MX Cursos
softwares 3d

Os 4 principais softwares de texturização 3D

5/5 - (1 vote)

Se você deseja saber quais são os principais softwares de texturização 3D, você está no lugar certo.

Uma das etapas mais importantes dentro do processo de criação e desenvolvimento de um projeto3D, é a etapa onde são aplicadas as texturas e cores aos elementos criados na modelagem 3D.

Infelizmente, os melhores softwares de texturização 3D disponíveis no mercado não são gratuitos, porém eles possuem versões de avaliação onde o usuário tem a opção de testar todas as suas funcionalidades antes de adquirir a licença da versão completa.

Caso você tenha a intenção de se tornar um generalista 3D, a aquisição da licença de um destes softwares vale muito a pena, mas é sempre interessante utilizar suas versões de avaliação para ver qual a melhor opção a ser selecionada.

Os principais softwares de texturização 3D

Abaixo você verá algumas informações sobre os principais softwares de texturização 3D mais utilizados atualmente.

1. Mari

O Mari é um dos softwares mais antigos e mais utilizados por grandes estúdios de efeitos visuais do cinema, animação e de jogos eletrônicos.

Criado pela The Foundry, o Mari possui uma interface muito amigável e com ferramentas simples de serem utilizadas onde o usuário pode produzir resultados bem originais.

Com o Mari, é possível importar o seu modelo 3D e através das ferramentas disponíveis, adicionar pintura e texturização, editando diretamente sobre o modelo e também podendo mesclar os diferentes tipos de mapas, utilizando o sistema de nodes que são muito comuns nos softwares da The Foundry.

Mari - Principais softwares de texturização 3D

Infelizmente, é necessário adquirir sua licença para fins comerciais, porém o usuário pode optar pela versão de avaliação de 30 dias, utilizando suas funcionalidades por completo. Mas caso você opte por adquirir sua licença, mas não pretende gastar muito, existe uma opção com um valor mais acessível para produtores independentes.

Acesse aqui e saiba mais sobre o software

2. Quixel Suite

“Um software com cara de plugin”,  é assim que você pode pensar ao utilizar o Quixel Suite pela primeira vez.

Isso porque ele nada mais é que um conjunto de ferramentas de edição de mapas, que funciona através da interface do Photoshop, habilitando uma área 3D, onde as edições podem ser realizadas em tempo real através de janelas flutuantes e integradas juntamente com as ferramentas do próprio Photoshop.

Quixel Suite

O Quixel Suite também é um software pago, porém possui uma versão de avaliação com a duração de 30 dias. Caso o usuário decida adquirir a licença, assim como o Mari, também existe a possibilidade de pagar um valor mais acessível como produtor independente ou uma licença de estudante.

Acesse aqui e saiba mais sobre o software

3. Substance Painter

O Substance Painter da Allegorithmic, é uma das opções mais utilizadas atualmente, principalmente por ter uma interface mais simples e amigável e possuir uma licença mais acessível a todos os bolsos.

Através de suas ferramentas, também é possível editar seus mapas através da visualização 3D ou 2D, e o resultado é atualizado em tempo real.

É possível ainda gerar todos os mapas e fazer a mesclagem entre eles, aplicando elementos extras como por exemplo, elementos gráficos, criando relevo ou alterando suas cores através de determinados canais.

Substance Painter

Assim como todos os outros softwares anteriores, você também pode utilizar a versão de avaliação com duração de 30 dias, testando todas as suas funcionalidades apenas com a finalidade de estudo, mas caso você queira adquirir a licença, há várias categorias disponíveis no site da  Allegorithmic para todo tipo de profissional.

Dica: Conheça nossos cursos de Substance Painter e potencialize suas habilidades neste poderoso software.

Acesse aqui e saiba mais sobre o software

4. Substance Designer

O Substance Designer é uma outra opção desenvolvida pela Allegorithmic, com algumas diferenças com relação ao Substance Painter.

Sua função é basicamente de um software de texturização de pós produção, onde é possível ajustar alguns parâmetros criados no Substance Painter, como por exemplo, a mesclagem entre os mapas através de um sistema de nodes e a criação de presets de materiais para serem utilizados posteriormente em outros projetos.

No Substance Designer não é possível gerar o baking dos mapas, etapa que é muito bem executada no Substance Painter.

 Substance Designer

Caso você tenha interesse em testar todas as funcionalidades do Substance Designer, ele também possui uma versão de avaliação com duração de 30 dias e com opções mais acessíveis com relação à aquisição de sua licença.

Acesse aqui e saiba mais sobre o software

Conclusão

Agora que você conheceu os principais softwares de texturização 3D, basta selecionar o que melhor se adapta aos seus projetos, fazendo um comparativo com relação às ferramentas disponíveis e valores quanto à aquisição das licenças.

Ah, e se quiser se aprofundar mais ainda, conheça todos nossos cursos de 3D.

Gostou do conteúdo? Usa algum desses softwares de texturização 3D ou algum não listado aqui?

Deixe sua sugestão nos comentários.

Abraços!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar