MX Cursos
inbound vs outbound

Inbound e Outbound Marketing: o que são e como usar essas estratégias no seu negócio?

3.7/5 - (3 votes)

Junte um punhado de propagandas de TV, rádio outdoors, banner de sites e até do próprio YouTube, e você terá a representação perfeita das práticas que chamamos de Outbound Marketing ou “Velho Marketing Digital”.

Dentre essas opções, algumas são de fato mais efetivas do que outros na hora de vender um produto ou um serviço, mas uma coisa todas essas práticas têm em comum: elas interrompem o raciocínio de uma pessoa. Assim, a principal diferença entre o Novo e o Velho Marketing é que, enquanto no marketing tradicional a empresa procura o cliente, no Inbound Marketing acontece o inverso: é o cliente que vai em direção à empresa.

Quer saber tudo sobre essa estratégia de captação? Então confira todas as dicas que preparamos para você começar a aplica-la agora mesmo no seu negócio e colher os melhores resultados!

Inbound Marketing e a captação de leads

Inbound Marketing e a captação de leads

Segundo Peter Drucker, considerado o pai do Inbound, “um marketing de qualidade é aquele que aposta na pessoa que já quer comprar”. Em outras palavras, isso significa que esse tipo de estratégia é focada em gerar lead qualificados. Mas o que vem a ser esse termo?

Bom, um lead é uma pessoa que demonstra um interesse inicial na sua empresa. Geralmente, os leads são gerados a partir de uma oferta e são captados por meio de formulários que solicitam dados como nome, e-mail, telefone, data de nascimento e outras informações relevantes e que podem ser utilizadas para convertê-lo em cliente do seu negócio.

Vale lembrar que o lead também pode ser uma pessoa proativa e que entrou em contato direto com a sua empresa para buscar mais informações sobre um produto ou serviço.

Pois bem, mas e os leads qualificados? Eles são pessoas que aparentam estar ainda mais interessadas em algo que você tem a dizer. Assim, esses usuários já preencheram mais de um formulário seu, abrem todos os seus e-mails ou simplesmente se encaixam perfeitamente no que seria a definição do seu cliente ideal. Em outras palavras, os leads qualificados são os sonhos de consumo de todas as empresas que investem em Inbound, pois eles têm ainda mais chances de se tornarem um cliente fiel! ♥

Muito bem! Agora que você já entendeu os conceitos de lead e lead qualificado, vamos retomar a diferenciação entre Inbound e Outbound marketing.

Inbound Marketing versus Outbound marketing

Inbound versus Outbound marketing

Com o avanço da internet e das mídias digitais, os usuários tornaram-se consumidores extremamente críticos e exigentes, certo? Inclusive, atualmente, o usuário tem total controle sobre o que deseja ver ou não, principalmente no que se refere a propagandas; bastando apenas alguns cliques para deixar determinado conteúdo para trás.

Portanto, o Inbound surge com um posicionamento muito mais sutil e nada invasivo para que os consumidores não sejam repelidos, mas sim, encantados. Assim sendo, pode-se afirmar que o Inbound busca fazer parte da conversa, evitando que suas comunicações se assemelhem a anúncios agressivos – aqueles que os usuários acabam fechando-os logo que aparecem.

Além dessa grande diferenciação, quando o assunto são métricas de desempenho, ambas as estratégias também se apresentam de maneira bem diferente. Assim, no Outbound, só conseguimos analisar os resultados de uma campanha depois que ela já passou um bom tempo no ar. Por isso que é bem mais demorado startar uma campanha do tipo, visto que ela precisa ser muito bem pensada para evitar ao máximo o risco de não dar certo.

Por outro lado, no Inbound, você consegue metrificar os resultados em tempo real e acompanhar como suas ações estão performando. Além disso, caso perceba que algo não está caminhando como gostaria, é possível fazer ajustes e até mudar toda a estratégia.

Ademais, no Inbound Marketing, você pode metrificar todas as suas ações, desde quantas pessoas visualizaram seu conteúdo; em quais deles elas clicaram; por quanto tempo permaneceram; através de que meio essas pessoas chegaram ao seu site e por aí vai. Bom, mas para que as distinções entre ambas as estratégias fiquem bem claras, se liga neste resumão:

Inbound versus Outbound marketing

Bom, diante dessas disparidades, você deve estar pensando que eu estou dizendo que é melhor descartar o Outbound, certo? ERRADO, rs! E vou mostrar o porquê:

É fato que o Inbound tem se mostrado menos eficiente em diversas estratégias por conta dos consumidores, que estão mais informados e seletivos, e se incomodam com certas mensagens. Entretanto, para alguns negócios, principalmente as empresas de grande porte, essa estratégia ainda é superválida.

Assim sendo, o tradicional jeito de fazer marketing não precisa ser descartado por completo. No entanto, diante do novo perfil dos consumidores, essa estratégia precisa ser repensada e aperfeiçoada.

Pare então para pensar e perceba que as grandes marcas que fazem Outbound Marketing já mudaram suas propostas de divulgação na TV, no Rádio e na Internet, como é o caso da Coca-Cola, do MC Donalds, da Samsung e da Apple, por exemplo, que têm apostado muito mais em mensagens que coloquem seus consumidores para refletirem e se sentirem bem, ou seja, tirando o foco dos produtos e direcionando para os clientes. Ademais, se o seu produto ou serviço for realmente bom, ele vai se vender em qualquer uma das estratégias. Concorda?

Assim sendo, o mais indicado é conciliar ambas as estratégias, lembrando sempre de equilibrar os investimentos entre elas. Pois bem! Agora que você já conferiu as diferenças entre essas metodologias, vejamos alguns motivos pelos quais você deve apostar no Inbound Marketing!

Por que devo investir em Inbound Marketing?

Bom, cá entre nós, o Inbound Marketing é, atualmente, a estratégia mais importante para que sua empresa consiga impactar seu público e receber clientes qualificados – principalmente se você estiver começando a vender seu serviço agora.

Por que devo investir em Inbound Marketing?

Além disso, pesquisas recentes indicam que as práticas do Inbound aumentam consideravelmente as taxas de conversão. Ademais, um lead através dessa estratégia custa 62% a menos do que um originado no Marketing Tradicional. Sensacional, né?

Muito bem, some isso às estatísticas de que 86% das pessoas pulam os comerciais de TV e de que 84% dos usuários, entre 25 e 34 anos, já deixaram um site por conta de uma propaganda intrusiva ou irrelevante.

Dado o exposto, considere ainda que é possível investir bem pouco e colher resultados muito altos e em pouco tempo. Isso tudo graças ao famoso Marketing de Conteúdo, cuja definição e aplicação você pode conferir neste curso aqui! Clica e faça uma aula gratuita para conhecer.  Até a próxima! 😉

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar