Blog do MX Cursos

Por que meu site não tem muito acesso?

Por que meu site não tem muito acesso?

Essa foi uma pergunta que recebi nos comentários de outro post.

Um querido e gentil leitor deste blog queria saber o motivo pelo qual seu blog não conseguia ter grande número de acesso. Enviei-lhe um e-mail, fiz algumas perguntas e prometi que as minhas considerações viriam em forma de um artigo.

Pois bem! Neste artigo, como prometido, listarei alguns dos problemas que constatei e que certamente podem fazer parte da realidade de diversos outros sites, inclusive o seu.

Continue lendo.

Abaixo, listarei as perguntas que fiz para que possamos sintetizar melhor a narrativa dos fatos.

  1. O que é muito acesso pra você?
  2. Quanto tempo seu blog está no ar?
  3. Quantos posts ele já possui?
  4. Qual a taxa de rejeição?
  5. Qual seu público alvo?
  6. Como está o SEO do seu site?
  7. Qual CMS usa em seu blog?
  8. Sabe o que é persona?
  9. Investe ou já investiu em mídia paga?
  10. Conhece inbound marketing?
  11.  Trabalha a nutrição de leads?
  12. Em quais redes sociais seu site possui conta?

Eu poderia ter perguntado mais coisas, mas fiquei nessa lista e claro, as perguntas estavam inseridas dentro de um contexto no e-mail que enviei a ele. Listei dessa forma para mostrar de forma resumida e objetiva a ordem dos fatos.

O que é muito acesso pra você?

Por que meu site não tem muito acesso?“N”, como vou chamá-lo, já que ele pediu anonimato, me respondeu esta pergunta da seguinte forma:

Resposta de “N”: Eu espero uns 100 mil acessos mensais, mas atualmente não passo de 400 acessos únicos por mês.

Nossos cursos indicados

Minha resposta: “N”, é louvável que você tenha um objetivo, mesmo que 100 mil acessos seja algo grandioso de se conseguir em um curto espaço de tempo. Ter objetivo é fundamental quando você almeja vôos maiores e claro, conseguir alcançar seus objetivos.

Contudo, criar um fluxo de planejamento dentro da realidade é o ideal neste momento e fazer com que esse objetivo seja fatiado em blocos mais acessíveis e realistas, pode fazer com que seu planejamento seja mais eficaz e menos frustrante frente aos resultados obtidos.

Ao invés de criar uma meta olhando para 100 MIL mensais, que tal criar uma meta olhando para 27 acessos diários? Sim, 27 acessos por dia apenas! Acha pouco? Multiplique esses 27 acessos diários por 30 e terá mais do que o dobro dos seus acessos mensais.

Além disso, as metas diárias fazem com que você tenha mais foco e mais liquidez no saldo final a cada mês.

Quanto tempo seu blog está no ar?

time

Resposta de “N”: Meu blog está no ar há 8 meses.

Minha resposta: Seu blog está a um tempo razoável no ar, mas esse tempo não justifica os poucos acessos que seu site possui.

Quantos posts seu blog já possui?

Resposta de “N”: Algo em torno de 25 posts.

Minha resposta: Isso sim pode ser um fator razoável que ajuda nos poucos acessos que seu blog tem. Se dividirmos esses 25 posts por 8, teremos algo em torno de 3 posts por mês. Muito pouco pra quem almeja tanto acesso assim. O blog do “N”  é um blog que aborda tecnologia e como tecnologia é um assunto bastante recorrente na internet, a concorrência é enorme. Caso o Blog do “N” abordasse algum tema ou segmento específico, escasso, mas com grande procura, certamente teria mais acesso mesmo com pouco conteúdo. E lembre-se: “O Conteúdo é rei”.

Tente melhorar a periodicidade das postagens e crie uma rotina de agendamento (O WordPress faz isso de forma simples e prática). Tire um dia para criar os posts e agende as postagens para 3, 4, 5 dias ou até mesmo uma semana inteira.

Eu sei que não é fácil criar tanto assunto e claro, criar conteúdo de qualidade em um curto espaço de tempo, mas não tem jeito! Temos que lutar com as armas que temos. Organizando sua rotina de publicação, conseguirá postar mais conteúdos em seu blog com recorrência e eficácia.

O ideal é ao menos uma postagem por dia. Isso faz com que os usuários tenham sempre conteúdos atualizados e muitas novidades.

Qual a taxa de rejeição?

rejeicaoResposta de “N”: Não sei do que se trata!

Minha resposta: Como você já havia adiantado no comentário aqui no blog, eu sei que você usa o Google Analytics, mas não saber o que é a taxa de rejeição é um erro crucial. A Taxa de Rejeição é um recurso do Analytics que mostra percentual médio que os usuários passam em seu site e saem ao visitar apenas a página em que ele entrou, ou seja, uma única página, sem sequer interagir com seu blog.

Isso pode ser um ofensor incrível e um dos grandes motivos pelo qual seu blog não tem muito acesso. Tão importante quanto ter acessos orgânicos diários é “prender” a atenção dos visitantes que acessam seu blog e posteriormente trabalhar para fidelizá-los e fazer com que eles voltem ao seu blog.

Eu acessei seu blog de cabo-a-rabo. Um Layout bacana, textos bem escritos e conteúdo bem interessante, mas notei algumas coisas que podem ser os ofensores para tanta taxa de rejeição:

  • Anúncios e banners até não poder mais (Com 400 acessos mensais, não dá sequer para pagar meu café :P);
  • O Widget de “Últimas do Blog” na sidebar está lá no final, ou seja, você dá mais visibilidade para os banners do Adsense;
  • Seu site está lento (Parece uma tartaruga 😛 – Leia este artigo que escrevi e seja feliz 🙂 – A lentidão afasta e incomoda os visitantes;
  • Os títulos dos posts estão colados com os parágrafos das leituras e os textos dos parágrafos estão colados demais uns aos outros (Deixa a leitura mais pesada e isso incomoda. Use o line-height pra dar mais espaços entre os textos e aumente um pouco a fonte do parágrafo);
  • Imagens pesadíssimas (As imagens do seu blog estão incrivelmente pesadas. Use este plugin e seja feliz novamente 🙂 Ele otimiza e reduz o tamanho das imagens do blog sem perder a qualidade. Ah, você pode otimizar todas as imagens do blog em lote;
  • Cadê a versão responsiva do seu blog? Ou seja, eu suponho que 100% dos usuários que visitam seu blog através de dispositivos móveis saem do seu site em menos de 10 segundos 😛 Instale um tema responsivo e se precisar de ajuda, estude este nosso curso que te liberei de cortesia.
  • Cadê os “Posts relacionados” no fim dos seus posts? Quer dizer que o usuário se interessa pelo conteúdo do post, lê até o final e quando chega no fim você não oferece nada relacionado ao post e que possa interessar a ele? Instale esst plugin.

Seguindo essas dicas certamente terá uma redução absurda na taxa de rejeição. E claro, mensure isso dia-a-dia e se possível faça este nosso curso de Google Analytics aqui.

Ah, e já ia me esquecendo. O Hotjar pode te mostrar na prática e em vídeos por que seus visitantes saem do seu site. Confira este artigo bacana que escrevemos para o blog falando do serviço.

Qual seu público alvo?

publico alvoResposta de “N”: A mesma do MX Cursos, ou seja, amantes de tecnologia.

Minha resposta: Ah, então quer dizer que somos concorrentes e eu ainda estou te ajudando? 😛 (Risos).

Pode parecer uma pergunta óbvia para uma resposta mais óbvia ainda, mas saber ao certo quem é o seu público alvo é importantíssimo para qualquer segmento digital. Isso, aliás, é um fator feroz para redução da taxa de rejeição, ou seja, trazer usuários que de fato consomem e se interessam pelos seus conteúdos fará com que eles fiquem mais tempo em seu site.

Outra coisa fundamental é usar as palavras-chave corretas e trabalhá-las melhor em conjunto do SEO do seu site, conforme falarei mais adiante.

Portanto, busque um estudo minucioso para saber de fato quem é seu público alvo e crie conteúdo cada vez mais focado neste grupo de usuários.

Como está o SEO do seu site?

seo

Resposta de “N”: Eu estou bem (Risos).

Minha resposta: Eu demorei um bom tempo para entender sua resposta sarcástica e quando entendi, quase caí da cadeira. Eu não sei se você quis ser cômico e fazer uma brincadeirinha (risos), mas independente disso, vou te explicar uma coisa.

Leia também  Por que escolhi Python?

SEO é uma coisa e CEO é outra. O CEO, sigla para Chief Executive Officer é em uma tradução livre, Diretor Executivo, enquanto SEO é a sigla para Search Engine Optimization e que em uma tradução livre significa Otimização para Mecanismos de Busca.

Eu me referi ao SEO e não CEO (Sério, ainda não acredito que falou isso – Mais risos). Nunca, jamais, em hipótese alguma confunda essas duas siglas.

O SEO é fundamental para seu site, pois ele fará com que você otimize o código dele com preceitos necessários para que ele tenha um melhor posicionamento no ranking de pesquisa de buscadores como o Google, por exemplo.

Quando você adequa seu blog através das técnicas do SEO, o potencial acesso orgânico do seu site aumentará substancialmente. Isso fará com que você ganhe em um curto espaço de tempo preciosos usuários vindos de pesquisas no Google, Bing, entre outros.

O uso do Plugin Yoast SEO ajuda e muito nessa tarefa. Vale a pena dar uma olhada. 🙂

Se precisar de ajuda para aprender mais SEO, confira estes nossos treinamentos aqui.

Qual CMS usa em seu blog?

WordPress

Resposta de “N”: WordPress, mas me falaram que Joomla é melhor!

Minha resposta: Vai por mim, WordPress é incomparável. Ele é o CMS mais popular do planeta. Lembrando que CMS é a sigla para Content Management System, ou Sistema de Gestão de conteúdo, em uma tradução livre.

O WordPress ajuda e muito em tudo que falei até aqui. Seja na instalação de plugins como na flexibilidade de melhoria do código para melhorar o SEO do site.

Além disso, o WP é seguro e como é de Código Aberto, possui uma comunidade mundial de desenvolvedores que melhoram seus códigos a cada dia.

Portanto, não abandone em hipótese alguma o WordPress e claro, se quiser aprender mais WordPress, acesse nossos cursos.

Sabe o que é persona?

persona

Resposta de “N”: Vi agora no google que é algo sobre público alvo. Estou certo?

Minha resposta: Digamos que sim, mas convenhamos, colou bonito nessa, hein? 😛

A Persona é nada mais, nada menos do que a personagem que você deve criar para ilustrar com maior potencial de acerto, o perfil de usuário que você deseja impactar.

Para criar sua persona, você deve dar até um nome a ela, definir o sexo, nível de escolaridade, suas preferências, suas dores e necessidades.

Um exemplo:

Sandra Eurípedes Ortega

  • Solteira;
  • 25 anos;
  • Moradora da capital;
  • É graduada;
  • Adora tecnologia;
  • Adora navegar na internet e nas redes sociais;
  • Não desgruda do celular;
  • Não sabe nada sobre o assunto e quer aprender mais de tecnologia para aplicar em seu trabalho.

São apenas alguns dos itens do perfil desta persona. Podem existir mais, mas com esses dados já é possível compreender quais as dores e necessidades da sua persona.

Entenda também que seu site pode ter diversas personas, mas isso vai depender de uma série de fatores como diversidade de conteúdo ou serviço que você ofereça.

Se você quiser aprender mais sobre persona, visite este artigo.

Ah,  não sei se você percebeu, mas as siglas do nome da nossa persona exemplo acima é “SEO”. Apenas para descontrair 😛

Investe ou já investiu em mídia paga?

adsResposta de “N”: Você se refere à divulgar na TV?

Minha resposta: Por que não? Mas quando me referi à mídia paga, quis dizer investimento em publicidade como ADWords ou Facebook ADS. Dependendo do seu Budget para investimento, essas mídias podem trazer resultados expressivos, mas muita atenção: Antes de pensar em investir em publicidade, siga as dicas propostas nesse artigo-resposta, pois não adiantará investir em mídia paga se seu blog possui necessidades de melhorias e ajustes.

Se preferir, veja esses nossos cursos aqui que podem te ajudar a investir em publicidade. 🙂

Outra dica é terceirizar suas ações de links patrocinados. Caso você não possua conhecimento intermediário em divulgar através do Google AdWords, contratar uma empresa especializada pode ser uma saída incrivelmente positiva.

A BidSmart possui planos super acessíveis e o ROI (Retorno Sobre Investimento) tende a ser positivo.

Conhece inbound marketing?

contentmarketingResposta de “N”: Já ouvi falar, mas pra ser sincero não sei ao certo do que se trata.

Minha resposta:

Inbound Marketing é uma forma de pensar relativamente nova, baseada na ideia de compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing online.

O “novo marketing” (Inbound Marketing) é qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las.

O “velho marketing” (Outbound Marketing) é qualquer tática de marketing que “empurra” produtos e/ou serviços para os clientes.

Definição deste blog. 

Aliás, visite o Blog “Viver de Blog“. Lá você encontrará conteúdos riquíssimos para seu blog.

Caso você também tenha possibilidade de investir em conteúdo, a Rock Content é a solução, uma vez que a empresa é líder  em produção de conteúdo aqui no Brasil.

Trabalha a nutrição de leads?

Leads

Resposta de “N”: O que são leads?

Minha resposta: Eu notei que no seu site você não tem nenhum formulário de captura de leads. E você deve estar se perguntando “O que significam essas Leads”?

Leads são pessoas que demonstram interesse em seus conteúdos, produtos ou serviços, mas que ainda não se tornaram leitores, clientes ou seus consumidores.

Ter formulários de capturas para posteriormente trabalhar envios de newsletters, por exemplo, é uma ótima forma de transformar esses leads em leitores assíduos, clientes ou consumidores dos seus serviços.

Mas lembre-se, para cativar esses leads, você deve nutri-los com conteúdo de qualidade e que atenda seus interesses, portanto, segmentar essa base de leads é de suma importância.

Dessa forma, você enviará conteúdo que de fato interessa a esses usuários.

Como você já havia me adiantado que seu objetivo é de fato criar público, você terá que transformar esses leads em seus leitores assíduos e enviar semanalmente boletins para esses usuários poderá ser uma forma certeira de fidelizá-los. Isso fará com que os acessos semanais do seu blog cresçam continuamente.

Esse plugin aqui possui alguns recursos incríveis. Entre eles, alguns de captura de e-mails e que tem integração com diversos serviços de e-mail marketing como MailChimp. Vale a pena dar uma conferida.

PS: O MailChimp permite o envio de 2 MIL e-mails mensais gratuitamente. Testa lá. 😉

Em quais redes sociais seu site está presente?

Social MediaResposta de “N”: Estou nas principais né, que são Facebook e Twitter.

Minha resposta: Erro crasso! Primeiro que diversas redes sociais crescem absurdamente a cada ano e trazem muita audiência para seu site. Um exemplo é o Instagram que tem oferecido resultados magníficos no ADS após fusão com o Facebook ADS. E segundo, se seu blog aborda tecnologia, como você vai estar apenas em 2 redes sociais? Não faça isso! Você tem que estar em todas as redes sociais e mais, tem que postar em todas elas.

Não adiantar também apenas ter uma conta em cada rede social e não mantê-las atualizadas. Crie contas no Youtube, Instagram, Periscope, Snapchat, e claro, divulgue seus conteúdos nessas redes.

Eu sei que dá trabalho, mas existem diversos “centralizadores” de redes sociais a que permitem uma gestão única em todas elas.

E lembre-se: Organize-se e agende suas postagens.

Nós aqui no MX Cursos mudamos nosso conceito a respeito dessas novas redes sociais e estamos aos pouco publicando conteúdo em cada uma delas. Os resultados tem sido surpreendentemente positivos.

Conclusão

Acredito que seguindo essas dicas você já terá bons resultados. Existem diversos outros conceitos e diversas outras possibilidades para angariar mais visitantes para seu Blog, mas esteja certo de que há um caminho a trilhar, caminho este que não é fácil e tampouco simples, mas tendo dedicação e continuidade, seu blog fará vôos mais altos.

Observações:

Antes da publicação desse post-resposta, conversei com o “N” via Skype, onde ele me jurou de pés juntos que a questão do SEO/CEO foi uma brincadeira. Demos boas risadas e ele me autorizou a postagem desse trecho do artigo.

“N” também me prometeu que vai ajustar seu Blog com as dicas e que quando os resultados começarem a aparecer, me mandará prints para publicarmos aqui nesse post 🙂

Um abraço “N”, e que suas dúvidas possam ajudar diversos usuários espalhados por essa cyberspace.

Até mais!

O MX Cursos já está na Black Friday.