MX Cursos
Quer trabalhar de qualquer lugar Veja como ser um nômade digital.fw

Quer trabalhar de qualquer lugar? Veja como ser um nômade digital

3/5 - (2 votes)

Um conceito relativamente novo, o estilo de vida nômade digital tem chamado a atenção de muita gente.

A rotina cansativa de uma empresa, o horário quadrado de um escritório, o trânsito caótico, a variedade de formas de trabalho que o mercado vem mostrando ultimamente: são muitos os motivos que têm feito com que profissionais do mundo todo procurem por mais qualidade de vida e flexibilidade na hora de escolher como se sustentar.

Viajar como nônade digital

Mas o que significa ser um nômade digital?

Nômades digitais são pessoas que utilizam a tecnologia para exercer suas profissões, trabalhando remotamente sem depender de uma base. Como não são subordinados a empresas e horários, levam a vida de maneira nômade, mudando de um lugar para o outro e conhecendo diversos lugares.

Muitos profissionais de TI, geradores de conteúdo, redatores e fotógrafos têm se aventurado nesse estilo de vida, e o mais interessante é que a prática tem aumentado muito, criando possibilidades de trabalho também em outros setores. Graças à internet, não é difícil encontrar advogados, nutricionistas, coaches e empreendedores digitais vivendo essa nova experiência.

Como posso me tornar um nômade digital?

Nada acontece por acaso, e se você quer que essa mudança de vida se mantenha por um longo prazo, é necessário estudo e planejamento. Tente criar um nome fazendo trabalhos como freelancer e conseguindo clientes. Assim, é possível ter um panorama do mercado no qual você está inserido.

Se você vai trabalhar e viajar, ou viajar trabalhando, faça um planejamento: decida o tempo que dedicará ao trabalho e aos passeios, faça uma lista de prós e contras, veja se os seus ganhos e o custo da nova vida estão batendo e assim por diante.

Pode acontecer de, em determinado momento, você se ver sem nenhum cliente (e isso faz parte do processo, viu?). Mas nada de desespero: com o planeamento e a sua experiência, você conseguirá superar as adversidades — não apenas as financeiras, mas também as profissionais. Em todo caso, tenha sempre um plano B.

E se você quer aceitar o desafio desse tipo de vida, veja agora 3 atitudes essenciais para todo nômade digital.

1. Cumpra os seus prazos

Independentemente de você prestar serviços ou ter um negócio próprio, os prazos deverão ser sempre uma preocupação! Você pode não estar no ambiente de uma empresa, mas ainda assim tem responsabilidades, e o trabalho é o seu meio de ganhar a vida. Portanto, tenha foco para superar os seus desafios.

Existem muitas empresas que contratam trabalhadores remotos, e é muito importante que os membros das equipes atendam às necessidades das organizações dentro do prazo definido para cada projeto. O mesmo acontece no caso dos empreendedores: para manter a clientela de um negócio, é necessário credibilidade.

Disciplina e organização são palavras de ordem para manter uma rotina de trabalho e conquistar novos clientes sem deixar de curtir os benefícios da vida de nômade digital.

2. Domine as tecnologias

Entre os nômades digitais, é consenso que a primeira coisa que deve ser feita para desbravar esse estilo de vida é conseguir trabalhar on-line — e, de fato, isso ajuda muito.

Inclusive, como você já viu, as áreas que mais empregam profissionais para trabalhar remotamente estão diretamente relacionadas à tecnologia.

E mesmo que a sua área ainda não seja tão comum no meio on-line, é essencial que o nômade digital saiba usar as tecnologias para alavancar a sua profissão e manter a sua produtividade durante as viagens.

3. Mantenha-se atualizado

Se você estiver acostumado a trabalhar remotamente, estudar a distância não vai ser um problema. E como hoje são muitas as oportunidades de cursos on-line, não dá para perder a chance de se aperfeiçoar.

Além de ser bom você se manter atualizado naquilo que está se propondo a fazer, um curso ajudará a desenhar um panorama de tudo o que está acontecendo na sua área. Se você escolher trabalhar no ramo de programação, por exemplo, a atualização é ainda mais importante, já que novas aplicações surgem o tempo todo.

E aí, ficou interessado em ser nômade digital? Então não perca tempo e comece já a preparação da sua nova vida profissional conhecendo o portfólio de cursos on-line da MX!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar