Blog do MX Cursos

O que é painel semântico e por que devo usá-lo?

O que é painel semântico e por que devo usá-lo?

Painel Semântico ou Mood board? As duas expressões estão corretas e significam a mesma coisa,  sendo Painel Semântico uma linguagem mais técnica e Mood Board mais popular.  Isso nada mais é do que a reunião de diversas imagens, fotos, cores, objetos e até mesmo palavras ou frases, que têm como missão principal traduzir a essência de um serviço, produto ou marca.

Embora o Mood Board ou painel semântico seja uma técnica usada por designers para facilitar na criação de artes, que devem seguir uma unidade visual, ela pode ser adaptada para o dia-a-dia de profissionais “não-designers” e empresas. O objetivo dessas empresas é fazer com que seus posts se destaquem em meio a tantas imagens que seus seguidores visualizam nos feeds e timelines das redes sociais.

Criar o seu próprio Mood Board irá auxiliar na sua criatividade e aumentar a qualidade visual das suas postagens, apresentações, propostas comerciais de orçamentos, e-Books e todos os outros materiais que desejar criar. Aos poucos vai perceber que pode ser divertido, e que seus projetos terão um embasamento maior.

Dentro da criação de um projeto gráfico, seja ele para a construção de uma identidade visual, uma padronagem para estampa digital ou até mesmo algum trabalho acadêmico, o Painel Semântico vai te ajudar durante o processo criativo.

De acordo com as orientações do briefing, é possível determinar um caminho a ser seguido, e ao juntar estas ideias dentro do painel semântico, você será conduzido ao caminho criativo. Com  base nas imagens agrupadas no mood board,  poderá definir as formas a seguir, se mais orgânicas, se mais abstratas, geométricas, elementos da cultura pop entre outros.

Através do painel semântico,  é possível definir a paleta de cores baseada nas sensações visuais obtidas através destas imagens, se serão usadas cores frias ou quentes e qual o estimulo se deseja provocar com o projeto.

Por que devo usar o painel semântico nos meus projetos?

Por que devo usar o painel semântico nos meus projetos?

  • Ele vai organizar e traduzir a sua ideia através de imagens, tipografias, cores, etc;
  • Vai definir o estilo do seu layout;
  • Dar foco na sua criação.

Como fazer um painel semântico?

  1. Defina o objetivo do projeto – qual será a sua utilização?
  2. Busque referências – pesquise sobre a concorrência, cores utilizadas, representações gráficas, objetos, etc. Aqui não há lugar para a censura! Use a sua inspiração.
  3. Escolha como fazer – se fará com colagens, de forma manual ou digital. A criação é livre!
  4. Organize as imagens da sua pesquisa – cole ou agrupe suas referências. Uma ideia bacana, no caso do painel manual, é usar fitas que colem e descolem com facilidade e muitos post-its.
  5. Refaça a leitura das referências – muitas vezes, após terminar o processo de busca de referências e de montagem do seu painel semântico, seja ele manual ou digital, é possível que você mude de ideia sobre algum item ou até mesmo mude o rumo da sua linha de raciocínio e linha criativa.
  6. Apresente para o seu cliente – mostre a ele como você construiu as ideias, e delas surgiram itens importantes, como a paleta de cores por exemplo. E lembre-se: Caso haja mudanças na linha criativa do seu projeto no meio do caminho, o seu mood board precisa acompanhar esta mudança!

Quanto mais ferramentas e opções o designer puder agregar aos seus projetos, mais ele terá embasamento para defender as suas ideias e fazer com que o cliente sinta segurança no material proposto, seja ele qual for.

E você? Utiliza painéis semânticos em seus projetos? Tem alguma dica bacana para compartilhar?

Conta para a gente nos comentários.
Abraços 🙂

QUER POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADES EM SOFTWARES E SEGMENTOS DO PRESENTE E DO FUTURO?

CURSOS ONLINE