MX Cursos
inbound marketing

Inbound Marketing – O que é e com aplicá-lo

Rate this post

É fato que de uma forma ou de outra o marketing sempre se baseou em interrupções; ou seja, as empresas tiravam a atenção das pessoas a fim de mostrar como seu produto x ou serviço y seria mais vantajoso do que de outras marcas.

Atualmente, a transformação digital e a mudança de comportamento do consumidor, mudaram esta maneira de querer atrair mais clientes para o negócio.

O declínio do Outbound Marketing, ou Marketing de Interrupção, é uma forte resposta a essa mudança fundamental e recente no comportamento do consumidor.

Sendo assim, surgiu o Inbound Marketing (conhecido também como marketing de atração) que inclui qualquer estratégia de marketing baseada em ganhar o interesse das pessoas ao invés de interrompê-las.

Ou seja, no Inbound Marketing as táticas que você utilizar devem fazem parte de um fluxo de informação que chama a atenção de forma orgânica do seu público-alvo, sem que ele seja forçado, já que é ele mesmo quem vai atrás de sua mensagem e não o contrário.

Continue com esta leitura para você descobrir mais a fundo o que é Inbound Marketing e como aplicá-lo.

Confira!

Inbound Marketing – o que é

Em outras palavras, Inbound Marketing é um conjunto de estratégias realizadas para fomentar interesse e transformar gradualmente o seu público-alvo em clientes assíduos; trata-se de uma forma de pensar baseada na ideia de distribuição e criação de conteúdo de qualidade direcionado para seu público-alvo utilizando táticas de marketing.

Inbound Marketing - O que é e com aplicá-lo

Esta abordagem exige um bom planejamento de longo prazo que, se realizada corretamente, seus resultados são irreversivelmente poderosos!

Sabe por quê?

Simplesmente porque esta personalização funciona como um ímã capaz de atrair potenciais leads e clientes quando eles estão em busca de seus produtos/serviços.

Uma vez que, a transformação de um seguidor em lead acontece de forma gradual, nem todos seus seguidores iniciais chegam a ser convertidos em cliente – é aí que entra o funil de vendas.

Em contrapartida, trata-se de um processo cíclico; logo, tudo aponta para um crescente de número de pessoas assíduas.

Inbound Marketing – como aplicá-lo?

Um dos fatores que faz com que cada vez mais empresas se interessem em descobrir e fazer o Inbound Marketing é o custo.

De acordo com pesquisas:

  • Investir em Marketing de Atração custa, em média, 62% menos do que as estratégias de Outbound.
  • Para médias e pequenas empresas, este tipo de ação custa aproximadamente 31% a menos que anúncios pagos na internet.
  • Negócios que trabalham com captação de leads geram 50% mais leads prontos para vendas a um custo 33% menor.

Desse modo, uma vez que o Outbound Marketing está apoiado em informar, persuadir e relembrar, o Inbound Marketing é sustentado por 3 pilares sendo; demonstrar, envolver e empoderar.

Então, os clientes de hoje querem mais é serem encantados do que persuadidos e você precisa mostrar que entende bem o que seu potencial cliente necessita e que o conhece e se importa com o que ele pensa.

Funil - Inbound Marketing

É isso que você deve fazer, isto é, preencher o espaço entre as necessidades do seu consumidor e o que falta para que estas necessidades sejam atendidas em cada fase da jornada de compra.

Portanto, para você adotar este modelo de marketing saiba que existem diversas opções, porém as melhores estratégias de como fazer Inbound Marketing são:

  • Crie sua persona, pois é a parte essencial do Inbound Marketing já que quanto mais for personalizada sua estratégia, melhores serão seus resultados.
  • Utilize o poder das redes sociais; elas são plataformas ideais para você compartilhar conteúdos com sua audiência e incentivá-la a compartilhar com seus amigos.
  • Para seguir a premissa do Inbound Marketing, nada melhor do que o tráfego orgânico realizado pela otimização de SEO. Isso para seu negócio ganhar as primeiras posições dos motores de busca e para que seus conteúdos sejam mais fáceis de serem encontrados pelo seu público-alvo.

Landing Page e Email Marketing também são excelentes formas de como aplicar o Inbound Marketing em seu empreendimento.

Vale destacar que usar o Inbound Marketing não significa que você deve abandonar do Outbound Marketing, pois suas chances de sucesso aumentam se você conhece bem seu público-alvo e sabe utilizar com bom senso as táticas disponíveis nestes dois modelos de ação para captação de clientes.

Se quiser se aprofundar mais sobre Inbound Marketing, leia o artigo Inbound Marketing: como montar uma estratégia matadora

E você; qual sua opinião sobre o Inbound Marketing para negócios?

Deixe seu comentário.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar