Blog do MX Cursos

Profissão Designer: Por onde começar?

Profissão Designer: Por onde começar?

O Designer é um dos profissionais mais requisitados atualmente, vez que as empresas estão entendendo que o que muitas vezes diferencia o produto é o design.

Nesse cenário, a carreira no design te oferece um campo de atuação ampla e está em alta no mercado de trabalho.

Mas, por onde começar nesta profissão de Designer?

Para você que deseja transformar o design em sua profissão, devo te dizer que é uma ótima escolha sim, mas (como tudo na vida) requer muita determinação e qualificação para se destacar.

Neste artigo, foram selecionadas para você algumas excelentes dicas de por onde começar para que você possa exercer a profissão Designer e, assim, dar os primeiros passos.

Confira!

Você sabe o que é realmente Design?

Você sabe o que é realmente design?

Para você começar no design a primeira coisa que você deve entender é que não se trata apenas de desenhar, pois é algo muito mais do que isso.

Nossos cursos indicados

Saber desenhar é somente a ponta do iceberg!

O design em si envolve a criação de maneiras para solucionar problemas, o que inclui também a integração de várias áreas e a elaboração de estratégias, ou seja, é preciso trabalho e transpiração.

Então, comece a estudar a teoria das cores, tipologia, mesmo se for para o gráfico, aprenda as tecnologias mais recentes, incluindo as de Design para Web. Um conceito que está muito em alta é a “Proporção Áurea”, retratada nesse post aqui.

Para ser graduado em Design Gráfico, por exemplo, você deve ter acesso a muita teoria e em igual quantidade em prática. De filosofia, sociologia e antropologia, a embalagem, desenho de observação e animação em 3D.

Leia também  4 estratégias para lidar com clientes de design

Estes tipos de conhecimentos e outros relacionados a este mercado é essencial para você criar um bom conceito para um job e transformá-lo em imagem e/ou produto; isso é o que um designer faz.

Curso de Designer

Existem vários tipos de cursos de design que você pode realizar, desde presenciais a online.

Os cursos online de designe gráfico são no formato EAD onde você estuda de casa por um valor, comumente, mais em conta.

Nessa categoria você encontra diversos tipos de cursos online de design, do mais básico até o avançado.

Já em relação à faculdade, há uma série de cursos para designer gráficos pelo Brasil com inúmeras instituições que oferecem estes em nível superior – bacharelado (dura cerca de 4 anos) e tecnólogo (dura entre 2 e 3 anos).

É importante você saber também que por mais que você adquira informações e conhecimentos em cursos de design, seja de qual tipo for, você sempre deve se atualizar estudando por conta própria, aprimorando seus conhecimentos e/ou frequentando áreas correlacionadas ao Design.

Referências ajudam

Uma coisa que ajuda muito o Designer é ter boas referências. Criamos, por exemplo, uma lista com 5 designers que você precisa seguir agora e ainda outra lista com os 10 melhores que todo profissional da área deve conhecer.

Você ainda deve seguir nas redes sociais grandes Designers que o ajudarão diariamente com grandes referências.

Outras leituras indicadas e que você encontra por aqui são:

O passado da Profissão Designer

Quem foi Otl Aicher? E Paul Rand?

Devemos te dizer que você não vai muito longe na carreira de design se não conhecer o passado da profissão que você tanto deseja exercer.

Esse é um dos primeiros passos para começar no design!

Faça seu portfólio

Não espere ficar craque em um software gráfico e nem criar um superprojeto para somente depois começar um portfólio de design.

Tenha orgulho do que você já faz (claro que deve ir se aprimorando) e use as plataformas online para divulgar seu trabalho da melhor forma possível.

Portfólio engavetado não vende!

Portanto, agora que você já sabe mais sobre “Profissão Designer: por onde começar”, lembre-se que é sempre importante adquirir conhecimento o tempo todo, e os cursos de design são excelentes formas de você estar em constante crescimento e não faltam oportunidades.

E então? Pronto para começar sua carreira no design? Deixe seu comentário!

Um forte abraço.

O MX Cursos já está na Black Friday.