MX Cursos
Cores

Padrão de cores: tudo que você precisa saber

5/5 - (2 votes)

Todo designer certamente já ouviu falar em padrões de cores. Eles são essenciais para a indústria gráfica: são eles que garantem que o impresso não saia com tonalidades totalmente diferentes do solicitado pelo cliente, por exemplo.

Saiba o que é um padrão de cores, quais são os principais exemplos e como usá-los em cada situação em nossa postagem de hoje!

Afinal, o que é um padrão de cores?

Dá-se o nome de padrão de cores a um conjunto de tonalidades construídas de acordo com um método específico: alguns sistemas de cores são baseados nas cores-luz, enquanto outros têm base nas cores-pigmento. Com essa base, cada cor dentro do sistema é formada por uma combinação única dos tons primários.

Quais são os padrões de cores existentes?

A indústria criativa trabalha com até quatro ou cinco sistemas de cor, mas para os designers existem dois deles que são indispensáveis: o RGB e o CMYK. Os demais, como o HSL, HSB e Lab, são mais focados para a fotografia e transmissões de televisão.

Sistema RGB

O padrão RGB é baseado nas cores-luz, e é utilizado em basicamente todos os dispositivos eletrônicos que tenham uma tela colorida. Nele, as tonalidades base são o vermelho (R), verde (G) e azul (B). Cada uma delas tem um valor que vai de 0 a 255.

Esse sistema é o utilizado para qualquer projeto de design que envolva dispositivos eletrônicos, como o web design. Para facilitar o entendimento das cores RGB por navegadores, foi criado também o sistema hexadecimal, que atribui um código de seis dígitos a cada cor.

Sistema CMYK

Enquanto o sistema RGB é baseado em cores-luz, o CMYK se baseia em cores-pigmento: ele utiliza os três pigmentos primários (que não podem ser obtidos por mistura): ciano, magenta e amarelo, além do preto. Embora o preto não seja um pigmento primário e possa ser composto pelas outras três, ele é adicionado para facilitar e diminuir os custos de impressão.

É o padrão utilizado pela indústria para basicamente todas as impressões físicas: cada tonalidade tem um valor que vai de 0 a 100%, e geralmente são aplicadas em camadas individuais, sobrepostas para formar o resultado final.

É muito importante, durante o trabalho com uma arte, converter todas as peças para o modo CMYK: imagens computadorizadas vêm em padrão RGB, e imprimi-las dessa maneira resulta em resultados pouco fiéis e clientes insatisfeitos.

Qual a importância de saber usar os padrões de cor?

O bom designer deve estar atento aos meios em que sua arte será utilizada para saber qual dos modos de cor escolher. Usar o padrão errado é um erro grosseiro, mas infelizmente comum entre profissionais iniciantes. Fique sempre de olho, converta tudo o que for necessário e garanta clientes realizados!

Mas e o Pantone?

O sistema Pantone, embora seja popularmente visto como um padrão de cores, não o é. O catálogo de cores Pantone é apenas um grande catálogo cromático com o objetivo de padronizar a nomenclatura e facilitar a comunicação entre designers, clientes e gráficas.

Nele, cada cor ganha um código em vez de um nome arbitrário, com as respectivas composições CMYK e RGB, se existentes. Além das cores compreendidas pelos dois sistemas, a Pantone ainda disponibiliza variados tons especiais, como fluorescentes e metálicos.

Neste post, vimos a importância de um padrão de cores para o designer e quais são os sistemas cromáticos disponíveis no mercado, além das diferenças entre os padrões mais utilizados entre designers, o CMYK e o RGB. Use essas dicas para melhorar ainda mais seu trabalho e utilizar sempre o modo correto para cada tipo de job!

Gostou do texto? Tem outras informações sobre os sistemas de cor? Deixe um comentário!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar