Blog do MX Cursos

Pagamentos Recorrentes – Novas possibilidades de negócios

Pagamentos Recorrentes – Novas possibilidades de negócios

Umas das possibilidades de negócios que estão crescendo atualmente são os chamados Pagamentos Recorrentes, Cobranças Recorrentes ou até Assinaturas Recorrentes. Cada dia as empresas estão adotando essas formas de pagamentos para cativar e fidelizar melhor seus clientes, além de gerar, claro, receitas recorrentes.

Mas o que são Pagamentos Recorrentes? Tratam-se de cobranças contínuas para serviços, as conhecidas Assinaturas. Se você utiliza algum serviço como o NetFlix ou é assinante dos Planos do MX Cursos, por exemplo, você está utilizando um dos nossos Pagamentos Recorrentes. Enquanto estiver utilizando o serviço, você paga de forma recorrente e essa cobrança é por período que pode ser mensal, trimestral, anual, etc.

Esses tipos de pagamentos recorrentes podem ser feitos em Cartões de Créditos, Boletos ou até Débito Automático.

Essa modalidade não é nova, mas era algo mais fechado para grandes prestadoras de serviços, só que agora existem mais opções para este propósito, onde empresas disponibilizam opções para que você possa adotar esta forma de pagamento em seus negócios.

Vantagens dos Pagamentos Recorrentes

Uma das vantagens desse tipo de pagamento é que essas cobranças são automáticas, ou seja, isso garante um melhor dinamismo e garante receitas recorrentes. Na venda direta, por exemplo, você tem uma forma de capitalizar recursos. Já com Assinaturas e claro, Pagamento Recorrentes, você pode estender essa receita e garantir uma liquidez constante.

Apesar de ser algo incrível de ser adotado por qualquer empresa que presta serviços, é importante ressaltar que você terá que se esforçar em alguns pontos: fidelizar a cada período para o cliente não cancelar o serviço e trabalhar para diminuir os Churns, que são as inadimplências.

Então, se antes o objetivo estava na compra final, agora é necessário estimular o cliente a continuar utilizando os serviços, tornando-se cada vez mais adimplente. Isso terá que ser um processo contínuo mostrando a eficácia dos seus serviços prestados e atendimento, fazendo com que o assinante se torne cada vez mais fidelizado.

Como funciona?

Como funcionam os Pagamentos Recorrentes?

Nessa modalidade o cliente assina o serviço, realiza o pagamento e terá acesso aos recursos ou serviços que você presta.

Antes do término ou expiração da assinatura determinado por você, as empresas responsáveis pelos Pagamentos Recorrentes enviarão uma notificação para o assinante sobre a renovação do serviço.

Se for no cartão crédito ou débito, o valor da recorrência será descontado automaticamente, mas se for no boleto bancário o cliente receberá o boleto por e-mail ou SMS. E este processo é cíclico e contínuo, a não ser até que o cliente resolva cancelar a recorrência do serviço.

O modelo de Assinatura Recorrente sempre existiu. A mudança está nas empresas que automatizaram todo esse processo, facilitando assim qualquer companhia que precise oferecer serviços contínuos.

Leia também  WordPress, E-Commerce, HTML5 e Python - Veja os destaques da semana

Hoje no mercado existem muitas empresas que oferecem esses serviços. Veja abaixo algumas empresas :

Superlógica

Superlógica

Foi fundado no ano de 2001 por Luis Cêra, Carlos Cêra e Lincoln César inicialmente para gestão de condomínio, mas em 2011 abriu seu leque de serviços para mais segmentos como de assinaturas, escolas e cursos.

Acessar Superlógica

Pagarme

Pagarme

Fundada por Pedro Franceschi e Henrique Dubugras, iniciou sua operação em 2013. Começando como Gateway de Pagamento, hoje atua como  Payment Service Provider, provendo diversas possibilidade, incluindo os Pagamentos Recorrentes.

Acessar Pagar.me

Vindi

Vindi

Fundado em maio de 2013 por Rodrigo Dantas, surgiu com o propósito de Pagamentos Recorrentes. Seus primeiros passos foram com 4 clientes que aceitaram ser beta users e hoje contam com mais 2.200 clientes.

Acessar Vindi

Moip

Moip

Fundada em 2008 por Leonardo MendesDaniel Fonseca e Igor Senra com intuito de criar uma solução para facilitar os recebimentos de pagamento. Em 2012 lançaram o conceito de Checkout Transparente e em 2016 foi adquirida pela empresa alemã Wirecard.

Hoje possui diversos serviços como Moip E-Commerce, Marketplace, Assinaturas com Pagamentos Recorrentes e Pagamento in-App.

Acessar Moip

Pagseguro

Pagseguro

Em 2006, o PagSeguro surgiu pra ser a plataforma de serviços financeiros da UOL. Em 2007 foi comprada pela empresa BrPay para pagamentos eletrônicos. Após 6 meses da aquisição, foi incorporada ao PagSeguro. Além dos serviços de vendas online, possui também atuação presencial, começando com leitores que eram acoplados aos smartphones. Hoje, atua com máquinas que aceitam pagamentos via cartões.

Acessar Pagseguro

Iugu

Iugu

Lançada em 2013 por Patrick Negri e Marcelo Paez, surge como plataforma de pagamento Online. Ele possui como produto cobranças diretas, Pagamentos Recorrentes e Marketplace.

Acessar Iugu

Conclusão

Certamente essa modalidade terá novas possibilidades e novos desafios.

Melhorar o serviço e/ou os produtos é uma regra que você deve seguir antes de planejar a implantação de Pagamentos Recorrentes. E nesse tipo de modelo de negócio, os desafios são maiores ainda. Fidelizar o cliente ganha um novo patamar e demanda grande importância. Entre vantagens e desvantagens, existe um nicho que já era explorado e que agora foi facilitado e potencializado.

Você já pensou em ter seus serviços tendo essa modalidade de Pagamentos Recorrentes? Você já utiliza algum deles ou algum que não está na lista? Compartilhe conosco duas dúvidas e aprendizados.

Até a próxima.

Posts indicados:

QUER POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADES EM SOFTWARES E SEGMENTOS DO PRESENTE E DO FUTURO?

CURSOS ONLINE