MX Cursos
E Commerce

Por que o comércio virtual pode ser a solução para a sua empresa?

Rate this post

A internet tem se mostrado uma excelente maneira de comercializar produtos e serviços. Além disso, ao expandir sua atuação por meio do comércio virtual, é possível conquistar novos mercados, nos quais seus produtos ainda não têm tanta oferta.

Se a sua empresa vem passando por alguma dificuldade para manter o faturamento, iniciar suas atividades na internet pode ser uma solução vantajosa. Ao final desta leitura, você vai descobrir por que o comércio virtual vem crescendo ano a ano, enquanto boa parte dos negócios físicos passa por problemas financeiros em decorrência da crise.

Baixo custo do comércio virtual

Manter uma loja on-line é bem mais barato, e geralmente os custos são fixos e permitem que você se programe a respeitos dos gastos, sem surpresas no final do mês. O preço para colocar seu negócio on-line para funcionar envolve os seguintes fatores:

Plataforma de e-commerce ou hospedagem

Se optar por adquirir um plano de utilização de plataformas de e-commerce, o preço deve variar de acordo com a quantidade de produtos cadastrados ou com a capacidade de tráfego. Ao escolher alugar um espaço na internet para hospedar sua loja, a cobrança é fixa e periódica, mas para isso, você precisa saber instalar e configurar a loja, ou terá de contratar um web designer que faça esse trabalho.

Atendimento

Dependendo do volume de vendas, você pode querer contratar uma equipe para se responsabilizar pelo atendimento on-line dos clientes. Se não achar necessário, você mesmo pode desempenhar essa tarefa.

Fretes

Apesar de ser um custo repassado ao cliente, esse valor ocasionalmente precisará ser antecipado por você até que a financeira do cartão libere o pagamento.

Domínio

O domínio é o endereço eletrônico da loja (por exemplo: www.loja-xy.com.br), e o pagamento é anual, com valor aproximado de R$ 30.

Taxas de cartão de crédito/boleto

Para cada transação de pagamento on-line a empresa intermediadora vai cobrar uma porcentagem sobre o valor da venda, que também pode ser repassada para o cliente. Consulte as condições da empresa que você escolher como parceira do seu comércio virtual.

Agilidade na mensuração de resultados

Uma das facilidades geradas pela internet é a possibilidade de monitorar, em tempo real, o desempenho das suas campanhas, de modo a extrair percepções acerca dos produtos com melhor desempenho de vendas.

Conhecer esses dados com rapidez é ideal para que você possa investir na criação de campanhas mais focadas em atrair clientes para um item que esteja em linha crescente de vendas. Desse modo, você não perde oportunidades de aumentar o faturamento.

Possibilidade de segmentação de campanhas

A segmentação do seu público-alvo é essencial para garantir um maior retorno. Esse é um quesito em que os demais meios de divulgação, como jornal e TV, falham.

As principais empresas do mercado que oferecem serviços de anúncios patrocinados atualmente são o Google e o Facebook. Por meio das suas ferramentas, é possível escolher a quantidade de pessoas que você deseja impactar, a região em que se encontram, o sexo, a idade, a escolaridade, etc.

Supondo que você conhece o perfil do comprador da sua loja, certamente vai direcionar os seus anúncios para aqueles que realmente possuem reais chances de adquirir os produtos que comercializa.

Direcionamento para nichos específicos

Umas das consequências da globalização é a supremacia das marcas: geralmente uma companhia domina mais da metade de tudo que é produzido no mercado de determinado nicho. Na internet isso ocorre com frequência, de modo que as empresas com foco em certo produto aparecem sempre no topo das pesquisas em sites de busca como o Google.

Transformar o seu comércio virtual em referência para um nicho específico é uma ótima maneira de aumentar a sua autoridade on-line, pois isso vai gerar muito mais acessos orgânicos na sua loja — ou seja, acessos espontâneos, sem precisar pagar por anúncios —, o que resulta em mais vendas.

Agora dá para entender por que o comércio virtual está se tornando uma alternativa mais viável que as lojas físicas, não é mesmo? Você ainda ficou com alguma dúvida ou tem alguma contribuição sobre o assunto? Então deixe um comentário!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar