Blog do MX Cursos

Para criar sites preciso saber programar?

Para criar sites preciso saber programar?

Sabe aquela sensação horrível de quando você busca um site de determinada empresa na internet e não encontra de jeito nenhum?

Pois é exatamente assim que seu cliente, ou aquele em potencial, sente ao tentar encontrar seu site na web e não achar.

Hoje em dia, é extremamente importante que qualquer tipo de negócio possa criar sites para ter presença digital.

Afinal, com os avanços tecnológicos, inclusão digital e o crescimento da internet o comportamento do consumidor mudou de forma que agora ele é mais exigente, busca mais comodidade, segurança, bons produtos, preço e marcas que investem na satisfação do cliente.

Certo. Você entende toda esta necessidade e deseja desenvolver sua própria plataforma digital. Mas, aí vem a questão – para criar sites, preciso saber programar?

No início da internet…

Bem no início quando a internet ainda estava “engatinhando”, criar sites realmente era tarefa muito complexa e difícil que exigia conhecimentos de programação e domínio de programas para desenvolver e tratar imagens.

Porém, com o passar dos anos, diversas alternativas para criar sites foram surgindo e, assim, o processo para isto foi simplificando de modo que atualmente está mais fácil registrar um nome, fazer um site e produzir excelentes imagens para deixar a plataforma com um design bem agradável.

Nossos cursos indicados

Então, o que isto quer dizer?

Isso mesmo – para criar sites você não precisa saber de programação! (Embora, dependendo do objetivo do site, a programação é fundamental).

É importante que você continue com este projeto paracriar sites do seu empreendimento; pois, ainda que você tenha uma fanpage ou um perfil em alguma plataforma como o Facebook, não é interessante fazer disto seu principal endereço na internet.

Embora seja muito importante estar presente nas redes sociais, se você deixar de ter um site ou mesmo um blog, deixará de desfrutar todo o potencial de conquistar uma audiência própria bem como atender e direcionar a demanda já existente.

Como criar sites sem saber programar

Agora, você vai descobrir como criar sites ainda que seja leigo no assunto.

Leia também  Como usar sistemas em PHP para criar aplicações incríveis?

Veja os seguintes passos:

Domínio é a URL, é o endereço do seu site.

Existem diversas categorias de domínio sendo que as mais comuns são .com e .com.br.

Para registrar um domínio você tem que pagar por ele, mas não se preocupe que o custo geralmente é muito baixo e você pode optar por pagar anualmente, bi-anualmente e por aí vai.

O nome do órgão responsável por gerar domínios brasileiros é o registro.br, mas nosso parceiro Hostnet também faz esta tarefa pra você.

A hospedagem é o “terreno” onde ficam todas suas páginas, arquivos e imagens do seu site.

Os planos de hospedagem são 3:

  • Compartilhada – você divide o espaço disponível do servidor com outros sites.
  • Dedicada – cada site tem seu servidor próprio.
  • Na nuvem – seu site não fica em uma máquina física e sim em uma rede de máquinas que compartilham recursos entre si. Ou seja, seu site fica nesta rede em uma parte específica e dedicada somente a ele.

Para saber qual o melhor serviço de hospedagem você deve levar em consideração o tamanho do seu site, a previsão de acessos por dia e o investimento que tem disponível.

  • Escolhendo uma plataforma ideal

É aqui que entra a confirmação de que para criar sites não é preciso saber programar, vez que existem plataformas gratuitas que te oferecem temas prontos e funcionalidades extras que você consegue personalizar para criar algo com a “cara” da sua marca.

Alguns dos construtores de sites ou softwares indicados são:

Vale ressaltar que é essencial você fazer marketing de conteúdo, uma ferramenta bem poderosa parar gerar clientes e receita para seu negócio.

Portanto, para criar sites sem saber programar basta seguir estes passos básicos – registrar um domínio, escolher um serviço de hospedagem e optar por uma plataforma ideal; depois, vá fazendo ajustes de acordo com o que for mais interessante ao seu projeto.

Ao final, sua marca vai estar presente na internet e poderá ser encontrada virtualmente pelo consumidor.

Resta mais alguma dúvida? Registre nos comentários que teremos prazer em te ajudar!

Um forte abraço.

QUER POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADES EM SOFTWARES E SEGMENTOS DO PRESENTE E DO FUTURO?

CURSOS ONLINE