MX Cursos

Marketing de Conteúdo: o que é e como alavancar seu negócio com essa estratégia?

Marketing de Conteúdo: o que é e como alavancar seu negócio com essa estratégia?

Se você veio neste post para aprender o que é o Marketing de Conteúdo, você está no lugar certo! Há pouco tempo, ter presença nas mídias digitais era indispensável para qualquer empresa que desejasse ser referência na sua área, conquistar novos clientes e expandir a sua marca, certo? Pois bem, mas com o passar do tempo, o Marketing Digital foi se aperfeiçoando e, atualmente, mais importante do que simplesmente estar na internet, é como se colocar nela para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência que já existe por lá.

Diante disso, eis que surge o Marketing de Conteúdo cujas primeiras manifestações datam de meados da década de 90, mas que vem se tornando cada vez mais o foco do novo fazer publicitário, que não mais trabalha para vender, mas principalmente para encantar.

Quer entender o conceito de Marketing de Conteúdo e aplica-lo no seu negócio? Então confira as próximas dicas!

Conceitos de Marketing de Conteúdo

Bom, inicialmente podemos definir Marketing de Conteúdo como o processo de criação, publicação e promoção de conteúdos altamente segmentados para atrair clientes potenciais. Assim, seu objetivo máximo, além da conversão, é formar uma audiência cada vez mais fidelizada em relação a uma marca.

Mas a definição mais corrente na atualidade foi proposta por Joe Pulizzi, fundador do Instituto de Marketing de Conteúdo, e autor do livro “Marketing de Conteúdo Épico”, no qual o especialista explica como atrair clientes atuais e futuros, criando informações e conteúdos relevantes e que efetivamente despertem o seu interesse.

Pois bem, segundo Pulizzi, o conteúdo épico – quando distribuído para a pessoa certa e no momento correto – é a forma de verdadeiramente capturar os corações e as mentes dos clientes. Isto é, a forma de posicionar a sua empresa como confiável e especializada em sua área de atuação.

Assim sendo, o conceito desse tipo de estratégia está baseado na criação de conteúdos valiosos com o objetivo de encantar e fidelizar os clientes, entregando-lhes informações ricas e personalizadas. Dessa forma, esse tipo de ação gera uma proximidade muito grande entre marca e clientes e também deve solucionar os problemas da sua persona – mesmo que ela ainda não saiba que tem um, rs!

Ademais, uma das características mais marcantes desse tipo de conteúdo é que ele não é essencialmente comercial, mas tem um grande poder de converter seu público em consumidores. Por fim, vale ressaltar que o Marketing de Conteúdo não só está presente no meio digital através de vídeos, white papers, eBooks, posts, guias, artigos e etc, mas também aparece em estratégias impressas, como revistas impressas, eventos presenciais e muito mais.

Nossos cursos online relacionados a este post

Muito bem, depois dessa breve introdução, vejamos agora alguns dos objetivos frequentemente estabelecidos para as estratégias de Marketing de Conteúdo.

Principias objetivos do Marketing de Conteúdo

Principias objetivos do Marketing de Conteúdo

Consciência de marca

Sabe quando você vê um logo ou ouve um slogan e pode lembrar rapidamente da empresa à qual ele está associado? Pois bem, isso é consciência de marca! E ela é extremamente importante, pois dá às empresas uma vantagem sobre os concorrentes.

Ademais, é bom frisar que, geralmente, é preciso de 5 a 7 contatos com a marca antes que alguém possa se lembrar dela. Assim sendo, para que o seu negócio seja referência, e o seu nome esteja na ponta da língua dos consumidores, é preciso pensar em como criar consciência de marca para sua empresa, isto é, tornando-a familiar às pessoas, assim como seus produtos e serviços.

Dica: Quer se aperfeiçoar e potencializar suas estratégias digitais? Conheça nosso curso de Marketing de Conteúdo.

Geração de leads

O principal objetivo do Marketing Digital é gerar demanda para os produtos e serviços da sua empresa, certo? Ou seja, esse tipo de estratégia visa gerar oportunidades de negócio através dos seus canais online, atraindo pessoas interessados no que você tem a oferecer.

Dito isso, a geração ou captação de leads constitui uma das fases iniciais do Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, e se refere a táticas para captar visitantes dos seus canais e convertê-los em leads, isto é, pessoas com grande potencial para se tornarem clientes.

Dica: Quer aprender tudo sobre Inbound Marketing?? Conheça nosso curso completo de Inbound

Conversão de clientes

E por falar em conversão… Eis que esse é o terceiro objetivo mais comum dentro do Marketing de Conteúdo. E sobre esse assunto, é importante ressaltar que nem sempre o foco da conversão é a venda propriamente dita.

Assim, são também exemplos de conversões: o número de novos clientes, o total de indicações, a taxa de descoberta do seu negócio e por aí vai. Ou seja, o tipo de conversão está intrinsecamente relacionado com o objetivo traçado para o seu negócio!

Fidelização do cliente

Outro objetivo comum no Marketing de Conteúdo – e que também é um tipo de conversão – é a fidelização do cliente!

Esse é um resultado de longo prazo e faz referência a um conjunto de ações executadas para garantir que os consumidores de uma marca continuem, com frequência, comprando e se relacionando com ela, assim como “resistindo” às ofertas da concorrência.

Upsell de marca

Bom, o 5º objetivo mais comum no Marketing de Conteúdo é o upsell do cliente, estratégia capaz de elevar seu faturamento sem gastar mais dos seus recursos. Interessante, né? Pois bem! Esse tipo de ação nada mais é do que uma maneira de aumentar o ticket médio dos seus clientes, isto é, o quanto eles gastam em média com a sua empresa.

Assim, ao invés de apenas investir em formas para atrair novos leads para comprar seu produto ou serviço, você também deve aproveitar oportunidades para fazer com que os seus clientes adquiram novas versões dos seus produtos ou serviços.

Para exemplificar, vamos imaginar que a sua empresa ofereça cursos de idiomas e está chegando o momento do seu cliente renovar o contrato para o próximo ano. Ao buscar o upsell do cliente, você deve mostrar a versão Premium do seu serviço – que oferece inúmeras vantagens em relação aos demais, como conteúdos exclusivos, tutoria 24h, certificado impresso e etc.

Pronto! Seus clientes se sentirão especiais, pois você mostra o quanto se importa com a satisfação e as necessidades deles e eles acabam investindo mais no seu negócio. Vale a pena, né?

Defensores de marca

E para fechar… Outro objetivo possível para as suas estratégias de Marketing Digital é fazer com que os seus clientes tornem-se verdadeiros defensores da sua marca! Mas como fazer isso? Bom, a resposta é simples: investindo tempo!

Ou seja, é preciso dar atenção ao seu cliente desde o primeiro contato e também no pós-venda para que ele sinta-se encantado e tenha certeza de que pode contar com os seus produtos e serviços.

Ao conquistá-lo então, você terá um verdadeiro defensor e um divulgador gratuito da sua marca, visto que um cliente fidelizado atrai, por recomendações, muitos outros.

E você, já faz uso do Marketing de Conteúdo no seu negócio? Compartilha com a gente as suas estratégias ou dúvidas! 😉

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE