MX Cursos
sono

Sono polifásico: um hábito que pode aumentar sua produtividade

4.8/5 - (5 votes)

Estamos acostumados a ouvir que o ideal para estar bem descansado é dormir de 6 a 8 horas por noite. Para muitas pessoas, isso significa abrir mão de muitas horas de produtividade e lazer, já que outras 8 horas ou mais geralmente são gastas no trabalho.

Se você quer acabar com isso e ter mais tempo para ver aquela série atrasada, ler um livro novo ou aperfeiçoar seus talentos, o sono polifásico pode ser a saída que você procurava!

Você sabe o que é o sono polifásico?

O sono ao qual estamos acostumados (o monofásico, aquele de 6 a 8 horas), é dividido em fases mais e menos profundas que se intercalam durante a noite. A mais importante delas é a fase de REM, na qual ocorre uma intensa atividade cerebral e também nossos sonhos mais vívidos. Durante essa fase, nosso corpo é ”desligado” para que não responda aos comandos dos sonhos, o que torna a fase REM a responsável pelo descanso intenso do corpo.

No sono polifásico a ideia é fazer com que nosso corpo só tenha fases REM, pulando a fase NREM, que não proporciona o descanso necessário. Isso é feito dividindo nosso sono em 6 sonecas de 20 a 30 minutos ao longo do dia, todas indo diretamente para a fase REM.

Quero entrar nessa, como começo?

Como ocorre com toda mudança que tentamos fazer na nossa rotina, será difícil adaptar-se ao sono polifásico no começo, por isso é bom fazer um cronograma que permita ir aumentando aos poucos os intervalos.

Para isso, vamos dar uma olhada nos diferentes métodos que são utilizados:

Bifásico

Esse método já é utilizado por muitas pessoas mesmo sem saber. Consiste em concentrar a maior parte do sono à noite e tirar aquela soneca depois do almoço para recarregar as energias. Porém, esse método não reduz o tempo que passamos dormindo.

Everyman

Esse método consiste em dormir 3 horas durante a noite e tirar 3 sonecas de 20 minutos ao longo do dia. Escolha um bom horário para seu sono noturno de acordo com a sua rotina e de forma que as sonecas de 20 minutos ocorram a cada 3 horas.

Uberman

Aqui, o sono é dividido em 6 cochilos de 20 minutos a cada 4 horas, deixando de lado a ideia de focar o sono principal no período noturno. É preciso muito comprometimento para seguir esse cronograma, por isso, avalie bem se ele se encaixa na sua vida e rotina.

Dymaxion

Parecido com o Uberman, porém com sonecas de 30 minutos a cada 6 horas. Tanto esse método quanto o Uberman somam um total de 2h dormidas a cada 24h.

O mais indicado é começar com o primeiro método e depois ir avançando para o Uberman ou Dymaxion, levando sempre em conta sua saúde e como está sendo a adaptação para você.

Apesar de o sono polifásico prometer uma vida com muito mais tempo, é importante tomar alguns cuidados. Consulte um médico antes de entrar nessa e leve seus cronogramas já planejados para que ele dê uma olhada.

Para algumas pessoas, a rotina do sono polifásico também pode trazer alguns problemas como ansiedade e falta de memória. Todo mundo quer ter mais tempo e produtividade, o que pode ser alcançado com o método do sono polifásico, desde que respeitando seu corpo e seus limites.

Conte pra gente nos comentários o que você achou dessa ideia e quais são seus hábitos para ser mais produtivo!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar