição de texto publicitário também pode ser uma estratégia para “vender” uma ideia, um modo de conceber as coisas ou procurar estimular o leitor a mudar suas atitudes, comportamentos.

Nossos cursos indicados

Este modelo de texto geralmente é veiculado pelos meios de comunicação em massa, sobretudo em:

  • Televisão
  • Revistas
  • Rádio
  • Outdoors
  • Panfletos
  • Internet, etc

Texto publicitário - Seja criativoPerceba que o texto publicitário tem como intuito chamar a atenção do seu consumidor e, no entanto, são atrativos e encantadores. São cheios de verbos no imperativo, aqueles que oferecem ordem tipo – Analise! Adquira já! Veja!

No entanto, é sempre bom equilibrar fazendo uso do marketing de atração, ou seja, do inbound marketing em vez de focar apenas no marketing intrusivo também conhecido como outbound marketing.

Para isso, é extremamente importante você saber como o seu público-alvo pensa antes de escrever a ele!

Conhecer os hábitos de consumo, gostos e interesses desse público é crucial para criar textos publicitários que prendam a atenção e façam com que ele leia, capte a mensagem, a entenda e adquira o produto/serviço que você está anunciando ou atinja o objetivo de marketing que você deseja alcançar.

Leia também  5 Ferramentas gratuitas para avaliar o desempenho do seu site

Pilares de um texto publicitário

É importante você saber também que existem quatro pilares que influenciam fortemente a elaboração de um ótimo texto publicitário:

  • Pesquisas de mercado – saber sobre a concorrência, como estão as vendas de categorias, dados de vendas, etc. Este pilar é uma ferramenta poderosa para você obter informações sobre o mercado que pretende atuar ou que já atua.

  • Análise dos comportamentos do consumidor – conhecer seus hábitos de compra referentes ao que você oferece, vez que não adianta insistir que alguém que não gosta ou não faz uso de algo passe a gostar ou fazer.

  • Criatividade – pois é; tem-se que usar muita criatividade para criar um texto publicitário no sentido de encontrar soluções para os problemas do seu consumidor.

  • Neuromarketing – este é o ramo da ciência que estuda o subconsciente do ser humano. Até mesmo os profissionais de redação e marketing estão cada vez mais se atentando a isso para utilizar os tópicos do neuromarketing no planejamento de campanhas para alcançar da melhor forma o público-alvo.

Está notando como é importante um texto publicitário?

Texto publicitário – estrutura

Os textos publicitários são estruturados de várias maneiras como, por exemplo, com textos e imagens ou apenas textos; isso significa que não existe uma estrutura fixa padrão para tal, vez que depende também do local que será veiculado (em uma folha, um panfleto, um outdoor, um site, etc.).

  • Os títulos de textos publicitários normalmente são escritos com letras maiores para atrair a atenção do consumidor.
  • No corpo do texto você insere a mensagem envolvendo os aspectos persuasivos da linguagem publicitária.
  • Ao final, você coloca a marca do produto junto com o logotipo da empresa e insere as informações de identificação e contato da mesma.

Logo, agora que você sabe mais sobre “Texto publicitário – o que é, conceito e definição” passe a utilizá-lo a seu favor identificando as palavras certas e estruturando-o corretamente para, assim, transmitir a mensagem correta ao seu público-alvo.

Resta mais alguma dúvida? Você considera importante usar e criar textos publicitários para internet?

Comente!

QUER POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADES EM SOFTWARES E SEGMENTOS DO PRESENTE E DO FUTURO?

CURSOS ONLINE