MX Cursos

Sofre para patrocinar seus posts? Entenda a regra dos 20% de texto no Facebook Ads

Sofre para patrocinar seus posts? Entenda a regra dos 20% de texto no Facebook Ads

Quem trabalha como Social Media, além de traçar estratégias de Marketing Digital, produzir conteúdos e gerenciar diversas redes sociais, muita vezes também precisa criar campanhas de Ads para divulgar determinada marca, produto ou serviço. Pois bem, mas quando o assunto é Facebook Ads, existe um detalhe superimportante que todo profissional precisa estar atento: a famosa – e temida – regra dos 20% de texto no Facebook Ads!

Segundo Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, de uns tempos para cá esta rede social tem priorizado cada vez mais imagens atraentes e com cada vez menos texto. Assim, as marcas que deseja anunciar nesta plataforma precisam dar a devida atenção a essa questão, pois, caso contrário, a verba investida pode não ser aproveitada da maneira certa e o seu anúncio pode não ter o desempenho esperado.

Se esse é o seu problema na hora promover seus posts no Facebook, continue com a gente e descubra a seguir como lidar com a regra dos 20% de texto no Facebook Ads e garantir que todos os seus anúncios obtenham o máximo de desempenho!

Entendendo a lógica do Facebook

Se hoje em dia você sofre para promover seus conteúdos no Facebook, acredite, a temida regra dos 20% de texto no Facebook Ads era ainda pior há alguns anos, pois caso a sua imagem ultrapassasse essa porcentagem, seu anúncio não seria veiculado de jeito nenhum. Isso porque, segundo pesquisas realizadas pelo próprio Facebook, os usuários dessa rede preferem visualizar e interagir com imagens que contenham pouco ou nenhum texto.

O pior é que nessa época, praticamente tudo era “detectado” como texto excessivo, como logos com texto, rótulos de produtos, assinaturas de marca e muito mais.

No entanto, depois de muitas reclamações de anunciantes do mundo todo, o Facebook decidiu mudar as diretrizes de texto em anúncios, permitindo uma porcentagem maior na área total da imagem.

Assim, atualmente, esta rede social utiliza um sistema para calcular a quantidade de texto nos seus anúncios, classificando-os em: ok, baixo, médio e alto. E para saber em qual dessas categorias a sua imagem se encaixa, basta acessar a ferramenta de verificação de texto da imagem, do próprio Facebook.

Regra dos 20% de texto no Facebook Ads

Nossos cursos online relacionados a este post

Classificação de texto

Pois bem, uma vez dentro da ferramenta, basta clicar em “enviar”, selecionar uma imagem em seu computador e aguardar a verificação. Feito isso, o Facebook lhe dirá a quantidade de texto existente em sua imagem e como será o desempenho do seu anúncio.

Classificação de texto - Preview 1

No exemplo acima, o Facebook mostra um anúncio contendo apenas a logo da empresa no canto inferior direito e, segundo, a ferramenta de detecção de texto, esta imagem traz a quantidade de texto ideal e será veiculada normalmente.

Classificação de texto - Preview 2

Já neste caso, temos um exemplo de imagem com baixa quantidade de texto. Assim sendo, o alcance do anúncio pode ser ligeiramente menor em relação à imagem anterior.

Classificação de texto - Preview 3

Pois bem, no próximo exemplo, além da logo, há texto na parte superior e na inferior. Logo, este exemplo é considerado pelo Facebook como uma imagem com quantidade média de texto. Dessa forma, o alcance do anúncio pode ser muito menor.

Classificação de texto - Preview 4

Por fim, além do que já foi mencionado anteriormente, o último exemplo traz uma quantidade alta de texto na imagem, logo, é possível que o seu anúncio não seja veiculado.

Diante disso, por tanto, é importante sempre manter as imagens dos seus posts entre ok e baixa, mas sempre priorizando por aquela para que o seu anúncio tenha um desempenho satisfatório.

Exceções comuns

Bom, mas mesmo diante de todas essas exigências com relação à área textual dos anúncios, o Facebook sabe que em muitos casos, é necessário utilizar imagens com textos que são essenciais para a publicidade do produto ou serviço.

Assim sendo, a plataforma classificará a sua imagem como uma exceção. Nesta categoria, então, entram as seguintes imagens: capas de livros e de álbuns, embalagens de produtos – que antes eram bloqueadas –, jogos, cartazes de eventos e de filmes, quadros, gráficos e textos legais, como termos de condições.

Facebook Ads - Exceções comuns

Dica: algumas vezes, mesmo que a imagem do seu anúncio pertença a uma dessas categorias, ela pode ser aprovada. Se isso acontecer, não se desespere! Basta acessar o anúncio dentro do Gerenciador do Facebook e enviar um feedback, justificando que sua imagem se trata de uma exceção.

Dica 2: Quer se especializar em Advertising? Conheça nosso curso de Facebook Ads ou todos nossos cursos de Marketing Digital.

Textos que não são considerados exceções 

Pois bem, mesmo entendendo que em alguns casos a quantidade de texto excessiva é inevitável, o Facebook não faz vista grossa diante das seguintes situações:

Números: segundo a plataforma, todos os números visíveis nas imagens serão considerados texto.

Marca d’água: segundo as políticas de anúncios do Facebook, mesmo que as marcas d’água sejam obrigatórias elas serão contabilizadas como texto na área total da imagem.

Logotipos: e como já era de se espera, qualquer logotipo formado principalmente por texto será detectado pela ferramenta de verificação do Facebook, independentemente do tamanho ou do alinhamento.

Portanto, na hora de anunciar no Facebook, não se esqueça de verificar sua imagem antes e, se for o caso, de adequá-la às políticas da plataforma para que o seu anúncio não seja penalizado e impedido de ser veiculado.

E você, já teve problemas com a regra dos 20% de texto? Conta aqui nos comentários e compartilha com a gente as medidas tomadas para resolver a situação! 😉

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE