Blog do MX Cursos

Inbound Marketing vs Outbound Marketing

Inbound Marketing vs Outbound Marketing

Boa parte das empresas quando decidem investir em novos métodos para planejamento de vendas, ficam em dúvida quando o assunto é qual abordagem adotar – inbound marketing ou outbound marketing?

Nesse momento, estes dois modelos distintos ficam sobre a mesa e de cada lado os defensores de determinada metodologia defende seu ponto a todo instante.

Assim, alguns afirmam que o outbound marketing “morreu” e já não funciona mais. Outros atestam que o inbound marketing é o presente e a melhor forma de construir um diálogo eficiente com o público-alvo.

E, desse modo, continua a batalha – inbound marketing vs outbound marketing.

Mas, será que um destes modelos é mais importante que o outro?

Inbound Marketing vs Outbound Marketing

Definindo os dois conceitos…

Antes de você conhecer as diferenças entre inbound marketing e outbound marketing, é importante que saiba a definição de cada um deles:

Nossos cursos indicados

Inbound marketing

Abordagem de marketing voltada principalmente ao marketing digital. Começa com o objetivo de atrair visitantes para o site/blog e gerar leads qualificados para o time comercial.

Assim, o lead que chega até o vendedor já conhece a empresa e demonstra interesse em saber mais sobre o produto/serviço.

O inbound marketing é uma estratégia de atração que se concentra na criação e compartilhamento de conteúdo relevante para trazer pessoas certas ao seu negócio, ou seja, busca atrair potenciais clientes, fazer com que eles te encontrem, se comunique com eles, entenda suas necessidades, ajude-os e por fim os encante para que se tornem fieis consumidores.

Leia também  5 Ferramentas gratuitas para avaliar o desempenho do seu site

Outbound marketing

Por muito tempo as empresas utilizaram exclusivamente o outbound marketing comprando listas de leads para fazer cold calls (chamada fria, entrar em contato com alguém completamente desconhecido para vender algo).

Ou seja, é uma estratégia de marketing tradicional que compra a atenção do consumidor e busca oferecer produtos/serviços para o público em geral.

Outbound marketing é um modelo mais complexo e caro de vendas e que exige um trabalho mais duro para engajar o cliente com sua marca.

Leia também:

Inbound marketing vs outbound marketing – qual dos dois ganha esta disputa?

Tabela - Inbound Marketing vs Outbound Marketing

Inbound marketing ou outbound marketing – qual é o melhor para seu negócio?

Como você pode perceber, tanto o inbound marketing quanto o outbound marketing possuem seus prós e contras.

O essencial é que você saiba como integrar estes dois meios de fazer marketing. É neste cenário que você deve projetar suas estratégias de negócio.

Lembrando que quando o assunto é exclusivamente marketing digital, sem dúvida alguma, o inbound sai na frente.

Em outras situações, unir o inbound marketing com o outbound marketing extraindo o melhor destas duas estratégias é o melhor para o crescimento e desenvolvimento de marcas e clientes.

Portanto, nenhum destes modelos (inbound marketing e outbound marketing) é mais importante que o outro, vez que os dois se complementam, possuem características distintas, ambos ainda tem espaço e são capazes de gerar ótimos resultados quando bem planejados.

E então? Qual sua opinião sobre estes dois modelos de marketing? Deixe seu comentário!

Um forte abraço.

QUER POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADES EM SOFTWARES E SEGMENTOS DO PRESENTE E DO FUTURO?

CURSOS ONLINE