MX Cursos
ionic app

Ionic 4.0.0-beta.0 – O que podemos esperar?

5/5 - (1 vote)

A equipe de desenvolvimento do Ionic Framework anunciou a versão beta 4.0.0, e nós do MX Cursos traremos neste artigo para você o que de bom podemos esperar até que a versão oficial seja lançada de fato!

De início podemos destacar que essa versão traz desempenho significativo e melhorias de tempo, recursos poderosos temas, compatibilidade com multi-framework (vue, react..), documentação totalmente nova e muito mais.

O Ionic Framework 4 foi reconstruído a partir do zero usando APIs padrões da Web e e cada componente é empacotado como um Componente da Web, fortalecendo o conceito de PWA.

Stencil

StencilO Stencil é um compilador simples para gerar componentes da Web e Progressive Web Apps (PWA). Ele fora criado pela equipe do Ionic Framework para sua próxima geração de componentes Web móveis e de desktop com alto desempenho.

O Stencil combina os melhores conceitos das estruturas de front End mais populares em uma ferramenta de tempo de compilação, em vez de em tempo de execução. É preciso usar o TypeScript, JSX, uma minúscula camada DOM virtual, uma ligação de dados unidirecional eficiente, um pipeline de renderização assíncrona (semelhante ao React Fiber) e carregamento lento pronto para uso, além de gerar 100% de componentes da Web baseados em padrões nos navegadores.

Os componentes do Stencil são apenas Web Components, portanto funcionam em qualquer estrutura principal ou sem nenhum framework. Em muitos casos, o Stencil pode ser usado como um substituto para as estruturas de Front End tradicionais, dadas as capacidades agora disponíveis no navegador, embora não seja necessário usá-lo como tal.

Nota: Stencil e Ionic são projetos completamente independentes. O Stencil não prescreve nenhum framework específico de UI, mas o Ionic é o maior usuário do Stencil (hoje!)

Integração e Compatibilidade

Desde o início, o Ionic foi construído para funcionar bem com o Angular.

Mas a visão original era criar um framework de interface de usuário que pudesse trabalhar com qualquer tecnologia que um desenvolvedor web escolhesse, algo que não pudemos fazer – até agora.

Para aqueles que usam Angular, isso significa que muito pouco vai mudar. A maioria das APIs e tags continuam a funcionar como um desenvolvedor Angular esperaria, e os principais serviços Angulares do Ionic funcionam exatamente como costumavam.

Uma das maiores vantagens da nova arquitetura da v4 é a capacidade de fazer melhorias internas contínuas, sem exigir atualizações de estrutura Angular.

O mesmo pode ser dito sobre o uso do Ionic no Vue, React. Assim como com o Ionic Angular, o objetivo é facilitar a adoção do Ionic nos frameworks mais populares usando seus padrões convencionais. Em relação à isso, a equipe do Ionic promete muita discussão e ajustes!!

Nova Documentação

É quase que indiscutível que o Ionic Framework possui umas das melhores documentações de Frameworks com código aberto, inclusive é muito bem visto e quisto pela comunidade (que é grande!).

Não satisfeito, a equipe reformulou completamente e melhoraram drasticamente a documentação do Ionic Framework, aumentando o desempenho de carga e navegação e facilitando a atualização e a manutenção. Passando meses certificando-se de que há mais exemplos e visualizações para usar, além de mais snippets de código prontos para serem lançados diretamente no seu aplicativo. Os novos documentos são criados com o compilador Web Component, Stencil, e são open source .

Ionicons 4.0

Agora, os ícones estão disponíveis e distribuídos como componentes da web com tamanhos drasticamente reduzidos, e novas formas de ícones refletindo os mais recentes estilos de iOS e Material Design.

Ionic Native 5.0 Beta

Também fora atualizado para ser independente de framework! Agora podemos usar os “wrappers” fora do Angular como classes simples, enquanto ainda oferece fornecedores Angular que trabalham com injeção de dependência. Confira os novos documentos da API nativa.

O que vem por aí? 

A equipe do Ionic ainda promete muito sobre o Ionic 4, então o que está listado acima é apenas uma rápida olhada.

Com a versão beta, finalmente, eles pedem que nós, desenvolvedores, façamos alguns testes e reportem o feedback a eles!

Para isso, eles adotaram o novo GitHub Project Board para tornar o que estão trabalhando ativamente mais transparente. E quando sentirem que as versões beta estão estáveis, aí sim será feito o release candidate da versão v4.0.0.

Quer aprender a desenvolver aplicativos móveis? Conheça nossos cursos e crie apps com Ionic, Dart, Flutter, Android, entre outros.

Por enquanto, ficamos ansiosos com tudo isso!!

Valeu e até a próxima!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar