MX Cursos
SmartLookCapa 1

Smartlook – Veja tudo que seus visitantes fazem no seu site

5/5 - (1 vote)

Há uns meses atrás escrevemos um artigo e criamos um vídeo falando do Hotjar, uma ferramenta incrível que entre diversos recursos, permite que os proprietários de sites, blogs e e-commerce vejam através de vídeos como os usuários se comportam em seus sites. No artigo de hoje, falaremos do Smartlook, uma ferramenta tão incrível quanto o Hotjar, mas com algumas vantagens e benefícios.

O funcionamento do sistema é bem simples. Você cria uma conta, copia o código tracking e pronto. O sistema começa a capturar vídeos da navegação de seus usuários em seu site.

Há um tempo atrás, assistindo uma palestra Rony Meisler, CEO e Fundador da Reserva, onde ele contava uma história curiosa.

No início de sua empresa, ele começou a frequentar algumas  de suas lojas para ver como os seus clientes se comportavam. Ele ficava ali, ao lado do balcão, analisando o comportamento dos seus cliente, comportamento e abordagem de seus funcionários e já começava a entender erros e necessidades em melhorar a abordagem de seus vendedores.

E o tiro foi certeiro. Em pouco tempo a Reserva mudou sua forma de atendimento e inovou com abordagens criativas, sinceras e bem convidativa e o resultado foi uma melhora na conversão de seus vendedores.

A parte que Rony Meisler fala sobre o exemplo está em 19:20.

Qual lição que tiramos desta história?

A lição que tiramos desta história é que se a vida imita a arte, o online imita o offline em determinadas ocasiões.

E neste aspecto, o Smartlook oferece a você a oportunidade de ser um Rony Meisler e analisar como os seus clientes se comportam ao visitar seu site: Onde eles clicam, pra onde vão, por que compram, por que não compram, a velocidade que seu site carrega, enfim, você conseguirá absorver totalmente possíveis falhas de usabilidade em seus projetos.

E posso garantir uma coisa: Isso pode significar a salvação para muita venda perdida.

Você conseguirá observar locais onde o cliente clica e que não tem link, locais onde os seus clientes acessam e não encontram CTA para oportunidades de compra, locais onde você deveria inserir algo para cativar a atenção do consumidor e até mesmo vender seu produto.

“O maior erro do empreendedor é achar que sua solução não possui falhas. Sim, há e por isso é importante testes de forma recorrente.”

Vantagens em usar Smartlook

Enquanto o Hotjar oferece apenas 100 gravações, o Smartlook oferece gravações ilimitadas (Ao menos, por enquanto, então corra e aproveite).

SmartLook

O sistema é completamente gratuito e em questão de poucos minutos você poderá assistir como seus visitantes navegam em seu site.

Simplicidade e praticidade

O que mais chama atenção no Smartlook é a simplicidade e seu Design clean. O termo “Menos é mais”, nunca fez mais sentido. A ferramenta, assim como o MailChimp, por exemplo, usa e abusa da simplicidade e não deixa a desejar na usabilidade e acessibilidade do seu site.

É tão simples utilizar a ferramenta que até mesmo seu sobrinho de 2 anos consegue utilizar 😛

Smartlook2

A parte interna, onde você assiste aos vídeos de seus usuários, a simplicidade continua. Entre diversos recursos, destacamos:

  • Possibilidade de avançar o vídeo;
  • Possibilidade em acelerar o vídeo em até 8X;
  • Controles padrões de vídeo como play e stop;
  • Informações de resolução de tela, browser e IP do usuário;
  • Gravação de acesso mobile;

Outra vantagem é que o Smartlook oferece atalhos para que você possa ver outras gravações deste mesmo usuário.

Smartlook3

Privacidade

É importante frisar que assim como o Hotjar, o Smartlook garante a privacidade dos usuários que visitam seus sites e dados como forms, iframes e  formulários de preenchimento de cartões de créditos são bloqueados e ficam impossíveis de serem vistos por você.

A conclusão é que o Smartlook é uma ótima solução para quem precisa dar aquela tapa na usabilidade do seu site e acompanhar de perto possíveis erros graves que seu site pode conter.

O que você está esperando? Cria agora mesmo sua conta gratuita do Smartlook e começe a reparar possíveis erros em seu site.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Um abraço e até a próxima.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar