Blog do MX Cursos

Marketing de Conteúdo – Como Potencializar seu blog

Marketing de Conteúdo – Como Potencializar seu blog

Você sabia que algumas marcas já utilizavam estratégias dignas do que hoje é conhecido como marketing de conteúdo antes mesmo deste termo ser criado?

  • No ano de 1962 a Nestlé inovou inserindo receitas de doces em suas embalagens de Leite Moça. Devido a isto, a marca permaneceu por 18 anos sem nenhum concorrente, e o interessante também é que até hoje muitas pessoas para se referirem a leite condensado falam “leite moça”.
  • A Michellin, em 1900, criou o Guia Michellin que tinha como foco estimular a utilização do carro ao dar dicas de restaurantes por todo o país.

Atualmente, a estratégia continua basicamente sendo a mesma – criar e distribuir, através dos canais de comunicação, conteúdo relevante e valioso como forma de atrair, conquistar e envolver um público-alvo.

A partir disso, você gera uma relação de confiança com ele e então fica mais fácil estimulá-lo a agir, adquirindo um produto/serviço de seu negócio e assim gerar mais vendas.

Isto é o que hoje recebe o nome de marketing de conteúdo.

Mas, como o marketing de conteúdo pode potencializar o seu blog?

Marketing de ConteúdoHoje em dia, os consumidores antes de adquirirem algum produto ou serviço, primeiramente realizam pesquisas na internet. Assim, um dos principais elementos do marketing de conteúdo é o blog.

Este é extremamente útil para você se conectar com seu público-alvo, marcar presença online e ganhar novos clientes.

No entanto, é extremamente necessário ter um ótimo marketing de conteúdo em seu blog.

Nossos cursos indicados

Para isto:

  • Aposte em um excelente design. Esta pode ser a diferença crucial na avaliação de sua credibilidade perante seu nicho de mercado.
  • É preciso também escrever conteúdos memoráveis que surpreendam seus leitores e os façam querer voltar cada vez mais em seu blog.
  • Defina previamente os temas e as principais palavras-chaves que seus artigos irão abordar.
  • Jamais divulgue um post mal escrito; faça a revisão dele várias vezes.
  • Não duplique seu conteúdo e nem copie o de outro site para lançar em sua página.
  • Evite parágrafos longos e mantenha-os curtos e agradáveis ao ler.

Você também pode usar o Inbound Marketing para decolar sua empresa e obter resultados significativos em um curto espaço de tempo. Se seu intuito é criar conteúdo através de um blog, você poderá ver neste artigo Como o WordPress pode rentabilizar seu negócio.

Leia também  4 serviços para profissionais que anunciam nas redes sociais

É importante você saber também que tudo que possa estimular a conclusão de uma venda em seu blog pode ser considerado marketing de conteúdo, por exemplo:

  • Vídeos.
  • E-books.
  • Infográficos.
  • Informações técnicas.
  • Políticas de troca e devolução.
  • Review, etc.

Ao criar conteúdo, você deverá desenvolver uma estratégia de captação de leads e neste caso os eBooks são materiais incríveis para esta tarefa. Para se aprofundar neste assunto, leia o artigo Como usar e-books para captação de leads?

Como infográficos são materiais que também permitem a captação de leads através do marketing de conteúdo, temos um curso que te ensina a criar infográficos animados com After Effects.

Ademais, você deve ter uma estratégia muito bem estruturada para nutrir seu público-alvo com conteúdo de alta qualidade. Dentre os elementos envolvidos para esta nutrição, se encaixam:

  • Landing pages.
  • E-mail marketing.
  • Redes sociais, etc.

Toda esta criação de conteúdo de valor para o cliente o faz lembrar que você esteve com ele quando precisava. Este é o sentimento de reciprocidade, que é um dos excelentes gatilhos mentais de persuasão muito utilizado durante um processo de compra.

O que não é marketing de conteúdo?

Boa pergunta. Então, veja:

  • Marketing de conteúdo não é apenas produzir material aleatório, pois deve haver um planejamento estratégico, desenvolvimento e distribuição de conteúdo.
  • Marketing de conteúdo não é finalizado na geração de leads de qualidade. Mesmo que esta estratégia se preocupe em conhecer e atender os leads, o marketing de conteúdo vai além e alcança até os serviços de atendimento ao consumidor. Por exemplo, “perguntas frequentes”, “opinião sobre seus serviços/produtos”, etc.

Logo, marketing de conteúdo segue o cliente até que ele volte a comprar e/ou divulgue seu negócio positivamente.

Considerações finais

Deixar de fazer marketing de conteúdo é o modo mais rápido e fácil de facilitar a vida dos seus concorrentes que certamente saberão aproveitar a oportunidade para captar leads e clientes que poderiam ser seus; afinal, você vai estar invisível para o seu público-alvo e, assim, eles não têm como te encontrar.

Portanto, certamente o marketing de conteúdo pode potencializar o seu blog; pois com ele são construídas relações pautadas em confiança que tendem a ser muito mais duradouras e sólidas e, assim, seus resultados são bem mais expressivos.

E então? Qual sua opinião sobre o marketing de conteúdo? Considera importante? Deixe seu comentário logo abaixo!

Um forte abraço.

Sucesso!

QUER POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADES EM SOFTWARES E SEGMENTOS DO PRESENTE E DO FUTURO?

CURSOS ONLINE