MX Cursos
OpenSourceCapa

Open Source, um conceito CopyLeft!

Rate this post

Com o objetivo de apoiar e promover a criação de softwares de código aberto, onde desenvolvedores do mundo todo poderiam dar a sua colaboração nas melhorias do sistema, em 1988 foi criado o OSI (Open Source Inovation).

Com o código fonte totalmente aberto, verdadeiras comunidades foram criadas com o objetivo único de tornar determinado sistema cada vez mais eficiente e popular, já que não haveriam custos iniciais para a utilização comercial.

Open Source, um conceito CopyLeft!

Temos que ter cuidado em não confundir Software Livre com Software Gratuito. O conceito de Open Source vem justamente do que falei acima, ou seja, um sistema que pode ser utilizado e aprimorado, seguindo 4 pilares fundamentais:

  • Liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
  • Liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades sendo o acesso ao código-fonte um pré-requisito;
  • Liberdade de distribuir cópias ;
  • liberdade de melhorar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Já o Software gratuito é tão somente um sistema que você pode usar gratuitamente, mas seu código pode ser fechado, ou seja, a sua evolução depende exclusivamente dos seus desenvolvedores e você não pode estudar a metodologia do desenvolvimento e tão pouco altera-lo. Convenhamos, isso é uma diferença significativa.

Por que o termo Copyleft ?

Esse termo é uma alusão ao já conhecido Copyright, que se refere ao direito de uso e propriedade. O Copyleft seria um termo generoso na utilização de softwares Open Source.

Nesse artigo, destacarei alguns softwares de código livre importantes no mercado.

Continue lendo.

Sistema Operacional Open Source

Linux

Linux

Talvez um dos maiores exemplos de sistemas Open Source do mundo seja o Linux. Criado em 1991 pelo finlandês Linus Torvalds, o software por ser de código aberto conquistou um número gigantesco de desenvolvedores dispostos a colaborar com o crescimento do sistema.

Suite Office

Libre Office

LibreOffice

Um pacote incrível e livre totalmente viável e paliativo ao famoso e popular pacote da Microsoft. Mas o LibreOffice não se resume apenas a ferramentas semelhantes ao pacote padrão da Microsoft. Outras ferramentas também estão disponíveis:

  • Writer (Ferramenta de edição de texto semelhante ao Word da Microsoft)
  • Calc ( Ferramenta de planilhas semelhante ao Excel)
  • Impress (Ferramenta de apresentação semelhante ao Power Point)
  • Draw (Ferramenta de editoração semelhante ao Indesign da Adobe)
  • Base (Gerenciador de banco de dados)
  • Math (Editor de equações e fórmulas)
  • Gráfico (Crie gráficos personalizados)

Apache OpenOffice

OpenOffice

Semelhante ao LibreOffice, o OpenOffice é outra solução paliativa ao Office da Microsoft. Ele possui ferramentas semelhantes como: Writer, Calc, Impress, Draw, Base e Math.

Lojas Virtuais

Magento

MagentoO sistema Open Source de e-commerce mais usado no mundo foi desenvolvido pela Magento INC, que hoje é uma divisão da poderosa e-Bay.

OpencartOpencart

Desenvolvido em PHP por Daniel Kerr em 2007, o Opencart, poderosa plataforma Open Source de e-commerce, vem se destacando muito e sua comunidade cresce a cada dia.

CMS

WordPress

WordPress

O WordPress é um  um sistema de gerenciamento de conteúdo desenvolvido em PHP criado inicialmente para gerenciar Blogs, mas que hoje tomou um volume gigantesco no cenário de websites justamente pela facilidade e flexibilidade em proporcionar ao usuário final liberdade total para geração de conteúdo e customização. Temas responsivos são desenvolvidos a cada dia e trazem modernidade e flexibilidade para vários segmentos do mercado.

Atualmente o WordPress está presente em 25% de todos os sites do planeta. Isso significa que a cada 100 sites, 25 são WordPress.

O sistema foi criado por Ryan Boren e Mathew Mullenweg.

Joomla

Joomla

Oura ferramenta importante no segmento dos CMS, o Joomla ocupa um percentual significativo em sites, lojas e blogs na internet. O sistema nasceu em 2005 a partir de uma outra ferramenta chamada Mambo.

CRM

Sugar CRM

Sugar CRM

No segmento dos CRM’S, podemos destacar o Sugar, uma ferramenta corporativa pautada em módulos e que ajuda nos processos internos do gerenciamento comercial e administrativo do negócio.

Hoje já conta com suporte no idioma Português do Brasil.

Editor de imagens

Gimp

Gimp

Com o objetivo de criar uma ferramenta similar ao poderoso Photoshop da Adobe, estudantes criaram o GIMP em 1995. De lá pra cá muitas novidades e recursos foram incorporados ao sistema, deixando-o extremamente eficiente e popular entre os usuários, principalmente por não ter custo para utilização.

Editor de Áudio

Audacity

Audacity

Disponível para windows, Mac e Linux, a ferramenta tem recursos fantásticos de edição de áudio comparados aos softwares mais populares do mercado. De interface simples, o Audacity proporciona ao usuário final um resultado fabuloso no tratamento de diversos formatos de arquivos.

Gostou do artigo? Usa alguns desses softwares? Deixe seu comentários e compartilhe.

Espero que o conteúdo desse artigo tenha te ajudado a esclarecer conceitos fundamentais sobre Open Source.

Até a próxima!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar