Blog do MX Cursos

Pinterest Marketing: converta listas de desejos em vendas para o seu negócio

Pinterest Marketing: converta listas de desejos em vendas para o seu negócio
Pinterest Marketing: converta listas de desejos em vendas para o seu negócio
5 (100%) 1 voto[s]

Se você busca aprender sobre Pinterest Marketing, você está no lugar certo! Quando se fala em estudar o comportamento do consumidor, busca-se compreender quando, o porquê, como e onde as pessoas decidem comprar ou não um determinado produto ou adquirir um serviço. Assim, esse campo de estudo dialoga com a Psicologia, com a Sociologia, com a Economia e com a Antropologia Social, para tentar entender o processo de tomada de decisão do comprador, tanto individualmente como em grupo.

Para tanto, são analisadas as características de diversos tipos de consumidores, com base em uma série de variáveis, como: faixa etária, gênero, relações interpessoais, renda, localização e muito mais.

O que são as compras por impulso?

Compra por impulso - Pinterest Marketing

Pois bem, como o próprio nome já deixa claro, as compras por impulso são aquelas nas quais os consumidores não fazem um planejamento prévio para adquirir um bem ou serviço. Por exemplo, quando um cliente em potencial entra em sua loja física ou acessa a vitrine virtual do seu site, é bem provável que ele esteja ali com o desejo de comprar algo que já foi pensado anteriormente. Mas mesmo assim é possível que ele faça compras por impulso.

Assim sendo, aproveitar todas as oportunidades oferecidas por esse comportamento humano é uma ótima maneira de alavancar as suas vendas, principalmente no Pinterest, rede social que funciona como uma verdadeira vitrine e lista de desejos virtual.

Listas de desejos e os pins compráveis

Pinterest Marketing - Pins

Percebendo a grande oportunidade para estimular as compras pela rede, o Pinterest adicionou o botão de compra em sua plataforma, de maneira que os consumidores não precisem mais sair da plataforma para efetuar uma compra no site de determinada marca.

Os chamados “Pins Compráveis” proporcionaram um grande impulso nas vendas dentro do aplicativo. Afinal, muitos usuários gostavam de um produto no Pinterest, mas desistiam ou adiavam sua compra diante da dificuldade de ter que sair e procurá-lo dentro de outro site ou aplicativo – onde ainda por cima precisaria, muitas vezes, cadastrar suas informações.

CURSOS GRÁTIS DE MARKETING: Curso de Marketing Digital 100% Gratuito e em Vídeo Aulas. Inicie seus estudos agora mesmo e desenvolva suas habilidades neste poderoso segmento do mercado digital. Acesse aqui e inicie seu curso gratuitamente. Início imediato e online.

Então, para facilitar ainda mais, o Pinterest proporciona ao usuário final uma experiência de compra muito simples e em poucos cliques. Além da possibilidade de filtrar pins por preço e também buscar por cores diferentes do mesmo produto, no caso de roupas, por exemplo.

E para as empresas que querem investir nesse tipo de estratégia de venda, é importante destacar que o Pinterest não cobra nenhuma comissão pelas vendas. Ademais, todo o controle logístico e de relacionamento com o cliente continua nas mãos do vendedor ou da empresa.

Dica: Conheça nosso Curso de Pinterest Marketing e potencialize seus resultados com esta rede social.

Como incentivar a compra por impulso no Pinterest?

Bom, depois dessa pequena introdução à Psicologia do Consumo, confira algumas estratégias para incentivar a compra por impulso nesta rede.

Escolha os produtos certos

Definir os produtos adequados para estimular as compras por impulso é essencial, afinal, nenhum cliente vai acessar a sua loja virtual, planejando comprar um produto de até R$ 50 e efetuará uma compra de mais de R$ 300, certo?

Assim, parta da premissa de que, na maioria das vezes, as compras por impulso serão efetuadas por meio de produtos complementares e com um baixo valor unitário. Por exemplo, em uma loja de roupas de festas, ninguém comprará um terno por impulso, né?

Portanto, deixe em evidência pequenos produtos e com baixo valor para estimular seus clientes a adquiri-los como um complemento a outros produtos. Nesse caso, os kits e combos são uma excelente alternativa.

Invista na utilidade

Justificar a necessidade dos produtos também é uma estratégia e tanto para seguir, principalmente quando eles são vendidos como “facilitadores” do dia a dia. Afinal, é natural que as pessoas comprem por impulso um produto que, por exemplo, vai facilitar um processo manual do seu cotidiano.

Por isso, você deve estar atento à maneira como os seus produtos ou serviços serão apresentados para a sua audiência, visto que é superimportante destacar suas vantagens.

Dê destaque aos seus produtos

Lojas virtuais costumam incentivar os clientes a adicionarem outros itens em seus carrinhos na hora em que estão visualizando um produto ou até mesmo finalizando a compra.

Assim sendo, quem nunca viu as famosas frases: “pessoas que compraram este produto X, também compraram esse produto Y”, ou então “aproveite para levar também este produto Z”.

Pois bem, essa é uma estratégia interessante para destacar o seu produto e incentivar que os seus clientes consumam mais. E o melhor de tudo é que o próprio Pinterest possui uma funcionalidade parecida, por meio das pastas de destaque.

Então, invista em lançamentos, promoções, reposições de um produto e até na relação de produtos similares para chamar a atenção do seu cliente e aumentar as suas vendas.

Invista em zonas quentes e frias

Você já ouviu falar sobre as zonas quentes e frias dentro de uma loja? Pois bem, mapeá-las é superimportante para as suas estratégias de venda! Como os nomes deixam claro, as zonas quentes são aquelas mais visitadas pelos clientes, enquanto que as frias são o seu oposto.

Assim sendo, uma boa maneira de gerar compras por impulso é posicionar os produtos pouco procurados perto daqueles que já são um sucesso. Além disso, lembre-se de investir em itens pequenos e de baixo custo para estimular aquela sensação de que o cliente estará complementando a compra.

Faça promoções

Por fim, a dica número 5 deve ser o carro-chefe das suas estratégias, afinal, trabalhar com o senso de urgência é quase sempre sinônimo de sucesso de vendas!

Assim sendo, invista em call to actions, como “Saldão, só hoje!”, “Liquidação” ou “Queima total só amanhã!”, por exemplo, pois a iminência fará com que o cliente tenha o impulso de comprar o produto por medo de perder o preço especial ou de que o seu estoque acabe.

Afinal, independente de qual for o produto ou serviço anunciado, a insegurança de não poder comprá-lo por um preço menor em outro momento, por exemplo, fará com que as pessoas façam um esforço para adquiri-los naquele instante. Muito interessante, né?

Bom, nossas dicas ficam por aqui! Agora que você já sabe como aproveitar o comportamento dos consumidores para gerar mais vendas para o seu negócio no Pinterest, é hora de colocar a mão na massa! Depois passa aqui para compartilhar os seus resultados. Um abraço! 😉

Jessica Schinaider

Jessica Schinaider

Literata por formação e Publicitária por vocação, trabalho com Marketing Digital há mais de 5 anos na Região Serrana - RJ, atuando como Revisora, Gerente de Conteúdo e Social Media. Atualmente, também é professora de Marketing Digital do MX Cursos.

Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.