Blog do MX Cursos

Pensando em desenvolver um aplicativo? Descubra por onde começar!

Pensando em desenvolver um aplicativo? Descubra por onde começar!

Aplicativo_AppsOs joguinhos de celular que tanto consomem o nosso tempo são uma ótima maneira de começar a embarcar no mercado da programação para dispositivos móveis. Não apenas por eles, mas desenvolver um aplicativo, seja ele um jogo ou não, pode ser uma excelente e rentável ideia!

Afinal, de acordo com o Statista, cerca de 50 bilhões de downloads de apps tinham sido feitos na Google Play até a metade de 2013. Como o nosso vício nessas maravilhas é crescente, desse ano até o final de 2014 esse número aumentou em 50%!

Agora imagine que o mundo não se resume apenas ao Android, pois também temos o iOS, Windows Phone e, claro, as plataformas web em geral. Nesse cenário, o resultado final pode gerar muitas verdinhas na sua conta. Animado para começar nesse universo? Então vejamos quais são os primeiros passos!

Quer aprender a desenvolver seus próprios aplicativos? Conheça nossos cursos Online de Desenvolvimento para Mobile.

Escolher a plataforma

Primeiramente será preciso escolher a plataforma a ser utilizada, o que consequentemente definirá a linguagem em que você vai desenvolver um aplicativo. Por exemplo, se você preferir o Android, terá que programar em Java; indo para o iOS, a linguagem será o Objective C; já no Windows Phone, C#.

Mas também existem formas de desenvolver aplicativos multi-plataformas, como ensinamos nesse curso online de Xamarin.

Escolhida a plataforma, será preciso entender como funciona a sua estrutura e o seu ecossistema. Por exemplo, se você decidiu-se pelo iOS estará dentro do ecossistema restrito da Apple. Seja optando pela familiaridade ou pelo desafio de aprender um “novo idioma”, escolha aquela em que você acredite que mais irá se divertir!

Por fim, você também precisará da IDE (Integrated Development Environment) e SDK (Software Development Kit) para criar o ambiente de desenvolvimento. O IDE é uma ferramenta de produtividade que ajuda a desenvolver um aplicativo e o SDK é um pacote para a programação no sistema escolhido.

Pensar na usabilidade

Passada a fase do planejamento e já tendo colocado a mão na massa, é importante pensar no design com interfaces inovadoras e na usabilidade do seu app. Afinal, você não iria querer utilizar nada que fosse feio, cheio de bugs e de difícil uso.

Leia também  Bonuz - Ganhe descontos em Fast-food's com este app incrível

Nossos cursos indicados

Pense também que desenvolver um aplicativo tem uma lógica bem diferente da programação desktop. Tome como exemplo os vídeos de gatinhos fofinhos. Eles sempre serão fofinhos, no PC ou no mobile, mas a forma que o usuário consome esse conteúdo é diferente nas duas plataformas.

Além disso, é bastante válido fazer testes em diferentes aparelhos para ver como o seu app responde aos variados SO’s que existem nesse mundão. Assim será possível corrigir as falhas de acordo com as necessidades gerais dos dispositivos.

Fazer o cadastro de desenvolvedor e publicar!

Para fazer esses testes em algumas plataformas como o iOS será preciso efetuar esse cadastro. Não apenas para testar, mas também para distribuir é necessário ter o devido registro.

No caso do iOS, o valor é meio salgado, custando 99 dólares anuais para manter o seu nome e todos os seus apps publicados na Apple Store. Já para o Android, basta pagar uma taxa única de 25 dólares a partir da Google Play Developer Console. Também vale refletir acerca desse ponto antes de começar a desenvolver um aplicativo.

Depois do seu filho ter nascido, é claro que você deve usar táticas de divulgação online utilizando mídias sociais, email marketing e outras estratégias para promover o seu bebê. Quer saber como dizer que ele é lindo para o mundo todo? Veja neste artigo!

O MX Cursos já está na Black Friday.