Blog do MX Cursos

Web Designer – Como investir na sua capacitação profissional?

Web Designer – Como investir na sua capacitação profissional?

Dentre as inúmeras especializações do design, a área de web design é uma das mais requisitadas atualmente. O profissional Web Designer é responsável por projetar a interface de tudo o que se refere a meios de internet: sites, páginas em mídias sociais, e-mails e banners de publicidade on-line, por exemplo.

Pensando nisso, criamos este post com algumas dicas para melhorar sua capacitação profissional e te ajudar a ser um profissional ainda mais requisitado. Confira!

Conheça bem as ferramentas de trabalho do Web Designer

Photoshop - Uma das ferramentas do Web DesignerA criação de design para web demanda conhecimentos em variados softwares. É essencial, por exemplo, que o web designer domine o Adobe Photoshop (criação e edição de imagens e layouts) e o Adobe Illustrator (ferramenta para desenho vetorial, que pode auxiliar o Photoshop na criação de imagens).

Também é recomendável ter noções de uso do Adobe Dreamweaver (software de edição de páginas web), embora seu uso seja reduzido. Caso não tenha condições de bancar a suíte Adobe, invista em alternativas mais baratas ou gratuitas — a suíte Corel e o editor de imagens GIMP são os mais procurados.

Contudo, o Photoshop é o queridinho do web designer na hora de criar páginas para web.

Aprenda programação para sua capacitação profissional

Linguagens de programação são disciplinas cada vez mais populares em função da versatilidade de uso e pela abertura de possibilidades que proporcionam. Para um profissional de web design, aprender ao menos um pouco de programação é um diferencial a ser levado em conta — um designer que sabe programar pode solucionar problemas ocasionais sem a necessidade de um programador.

Além dos obrigatórios HTML e CSS, que estruturam todos os sites existentes, procure aprender linguagens como o Javascript, o PHP e o C++. Com o básico dessas linguagens, é possível entender a lógica por trás da programação. Pode-se escrever códigos em simples aplicativos como o Bloco de Notas ou em softwares mais complexos como o Notepad++.

Leia também  9 segredos sobre como ser um bom programador

Estude continuamente

O melhor profissional é aquele que nunca deixa de estudar. Novos conteúdos e novas versões de softwares estão sendo lançados diariamente, e o web designer que não acompanha está fadado a perder relevância.

Nossos cursos indicados

Invista no aprendizado de novos softwares, linguagens, especializações em áreas correlatas, como SEO e marketing digital, entre muitos outros. Conhecimento nunca é demais!

Procure por boas referências e tendências

O design é uma disciplina viva e pulsante, em constante renovação. Se em 2008 a grande tendência de design web era a 2.0, com acabamentos gráficos de aspecto tridimensional, hoje o flat design, com cores saturadas, chapadas e em pequenas quantidades, é dominante.

Do mesmo modo, o avanço da capacidade dos servidores permite um uso maior de imagens, ao contrário dos antigos sites baseados em código puro. Um profissional que ainda mantenha seu trabalho baseado em tendências antigas ficará datado como elas.

Neste artigo, explicamos os passos básicos para o web designer que deseja melhorar sua capacitação profissional. Buscar cursos, aprender a usar novas ferramentas e ter uma base de referências é o início do caminho para a otimização de seu currículo, para a construção de um portfólio sólido e para a consolidação da sua posição no mercado. Aproveite nossas dicas e bons estudos!

Gostou da postagem? Curta a MX Cursos no Facebook e fique por dentro de novas atualizações!

O MX Cursos já está na Black Friday.