MX Cursos
design.fw

O que é Design Thinking e como aplicá-lo em seus projetos

Rate this post

O vocabulário dos empreendedores da nova economia está repleto de termos e expressões que muitas vezes ainda se encontram desconhecidos por diversos profissionais, como é o caso do termo design thinking.

É extremamente importante que você conheça este termo, já que se configura como uma relevante ferramenta, capaz de IMPULSIONAR seus negócios, e se trata de uma abordagem de inovação que tem se espalhado de maneira exponencial no mundo dos negócios.

Mas, o que é design thinking? Como aplicar o design thinking em seus projetos?

Neste post, você irá descobrir o real conceito desse tema e conhecerá as etapas para aplicar o design thinking no seu dia-a-dia profissional.

Design thinking – o que algumas pessoas acham que é

imagesQuando se fala em design as pessoas tendem a associar simplesmente a parte estética de um projeto ou produto, mas isso não é 100% correto, vez que os designers tem como objetivo principal o bem-estar das pessoas, e sempre estão buscando criar algo para solucionar de forma criativa e inteligente algum problema da sociedade.

Analisando esta filosofia, empreendedores e gestores de grandes organizações notaram que esta metodologia abre novos caminhos para a inovação, inclusive a empresarial.

Focando nisto, eles passaram a colocar em prática em suas empresas este modo de pensar dos designers e, assim, surgiu o design thinking.

Design thinking – o que realmente é?

Design thinking é uma forma baseada no processo cognitivo que os designers usam para desenvolver produtos, resolver problemas e pensar projetos; isto engloba brainstorms, pesquisa, seleção de ideias, prototipagem, etc.

Design in Modern Times Este termo, foi grafado por Tim Brown (CEO da IDEO) como sendo uma maneira de expressar a diferença entre ser designer e pensar como designer, ou seja, ele “tira” o design do nível operacional e tático e o leva para uma abordagem mais estratégica.

Desta forma, você consegue alocar melhor os recursos de várias origens, sejam eles financeiros, humanos ou físicos. De um modo geral, se torna mais fácil utilizar tempo e ativos de forma mais eficiente e consciente em seus projetos.

É preciso ser designer para usar o conceito design thinking em seus projetos?

Não. Inclusive, existem diversos designers no mercado que desconhecem o significado deste termo.

Porém, certamente um profissional bem informado sobre as questões do design no mundo, tem muito a contribuir com seus próprios projetos quanto com os da empresa na qual presta serviços.

Ademais, a metodologia do design thinking pode e está sendo muita usada em diversos tipos de organizações e em todos os níveis de sua estrutura, na procura por inovação em processos, negócios, serviços e produtos.

Como aplicar o design thinking em seus projetos

Primeiramente você deve saber que o design thinking é também uma mentalidade experimental e otimista, cujo foco é o ser humano.

1

  • Experimental – cria um espaço para que você teste ideias novas e crie algo novo. Permite que você falhe, obtenha feedback sobre as ideias e então comece a interagir.

  • Mentalidade – pensar como um designer é uma maneira de você transformar a forma como se aproxima do mundo, imaginando e desenvolvendo novas soluções.

  • Otimista –  você passa a acreditar mais em sua capacidade de criar mudanças, independente do tamanho do desafio e, assim, o projetar torna-se um processo agradável.

Certo. Veja agora como aplicar o design thinking em seus projetos:

1. Criar empatia, observar

Esta é a fase em que se constrói a base sólida para suas ideias. É aqui que você começa a obter um PROFUNDO entendimento das reais necessidades das pessoas interessadas no que você oferece – do que elas precisam; o que desejam; do que elas gostam.

2. Definir

Por meio dos dados que obter, você irá delimitar o problema, ou seja, definir o que precisa ser criado, resolvido ou aprimorado.

Esta fase da definição é uma maneira de você interpretar algo e encontrar sentido para transformar aquela inspiração em OPORTUNIDADES. É neste ponto que você vai descobrir um caminho interessante e um ponto de vista claro para sua ideação.

3. Idear

Bom. Você encontrou a oportunidade e agora precisa criar. Mas, como?

Através de brainstorm!

A técnica de brainstorm visa estimular a construção de ideias e melhorias, buscar soluções inovadoras e provocar transformações através de um debate saudável explorando a criatividade dos participantes de modo lúdico e bem estruturado.

4. Prototipar

Com o brainstorm você gerou ideias, agora é preciso refiná-las.

Para isto, escolha uma ou algumas ideias organizando e selecionando as mais interessantes ou recorrentes e comece a criar protótipos que podem ser uma maquete, um desenho ou qualquer outra coisa que simule o produto final.

5. Testar

Com a construção de protótipos você enquanto designer, ou outro profissional, consegue tornar suas ideias tangíveis, receber um feedback e ainda aprender a aperfeiçoar e melhorar uma ideia.

Uma dica extremamente importante é que na fase de teste você exponha os protótipos aos clientes, de preferência aqueles em situações idênticas às que eles vão encontrar quando forem adquirir o produto.

Isto irá contribuir muito para que sejam feitas análises mais consistentes das hipóteses desenvolvidas pela equipe e escolher o protótipo que mais faz sentido ao seu projeto.

Finalizado estes 5 passos do design thinking você irá planejar as próximas etapas comunicando a ideia a pessoas que podem te ajudar a concretizá-la.

Portanto, como você pode perceber, o design thinking é uma ferramenta de inovação na solução de problemas que tira o processo criativo do cenário puramente artístico e o leva para uma esfera funcional; o que torna possível aplicá-lo em várias áreas corporativas com resultados mais assertivos e sólidos.

E então? Ficou mais claro para você o que é design thinking e como aplicá-lo em seus projetos?

Sinta-se à vontade para registrar seu comentário! Aproveite e compartilhe este post com seus amigos também!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar