MX Cursos

Por que meu dia não rende?

Rate this post

Por que meu dia não rende? Você já se fez esta pergunta? Certamente! E entenda que você não está sozinho nessa, meu caro amigo ou amiga.

Se você trabalha em um escritório fechado, então nem se fala. Parece que a cada dia os segundos duram menos e no final do expediente diversas tarefas são acumuladas para o dia seguinte ou até mesmo para um possível extensão do seu expediente até altas horas.

Não existem respostas para explicar de fato esse fenômeno, mas há diversas maneiras de compreendê-lo melhor e até mesmo controlá-lo de forma simples e prática. Tudo gira em torno de duas palavras: Foco e Produtividade.

Neste artigo, listaremos diversos motivos que fazem você perder sua produtividade e foco, resultando em um dia curto e tarefas acumuladas.

Continue lendo.

Mas afinal de contas, Por que meu dia não rende?

Você é feliz no que faz?

Você é feliz no que faz?Pode parecer uma pergunta simples, mas entender por que seu dia não rende pode estar diretamente ligado à sua insatisfação com o seu ambiente de trabalho, com as pessoas que trabalham com você, com seu chefe e até mesmo ao seu cotidiano profissional.

Há algumas décadas, uma empresa americana querendo melhorar a produtividade de seus colaboradores em sua fábrica, resolveu aumentar o número de luminárias no galpão para que a iluminação melhorasse as condições de trabalho de cada colaborador.

Após a investida, como esperado, a produtividade do setor aumentou. Para ter a máxima certeza de que a iluminação havia sido o fator circunstancial para melhorar a produtividade de seus profissionais, os diretores resolveram remover temporariamente as luminárias com a desculpa que iriam trocar as lâmpadas por luminárias mais robustas.

Esperando uma queda de produtividade, já que a iluminação ficou pior, tiveram uma grande surpresa: A produtividade continuou aumentando.

Após um estudo detalhado desse fenômeno, descobriu-se que o fator decisivo para que seus colaboradores produzissem mais não era a iluminação, mas sim o fato deles se sentirem representados pela empresa, de observarem que a empresa se preocupava com o bem estar geral de todos seus colaboradores (Essa história pode ser lida por completo no livro “O monge e o Executivo”, de James C Hunter).

Portanto, trabalhar em um local onde você se sinta bem representado pode aumentar e muito sua produtividade, fazendo assim que seu dia renda o esperado.

Como você gerencia sua produtividade?

É mais comum do que parece, mas inúmeros profissionais não gerenciam suas rotinas de trabalho. Já tratei disso neste artigo sobre produtividade e repito: É de suma importância que você administre bem suas tarefas.

Pode ser num papel, numa planilha ou até mesmo em um sistema como Runrun.it e Trello.

Kanban

Aliás, o Trello usa um modelo Kanban de fluxo de projetos. Este termo de origem japonesa significa literalmente “cartão” ou “sinalização”. Este é um conceito relacionado com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série.

Aliás, os Post-it’s ajudam e muito na tarefa de organização de sua produtividade.

Uma boa música pode ajudar

Uma boa música pode ajudarO foco é outro aliado à sua produtividade. Parece simples, mas manter o foco durante seu expediente não é uma tarefa simples. Ouvir músicas pode ajudá-lo e muito a manter sua concentração.

Mas não são quaisquer músicas. Primeiro, tente ouvir músicas que o agradem e claro, que ajudem a manter o foco.

O Site Brain.fm é Hors concours neste quesito, já que ele oferece ao profissional diversas músicas que ajudam a manter o foco, meditar e relaxar.

Mas atenção, não ache que encontrará lá Guns N’ Roses, U2 ou Coldplay. O Brain.fm executa músicas instrumentais e criadas exclusivamente para trazer foco e relaxamento para seu dia-a-dia.

Outro serviço que tem me ajudado bastante é o Spotify. Fui relutante no início, até por que odiava trabalhar ouvindo músicas, mas depois de alguns testes e experiências, não me vejo trabalhando no silêncio total ou no emanar de sons dos outros colaboradores da empresa 😛

Redes sociais, um inimigo silencioso

Redes sociais, um inimigo silenciosoSe o Brain.fm e o Spotify te ajudam a manter o foco, não podemos dizer o mesmo das redes sociais. Embora os brasileiros não admitam que usar redes sociais no trabalho tiram seu foco, aqueles minutinhos no Facebook ou aquelas espiadinhas no Twitter podem fazer falta no final do dia.

E nesta mesma matéria, para 71% dos profissionais, os colegas que olham Facebook ou e-mail no expediente perdem a concentração.

Portanto, é bom ter bom senso ao usar as redes sociais com bastante moderação, a não ser que isso esteja ligado às suas atividades na companhia.

Ah, e uma dica. Se você trabalha com Gestão de mídias sociais, use integradores de postagens, como o HootSuite, por exemplo. Eles otimizam e muito seu trabalho e permitem agendamentos e postagens simultâneas em todas as redes sociais de sua empresa. Isso poupa tempo e ajuda bastante.

E não vamos nos esquecer também do querido e popular “zapzap“. O sistema de mensagens que foi comprado pelo Facebook está entre os principais responsáveis pela perda de foco do profissional e por consequência, na diminuição de sua capacidade produtiva.

Com a versão online, zapear tornou-se algo automático e presente no cotidiano da maioria dos profissionais.

Portanto, use as redes sociais com bastante moderação e se possível, evite utilizá-las durante o seu período de expediente.

Saúde, alimentação e bem estar

Saúde, alimentação e bem estar

Parece balela, mas acredite, estar bem consigo mesmo é um combustível a mais para quem pretende ser mais produtivo e conseguir fechar suas demandas diárias sem deixar nada para amanhã. Dormir bem, fazer exercícios físicos e manter uma boa alimentação ajuda e muito para que seu dia seja mais feliz e produtivo.

Se você não é adepto a exercícios físicos, tem problemas com cansaço e isso tem prejudicado sua produtividade, faça um teste simples. Acorde um pouco mais cedo e experimente um exercício leve: Uma caminhada ou até mesmo uma meditação. (Exercitar a mente também é uma boa forma de começar o dia bem).

Quando você pratica exercícios físicos, você libera suas endorfinas que são responsáveis pelo seu humor e bem estar. Iniciar o dia com uma caminhada pode ter reflexos positivos em sua produtividade e no final do dia, acredite, você terá motivos extras para comemorar.

Alimentação

Eu tenho feito algo há alguns meses e tenho notado uma melhora significativa tanto na minha produtividade quanto na minha saúde: Ter horários fixos para refeições. Além de uma dieta equilibrada, me alimento de 3 em 3 horas e isso através de um planejamento rigoroso, seguindo à risca o cumprimento deste planejamento.

Isso faz com que seu organismo se adeque bem aos horários e seu corpo e mente passem a trabalhar bem melhor.

Resumo

Em suma, essas são algumas dicas que podem fazer a diferença no seu dia-a-dia e sem dúvidas o ajudarão a manter sua produtividade elevada. Talvez, você não precise mais fazer aquela pergunta: “Por que meu dia não rende?”

Dessa forma, seus dias passarão a render bem mais.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário.

Um abraço e até a próxima.

Observação: Este artigo foi escrito ao som de:

  • Can’t Stop the Feeling! – Justin Timberlake
  • Work from Home – Fifth Harmony
  • Mundo Muderno – Jay Vaquer
  • Sei de mim – Pedro Mariano e Luiza Possi
Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar