MX Cursos
WordPress Video Player Plugins

Plugins Fundamentais para uma boa manutenção do WordPress

5/5 - (1 vote)

A utilização de plugins no WordPress sempre foi um diferencial para sua popularidade. E com essa popularidade, se fazem necessários alguns cuidados de suma importância para saúde da sua instalação do WordPress.

Podemos separar em 3 categorias fundamentais para evitar dores de cabeça com WordPress: Cache, Segurança e Atualização. Dentro dessas categorias, recomendamos 3 plugins, que são indispensável para qualquer site.

Cache

Um carregamento rápido do site é primordial para o sucesso do projeto, e algo importante é a utilização do Cache.  Além de um carregamento mais rápido, ainda alivia a utilização dos recursos do servidor.

Existem vários tipos de caches, para estratégias diferentes. Desde cache de página, para armazenar uma página HTML, para evitar reprocessamento a cache de banco de dados, cache de objeto, cache HTTP, entre outros.

O W3 Total Cache é um plugin gratuito. Com ele, é possível configurar caches de páginas, banco de dados, objetos, HTTP, além de minificação de CSS, Javascript, e HTML. É necessário tomar alguns cuidados, pois dependendo da sua hospedagem, pode ter conflito com alguns desses caches. Por isso, é sempre bom, ao habilitar o plugin, acessar uma página de forma anônima pelo seu navegador e ver como se comporta. Caso dê erro, desabilite o cache escolhido.

Cache

Nas opções do plugin, você pode refinar ainda mais, como por exemplo, fazer a minificação da página HTML (que por padrão fica desabilitado mesmo marcando a minificação), quando cacheada. Não se esqueça de sempre fazer os testes depois modificar qualquer configuração.

Segurança

Estima-se que o WordPress é usado por 35% da Web atualmente, e com isso, muitos ataques são feitos.

Por isso, recomendamos o Cerber Security, Antispam & Malware Scan. Algumas das suas configurações são: bloqueio de usuários existentes, bloqueio de IP’s, renomear a URL da página de login, ao invés de acesso o arquivo wp-login.php ou wp-admin, bloquear enumeração de usuários para tentar adivinhar o ID do usuário cadastrado, bloquear código PHP na pasta de upload, verificação de arquivos alterados,  anti spam, entre outras configurações. O plugin também é gratuito.

Segurança

Se você utiliza um e-commerce como WooCommerce, é comum o erro de usuário e com isso, o bloqueio de acesso deste usuário. Caso você utilize o plugin em um e-commerce, é bom se atentar a esses casos.

Atualizações

Algo primordial para saúde do WordPress é ter suas atualizações em dia, e isso abrange tanto o próprio WordPress quanto aos Plugins e Temas. Talvez esse seja uns dos grandes problemas com quem trabalha com WordPress, não se atentar às atualizações.

E porquê elas são tão importantes? Simples, pois sempre são implementadas melhorias, correções de segurança que vão sendo descobertas e solucionadas rapidamente. Se você não faz as atualizações e usa versões antigas, isso pode acarretar falhas que fazem com que seu site fique vulnerável.

O Companion Auto Update, também é um plugin gratuito, que conta com uma versão Premium. Com ele você consegue definir se deseja atualizar o WordPress, Temas ou Plugins. Também é possível definir um horário para a atualização.

Segurança

Uma recomendação para o melhor uso do plugin é desativar o recurso WP Cron do WordPress. Esse recurso é um agendador de tarefas do próprio WordPress, que será executado quando algum usuário acessar o site. O ideal é desativar esse recurso (basta adicionar no arquivo wp-config.php a constante DISABLE_WP_CRON com true), e habilitar o Cron Tab da sua hospedagem  para executar o arquivo wp-cron.php. Isso vai aliviar os recursos utilizados no WordPress.

Conclusão

Esses são 3 ótimos Plugins que sempre utilizo em meus projetos. São essenciais para a manutenção do seu site no WordPress, auxiliando para a saúde e longevidade do seu site.

Quer aprender a criar sites do WordPress? Em nosso plano de assinaturas, você conta com diversos cursos que vão te ajudar nessa missão. Clique aqui e saiba mais!

Você já usa algum desses plugins? Conhece algum outro? Conta pra gente aqui nos comentários!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar