Blog do MX Cursos

Personal branding: um designer gráfico precisa disso? Entenda!

Personal branding: um designer gráfico precisa disso? Entenda!

Se você é um designer gráfico, provavelmente já ouviu falar no conceito de personal branding. Amplamente utilizado para marcas e produtos de grandes empresas, a criação de uma boa impressão frente ao mercado é essencial para obter destaque.

Mas em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, saber criar sua marca pessoal é indispensável para atrair clientela e ganhar destaque dentro da empresa. Descubra, neste post, o conceito de personal branding e algumas dicas de como criar o seu!

O que é personal branding?

Personal BrandingNada mais é do que a criação de uma marca para você, para sua carreira. Com o aumento de vagas em cursos de design país afora, cada vez mais profissionais surgem para disputar empregos e jobs freelancers. Sendo assim, use o personal branding para destacar a sua carreira, o seu diferencial, e fazer de você, o designer indicado para aquele trabalho. Saiba como criar uma marca pessoal eficaz com as dicas abaixo.

Tenha uma presença on-line

O maior objetivo de qualquer branding é obter visibilidade. Portanto, não hesite em criar páginas pessoais nas redes sociais de destaque e mesmo nas redes de nicho, como o Pinterest. Mantenha suas páginas atualizadas, com uma identidade visual atrativa e exclusiva.

Também é recomendável criar um website pessoal para interações no nível corporativo. Se possível, com um espaço para um blog, ou mesmo canais de vídeos e podcasts, em que é possível criar uma interação mais pessoal com potenciais clientes. Presença é tudo!

Enriqueça seu portfólio

O portfólio é a porta de entrada para o trabalho do designer, pois é a exposição dos melhores esforços e estudos do profissional. Portanto, é mais do que necessário manter um expositório on-line de peças gráficas das mais variadas áreas — as empresas valorizam um profissional versátil. Existem plataformas on-line gratuitas como o Behance, mas você pode fazer um portfólio embutido no seu site pessoal, gerando ainda mais destaque ao seu trabalho!

Escreva, escreva e escreva

Um designer com forte embasamento teórico sempre chama mais atenção. Publique constantemente artigos em blogs, sites especializados ou periódicos científicos. Uma produção frequente transmite a noção de um profissional em constante estudo e atualização, o que é um diferencial em relação aos demais.

Leia também  Manual de Identidade Visual e a sua importância

Invista no networking

No meio empresarial, networking é a capacidade de criar relações e contatos profissionais. Um designer com muitas conexões e com bom trânsito entre seus pares é sempre mais destacado e requisitado do que um profissional isolado e pouco recomendado.

Nossos cursos indicados

Para aumentar o seu reconhecimento, pense também em organizar palestras, seminários ou rodas de discussão sobre temas relacionados ao design na sua cidade ou empresa. Nesses eventos, ocorre grande troca de conhecimentos, contatos e experiências, causando um aumento do seu repertório pessoal e profissional, indispensáveis a um bom designer.

Neste artigo, apresentamos o conceito de personal branding, sua importância para criar um profissional de destaque e dicas de como apresentar você e o seu trabalho a empregadores e clientes. Cada designer tem seu próprio estilo e especialidade: não tenha medo de usar sua criatividade na hora de criar sua marca!

Gostou da postagem? Conte-nos seus cases de sucesso nos comentários!

O MX Cursos já está na Black Friday.