MX Cursos
SocialMediaMarketing

Mídias Sociais – O que fazer e o que não fazer

Rate this post

Produzir conteúdo para a internet está cada vez mais fácil (e lucrativo). As pessoas gostam de falar sobre suas experiências e as web celebridades ganham cada vez mais dinheiro falando (e mostrando!) a sua vida e os seus hábitos o tempo inteiro nas Mídias Sociais.

Este é o cenário em que vivemos e as empresas já estão inseridas no universo das mídias sociais, seja se comunicando ativamente em uma estratégia eficiente de marketing digital ou apenas sendo assunto ou motivo de piada entre seus consumidores.

E, da mesma forma que existem regras implícitas para a boa convivência entre usuários na internet, por exemplo: NÃO UTILIZAR O CAPS LOCK EM EXCESSO, não convidar seus amigos para joguinhos no Facebook ou mesmo não marcar seus colegas em fotos constrangedoras da festa de ontem, também existem algumas dicas simples que ajudam a sua empresa a não ser um grande #fail na internet.

1. Evite polêmicas nas Mídias Sociais

É muito comum se empolgar em discussões sobre política, religião e futebol, porém o ideal é deixar que tais assuntos sejam tratados apenas em seu perfil pessoal, caso você queira.

A não ser que seja de uma forma neutra e pouco agressiva, evite tratar de temas polêmicos nas páginas corporativas, pois a imagem da empresa pode ficar marcada e gerar desconforto em muitos potenciais clientes. Inclusive, muitos funcionários já foram demitidos por realizar comentários impróprios nos perfis da empresa onde trabalham.

2. Entenda o momento certo

mídias sociaisO primeiro passo para interagir na internet é acompanhar o que está acontecendo. Entenda como as pessoas estão interagindo, saiba sobre o que elas estão falando nas mídias sociais.

É muito bom aproveitar o hype de algum meme para conseguir visualizações e interações, mas lembre-se: tudo depende do estilo de sua empresa e da situação. É melhor perder uma boa chance de se incluir uma moda imediata do que se arriscar de forma aleatória e desordenada.

3. Faça muitas perguntas (e responda!)

O segredo da interação é o diálogo. Promova o diálogo nas suas comunidades. Faça perguntas e interaja com o seu público. Enquetes são uma ótima ferramenta para gerar engajamento e ainda te possibilitam conhecer melhor o seu público.

Além de perguntar bastante, faça questão de sempre responder os questionamentos que forem feitos a respeito de seu produto ou serviço. Uma não resposta é uma abstenção que pode representar descaso ou desconhecimento.

4. Fuja dos trolls

Sabemos que é muito importante sanar todas as dúvidas e responder os comentários, mesmo aqueles negativos. É importante, porém, diferenciar o cliente que está realmente reclamando de seu produto daquele que apenas quer semear a discórdia ou conseguir algum benefício.

Mais do que saber diferenciar, é importante manter a cabeça no lugar e não tentar dar uma de espertinho para cima dos trolls. Segure a língua (no caso, os dedos), e não entre em discussões infundadas.

5. Não fique no “achismo”

A internet é uma excelente ferramente de comunicação e de conhecimento. Por meio dela, é possível analisar métricas e planejar a estratégia de acordo com os objetivos da empresa e o que tem funcionado ou não.

Isso evita que seu trabalho se torne leviano e improdutivo, pois a análise diminui as chances de erro e possibilita que a estratégia seja mais consistente.

E você? Já reviu a estratégia de comunicação de sua empresa nas mídias sociais? Conhece outras dicas fundamentais para uma estratégia eficiente? Comente abaixo e participe da nossa discussão!

[epico_capture_sc id=”2245″]

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar