MX Cursos
motion graphics

O que é o Motion Graphics?

5/5 - (1 vote)

O Motion Graphics ou traduzido para o idioma português “Gráficos em Movimentos” é a manipulação de camadas de imagens temporizadas de todos os tipos, ou seja, uma arte criada por um ilustrador, que é levada para um software de animação como por exemplo o After Effects, Fusion e outros, e lá é criada a animação desses elementos, sendo eles, textos, formas, fotos, vídeos ilustrações, 3D e outros.

O Motion Graphics pode se dizer que é 50% de Design e 50% de Animação. Existem vários profissionais que afirmam que se o Motion Graphics tiver um bom design, já é um grande passo.

A animação pode ser a mais simples que o vídeo final poderá ficar bom. Outros confirmam que não existe isso, e que 50% para o Design e outros 50% para a Animação é o necessário para que uma animação em Motion Graphics seja minimamente aceitável.

Mas quando começou o Motin Graphics?

Tudo começou na década de 50, quando artistas foram contratados para desenvolver as aberturas de filmes. Nesse caso, você já pode imaginar que não foi muito fácil, pois na época não existiam os avanços tecnológicos que temos nos dias atuais.

O objetivo era causar grandes impactos visuais para os públicos que ia ao cinema assistir aos filmes. O diferencial do Motion Graphics é porque sua história está ligada aos avanços da tecnologia e à própria computação gráfica.

Hoje, esse mundo do Motion Graphics está ligado no nosso dia a dia, seja no cinema, nos efeitos visuais, comerciais, propagandas ou aberturas de filmes.

Ainda temos as plataformas de vídeos digitais, onde podemos encontrar grandes referências como o Youtube, Vimeo, Facebook, Instagram, WhatssApp, entre outras mídias sociais disponíveis.

O profissional da área está sempre com sua mente ligada no que esta acontecendo ao seu arredor, como por exemplo, o movimento humano, a ação da natureza, a forma que cada objeto se comporta. Tudo é referência para criar grandes projetos diferenciados.

O Motion Graphics e considerado como um mundo, e dentro desse mundo existe inúmeras possibilidades para trabalhar nessa área, do designer à animação.

Como por exemplo:

Liquid Motion

A técnica de simular uma animação líquida para animar e revelar elementos.

Collage

Técnica de pegar elementos aleatórios, como revistas, jornais e outros e criar novos elementos, dando vida a elas.

3D

Criação de elementos em 3D para e animá-los usando os 12 princípios da animação.

2D Flat Motion

A ideia e usar somente elementos 2D, cores pastéis e criar as animações sem precisar se preocupar com a profundidade dos elementos.

E a lista não acaba!

Esses são somente algumas das inúmeras possibilidades que você pode conseguir com o Motion Graphics.

Abraços!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar