MX Cursos

Por que identificar o público-alvo do seu negócio é tão importante para as suas estratégias de Marketing Digital?

Por que identificar o público-alvo do seu negócio é tão importante para as suas estratégias de Marketing Digital?

Um dos erros mais comuns entre os profissionais de Marketing Digital iniciantes é criar conteúdo não segmentado. E esse equívoco pode ser fatal para o seu negócio, pois a falta de segmentação pode fazer com que a mensagem que a sua empresa quer transmitir chegue a uma audiência que vai julgá-la irrelevante. Assim, você estará desperdiçando seus esforços com quem não faz parte do seu público-alvo.

No entanto, vale ressaltar que isso não quer dizer que você não possa dialogar com um público diferente do seu dentro das suas estratégias, pelo contrário. Mas inicialmente é extremamente importante criar vínculos com um grupo de pessoas que esteja mais propenso a adquirir os seus produtos ou serviços, e produzir um conteúdo focado.

Assim sendo, quando você decidir startar as estratégias de divulgação do seu negócio ou assumir a conta de um determinado cliente, busque entender bem o tipo de produto ou serviço que será oferecido. Quer saber mais dicas sobre esse assunto? Então vem comigo! 😉

Como definir um público-alvo?

Bom, para começar, uma das primeiras perguntas que você deve procurar responder é: o produto ou serviço oferecido é destinado à pessoa física ou jurídica? Essa resposta é crucial para definir diversas coisas, como o tipo de linguagem e até a melhor rede para a marca, afinal, às vezes determinados nichos se identificam mais com o Instagram, outros com o LinkedIn e assim por diante.

Outro fator importante a se considerar é a localização da empresa. Assim, se o serviço só será oferecido num ponto físico específico é possível fazer uma pesquisa de campo na localidade para entender quem são as pessoas que estão ao redor e testar a receptividade para o negócio. Agora, se é possível levar os produtos até o cliente, pense até que distância essa ação é viável? Que custos a empresa terá?

Depois de começar a traçar esse norte, considere também os dados demográficos do seu possível público-alvo, buscando responder às seguintes perguntas: o produto é voltado para um gênero específico? Há uma faixa etária limitadora? O nível de escolaridade e o estado civil interferem nessa análise? E a renda? O produto ou serviço está muito além da média salarial da região?

Como definir um público-alvo

Muito bem, agora pensemos de modo mais prático… Uma maneira interessante de obter informações sobre o seu possível público é oferecer uma amostra do seu produto ou serviço com o intuito de captar informações. Para isso, você pode investir em campanhas de leads, enquetes nas redes sociais, e-mail marketing, formulários de cadastro e até a boa e velha divulgação boca a boca.

Nossos cursos online relacionados a este post

Além disso, vale a pena conversar com as pessoas que já adquiriram seus produtos e buscar padrões. Outra opção interessante é pesquisar a audiência da sua concorrência direta e ver como ela afeta o seu negócio!

Dicas para chamar a atenção do seu público-alvo

Bom, agora que você já conseguiu estruturar as perguntas e ações que vão ajudá-lo a definir quem faz parte do seu público-alvo, vejamos algumas dicas para atrair a atenção dele para o seu negócio!

  1. Esteja no lugar certo e na hora certa

Para atrair a sua audiência é necessário saber por onde ela anda, certo? Assim, na hora de elaborar suas estratégias de Marketing Digital, faça questão de criar uma boa presença nas redes sociais e canais digitais que o seu futuro cliente está. Assim, se o seu produto ou servido é descontraído e dialoga com uma faixa etária mais jovem, aposte no Instagram. Agora, se você dialogo com quem toma as decisões nas empresas e oferece serviço mais corporativo, o LinkedIn é lugar certo para a sua empresa!

  1. Otimize o seu conteúdo

Agora que você já sabe quem faz parte do seu público-alvo e como encontra-lo, você precisa pensar em maneiras de atraí-lo até o seu negócio. Para isso, conhecer os preceitos do Inbound e do Marketing de Conteúdo é essencial para entender as necessidades da sua persona e criar materiais focados para o atual momento de compra em que ela está.

Dica: dê uma olhada nos nossos cursos sobre essas temáticas e confira dicas exclusivas para otimizar seu conteúdo.

  1. Agregue valor à sua marca

Engana-se quem pensa que oferecer os seus produtos ou serviços para todos os lados e a todo o momento vai fazer com que a sua empresa se destaque – bom, você pode até ser lembrado, mas talvez como responsável por aquela propaganda insistente e irrelevante. :/

Assim, é muito importante não tentar “empurrar” o seu negócio a qualquer custo. Muito pelo contrário! Ser sutil e conquistar o seu futuro cliente é o caminho mais rápido e frutífero para fidelizá-lo.

Para tanto, mostre à sua audiência como a sua empresa se importa com a satisfação dela e está focada em solucionar os seus problemas. Ademais, não se esqueça de se vender como referência no assunto – claro, se você realmente for, né? – pois isso trará mais credibilidade e valor aos olhos do seu público-alvo.

  1. Saiba com que está falando!

No Marketing Digital, muitas vezes a linguagem oral é substituída pela textual e pela imagética. Assim, é importantíssimo adequar o tom de voz da sua marca de acordo com o seu público.

Logo, se você pretende dialogar com uma audiência mais velha e formal, evite gírias, piadas, trocadilhos, memes e, em alguns casos, até emojis. Caso contrário, você pode passar uma imagem superficial e pouco profissional – lembrando que nada impede que você seja uma pouco mais informal, mas o equilíbrio é essencial.

Bom dito isso, o “inversamente proporcional” vale para quando o público é mais jovem e informal. Assim, é bom evitar formalidades desnecessárias e textos muito extensos e técnicos demais. Por outro lado, invista em imagens criativas, conteúdos interativos e esteja antenado às novidades do segmento para não perder uma boa oportunidade – nem o meme da vez! 😉

Dica: Conheça nossos Cursos de Marketing Digital, 100% em Vídeo Aulas e decole suas campanhas online.

E aí, curtiu as dicas? Me conta nos comentários como você definiu o seu público-alvo e como dialoga com ele. Vou adorar trocar uma ideia!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE