MX Cursos
Magento Opencart

Magento ou Opencart: qual escolher?

Rate this post

Uma das principais dúvidas ao optar por uma plataforma — dentre tantas existentes e as novatas do mercado — é se ela atende às necessidades do empreendedor. Além disso, questões relacionadas à interface amigável e aos valores de investimento também são levantadas. E quando o assunto é montar um e-commerce, surge o dilema: trabalhar com Magento ou Opencart?

Para que se tenha ideia de como essa questão é importante, dados levantados pela IBISWorld — um dos maiores consultores em Business Intelligence do mundo, voltado para pesquisas e análises referentes à venda e compra de produtos — indicam que o montante movimentado entre 2010 e 2015 pelo universo do e-commerce foi de mais de US$314, 9 bilhões.

Ao analisarmos brevemente, vemos que são vários os motivos da ascensão desse tipo de comércio: a praticidade da compra — a distância de um clique —, descontos que podem variar entre 15% e 30%, a grande variedade de produtos em um só lugar, além da vantagem de não precisar sair de casa para adquirir um produto.

No entanto, quem deseja se adaptar melhor a esse tipo de negócio deve ter em mente, por exemplo, a necessidade de escolher uma boa plataforma para a hospedagem de uma loja virtual que atenda às principais necessidades do competitivo mercado digital.

Neste post, reunimos informações sobre as melhores plataformas para o segmento do e-commerce, geralmente concentradas entre Magento ou Opencart. Ambas as plataformas são consideradas as mais completas e populares do mercado. Confira!

Magento

Lojas Virtuais Magento e-commerceAo escolher entre as melhores plataforma de e-commerce para a montagem de uma loja virtual — nesse caso específico, Magento ou Opencart —, o ideal é considerar, antes de tudo, as suas reais necessidades, a capacidade de investimento, a experiência no mundo dos negócios e a necessidade de ter tempo livre para fazer outras coisas, como cursos on-line a distância, por exemplo.

Considerada a “rainha” das plataformas de e-commerce, com um portfólio de clientes como Ford, Nike, Goodyear, entre outros, a Magento possui vantagens, como:

  • O fato de ser bastante completa.
  • Possui código aberto (open source).
  • Ter mais de 150 mil lojas virtuais que a utilizam como plataforma.
  • Movimenta cerca de US$50 bilhões em vendas anuais em todo o planeta.
  • Ocupa cerca de 34% do mercado de plataformas para instalação e-commerces no mundo.

A plataforma Magento é considerada ideal para grandes empresas devido à complexidade da sua estrutura, à necessidade de um excelente provedor para melhor desempenho da loja — pois gera resultados no curto prazo —, e ao seu foco em um visual totalmente personalizado e profissional.

Opencart

Opencart e-commerce

Já a plataforma Opencart normalmente é utilizada por empreendedores iniciantes, pois, com ela, é possível montar um site de qualidade profissional sem sem que a pessoa tenha um alto nível de expertise no assunto. A viabilidade da sua adoção por parte desse público se dá pelas seguintes razões:

  • É uma plataforma bem estruturada.
  • Oferece uma interface amigável e intuitiva.
  • É eficaz para estratégias de SEO.
  • Conta com várias formas de pagamento.
  • Está disponível em 17 idiomas e é totalmente gratuita (como a própria Magento).

Por outro lado, ela é mais nova no mundo dos negócios, utilizando-se de programadores freelancers, design e desenvolvimento — o que exige muita pesquisa e cuidado para a contratação.

Em suma, a plataforma Opencart costuma ser a preferida dos iniciantes no e-commerce que possuem baixo poder de investimento e se encontram nos estágios iniciais de formação do seu negócio.

Agora que você já conhece as vantagens das duas plataformas, é possível escolher entre Magento ou Opencart! Gostou deste post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar