MX Cursos
planejamento

Planejamento Estratégico Digital: a figura do Planner e do e-consumidor

5/5 - (1 vote)

Para se destacar diante de um cenário digital cada vez mais competitivo, um bom Planejamento Estratégico Digital é essencial! Afinal, planejar é acompanhar e se adequar ao mercado, conhecer verdadeiramente o seu público, estudar a concorrência, definir objetivos alcançáveis e colocar a mão na massa para concretizá-los. E para que tudo isso aconteça, duas figuras são importantíssimas: o Planner e o e-consumidor! Não sabe do que eu estou falando? Então continue lendo e confira!

Planejamento Estratégico Digital: o que é?

O Planejamento Estratégico Digital (PED) é um componente essencial dentro da comunicação atual, pois esse tipo de metodologia permite estabelecer os pilares de uma marca, assim como os caminhos a serem percorridos para que ela cresça em meio ao competitivo cenário digital hodierno.

Planejamento Estratégico Digital: o que é?

Assim, podemos entender o PED como um documento que registra diversas informações sobre um negócio, como a sua posição no mercado, o público-alvo, os concorrentes diretos e muitos mais.

Mas, afinal, para que serve um PED? Bom, esse recurso é empregado para embasar ações de Marketing Digital. Mas para que os resultados sejam satisfatórios, lembre-se de que os objetivos do seu negócio precisam ser alcançáveis e de que é necessário estudar muito os caminhos para atingi-los.

Assim, se você deseja planejar estratégias digitais para crescer o seu site, seu mailing ou a sua loja virtual, por exemplo, é preciso embasar suas práticas através de pesquisas e análises. Bom, mas para entender melhor essa ideia, vamos pensar da definição de planejamento.

Planejamento: conceitos e definições

De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pla.ne.ja.men.to é o ato de planejar e configura-se como um plano de trabalho pormenorizado, ou seja, altamente detalhado para abarcar diversos áreas e setores.

Planejamento: conceitos e definições

E quando falamos em Planejamento Estratégico Digital, estamos focados em estratégias que auxiliam toda a comunicação de um negócio no ambiente online. Ao pensarmos dessa maneira, então, eis que surge uma figura importantíssima nesse processo, o Profissional de Planejamento Digital.

Também conhecido como Planner ou Digital Planner, ele é responsável por fornecer ideias e criar o planejamento estratégico – digital ou offline – das empresas. Geralmente, ele dialoga com diversas áreas dentro de uma agência, mas especialmente com a criação, que é o setor responsável por transformar ideias em campanhas executáveis.

Dessa forma, o Digital Planner é responsável pela criação de ações digitais para alcançar um objetivo previamente estabelecido, assim como traçar os caminhos comunicacionais e potencializar os investimentos dos clientes, por meio de campanhas altamente focadas, e dominando as mais diversas ferramentas e plataformas digitais.

Além disso, o Planner precisa estar sempre muito bem informado a respeito do mercado e, principalmente, sobre e-consumidor, outra figura importantíssima quando o assunto é Planejamento Estratégico Digital.

Quem é o e-consumidor?

O e-consumidor compõe um grupo de clientes altamente engajados e com grande poder de decisão na atualidade. Mas apesar da nomenclatura desse termo estar diretamente relacionada ao consumo, esses usuários utilizam a web para ir muito além da compra, visto que estes não são como os consumidores convencionais, que simplesmente entram numa determinada loja e efetuam uma compra.

Quem é o e-consumidor?

Esses novos consumidores consideram a compra em si apenas uma das muitas etapas de uma longa jornada. Assim, além de comparar ofertas e serviços, os e-consumidores buscam se relacionar com as marcas e as empresas por meio da internet. Mas será que as pessoas realmente conversam sobre marcas na web? Vejamos a seguir!

O poder das recomendações na web

Bom, de acordo com especialistas da área, mais de 30% dos usuários conectados à grande rede comentam sobre marcas na internet e postam sua opinião em suas redes sociais. Assim, é importantíssimo buscar estabelecer uma relação sólida com os seus clientes.

O poder das recomendações na web

E para isso, você pode – e deve – contar com todo o conhecimento de um Digital Planner, que além de mapear a jornada de compra dos clientes em potencial, deve acompanhar também suas preferências como, por exemplo, a forma de pagamento preferida.

Boleto x cartão: quem ganha essa batalha?

A esse respeito, cerca de 76% dos e-consumidores realizam compras online utilizando cartões de crédito. Em segundo lugar, a forma de pagamento preferida é o boleto bancário. Além disso, há muitos clientes que preferem compras parceladas em vez de efetuar o pagamento à vista, ou seja, esses dados tornam evidentes, entre outras coisas, a importância de disponibilizar todos os tipos de pagamento no site do seu negócio para não perder uma venda.

Boleto x cartão: quem ganha essa batalha?

Pois bem, mas além de toda essa contextualização é essencial AGIR! Para isso, suas estratégias de ação devem começar com o entendimento de quem é o seu e-consumidor para então traçar seus objetivos de conversão. Quer aprender tudo sobre os novos tipos de consumidores e criar um completo Planejamento Estratégico Digital para a sua empresa? Então não deixe de fazer o nosso mais novo treinamento, clicando aqui.

Um abraço e até a próxima! ?

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar