Com o objetivo de apoiar e promover a criação de softwares de código aberto, onde desenvolvedores do mundo todo poderiam dar a sua colaboração nas melhorias do sistema, em 1988 foi criado o OSI (Open Source Inovation).
Com o código fonte totalmente aberto, verdadeiras comunidades foram criadas com o objetivo único de tornar determinado sistema cada vez mais eficiente e popular, já que não haveriam custos iniciais para a utilização comercial.
Temos que ter cuidado em não confundir Software Livre com Software Gratuito. O conceito de Open Source vem justamente do que falei acima, ou seja, um sistema que pode ser utilizado e aprimorado, seguindo 4 pilares fundamentais:
- Liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
- Liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades sendo o acesso ao código-fonte um pré-requisito;
- Liberdade de distribuir cópias ;
- liberdade de melhorar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.
Já o Software gratuito é tão somente um sistema que você pode usar gratuitamente, mas seu código pode ser fechado, ou seja, a sua evolução depende exclusivamente dos seus desenvolvedores e você não pode estudar a metodologia do desenvolvimento e tão pouco altera-lo. Convenhamos, isso é uma diferença significativa.
Por que o termo Copyleft ?
Esse termo é uma alusão ao já conhecido Copyright, que se refere ao direito de uso e propriedade. O Copyleft seria um termo generoso na utilização de softwares Open Source.
Nesse artigo, destacarei alguns softwares de código livre importantes no mercado.
Continue lendo.
Nossos cursos online relacionados a este post
Sistema Operacional Open Source
Linux
Talvez um dos maiores exemplos de sistemas Open Source do mundo seja o Linux. Criado em 1991 pelo finlandês Linus Torvalds, o software por ser de código aberto conquistou um número gigantesco de desenvolvedores dispostos a colaborar com o crescimento do sistema.
Suite Office
Libre Office
Um pacote incrível e livre totalmente viável e paliativo ao famoso e popular pacote da Microsoft. Mas o LibreOffice não se resume apenas a ferramentas semelhantes ao pacote padrão da Microsoft. Outras ferramentas também estão disponíveis:
- Writer (Ferramenta de edição de texto semelhante ao Word da Microsoft)
- Calc ( Ferramenta de planilhas semelhante ao Excel)
- Impress (Ferramenta de apresentação semelhante ao Power Point)
- Draw (Ferramenta de editoração semelhante ao Indesign da Adobe)
- Base (Gerenciador de banco de dados)
- Math (Editor de equações e fórmulas)
- Gráfico (Crie gráficos personalizados)
Apache OpenOffice
Semelhante ao LibreOffice, o OpenOffice é outra solução paliativa ao Office da Microsoft. Ele possui ferramentas semelhantes como: Writer, Calc, Impress, Draw, Base e Math.
Lojas Virtuais
Magento
O sistema Open Source de e-commerce mais usado no mundo foi desenvolvido pela Magento INC, que hoje é uma divisão da poderosa e-Bay.
Opencart
Desenvolvido em PHP por Daniel Kerr em 2007, o Opencart, poderosa plataforma Open Source de e-commerce, vem se destacando muito e sua comunidade cresce a cada dia.
CMS
WordPress
O WordPress é um um sistema de gerenciamento de conteúdo desenvolvido em PHP criado inicialmente para gerenciar Blogs, mas que hoje tomou um volume gigantesco no cenário de websites justamente pela facilidade e flexibilidade em proporcionar ao usuário final liberdade total para geração de conteúdo e customização. Temas responsivos são desenvolvidos a cada dia e trazem modernidade e flexibilidade para vários segmentos do mercado.
Atualmente o WordPress está presente em 25% de todos os sites do planeta. Isso significa que a cada 100 sites, 25 são WordPress.
O sistema foi criado por Ryan Boren e Mathew Mullenweg.
Joomla
Oura ferramenta importante no segmento dos CMS, o Joomla ocupa um percentual significativo em sites, lojas e blogs na internet. O sistema nasceu em 2005 a partir de uma outra ferramenta chamada Mambo.
CRM
Sugar CRM
No segmento dos CRM’S, podemos destacar o Sugar, uma ferramenta corporativa pautada em módulos e que ajuda nos processos internos do gerenciamento comercial e administrativo do negócio.
Hoje já conta com suporte no idioma Português do Brasil.
Editor de imagens
Gimp
Com o objetivo de criar uma ferramenta similar ao poderoso Photoshop da Adobe, estudantes criaram o GIMP em 1995. De lá pra cá muitas novidades e recursos foram incorporados ao sistema, deixando-o extremamente eficiente e popular entre os usuários, principalmente por não ter custo para utilização.
Editor de Áudio
Audacity
Disponível para windows, Mac e Linux, a ferramenta tem recursos fantásticos de edição de áudio comparados aos softwares mais populares do mercado. De interface simples, o Audacity proporciona ao usuário final um resultado fabuloso no tratamento de diversos formatos de arquivos.
Gostou do artigo? Usa alguns desses softwares? Deixe seu comentários e compartilhe.
Espero que o conteúdo desse artigo tenha te ajudado a esclarecer conceitos fundamentais sobre Open Source.
Até a próxima!