MX Cursos

Identidade de marca: o que é e como criar a sua?

Identidade de marca: o que é e como criar a sua?

Bom, antes de estudarmos os conceitos que fazem parte do tema central deste artigo, vamos refletir sobre o seguinte: você já parou para pensar nos produtos e serviços que você tem contato ao longo dos dias? – Imagino que alimentos, calçados, artigos de higiene pessoal, eletrônicos e muito mais fazem parte dessa lista, certo?

Pois bem, depois de pensar nisso, muito provavelmente você chegou à conclusão de que costuma adquirir produtos e serviços das mesmas marcas com certa frequência, né? Isso é bem comum, pois as suas escolhas como consumidor dialogam diretamente com os seus gostos, traços da sua personalidade e diversos outros fatores – sem falar que há uma relação de confiança entre marca e cliente, visto que suas expectativas são perfeitamente alcançadas!

Muito bem, dito isso, fica mais claro que essa conexão entre você e produto ou serviço de uma determinada marca é alimentada pelo branding. Vamos aprender um pouco mais sobre esse assunto?

O que é branding e como ele dialoga com o consumidor?

O termo branding vem da palavra brand, que em inglês significa marca. Assim, o conceito em questão pode ser entendido como as diversas estratégias utilizadas para destacar uma marca em relação às outras, como nome, logo, fontes, cores e, claro, sua visão, missão e seu objetivo no mercado.

Identidade de marca - Branding

Mas por que é importante se preocupar com isso no Marketing Digital? Bom, construir uma marca forte, que se destaca entre as demais, e é facilmente reconhecida é um dos objetivos de todos os negócios. Afinal, esse tipo de estratégia é capaz de, entre outras coisas, fidelizar o cliente, proporcionando uma relação duradoura com a empresa, e permitindo uma trajetória sólida no mercado.

No entanto, é importante ressaltar que, para que isso se concretize, é preciso muito mais do um nome bacana e um logo moderno, visto que a identidade da sua marca precisa dialogar com o estilo de vida do seu público-alvo, despertando o interesse do seu futuro cliente, assim como passar credibilidade e proporcionar uma experiência significativa.

Assim sendo, em resumo, podemos definir identidade de marca como tudo aquilo que diz respeito aos valores, à missão e aos objetivos da sua empresa, assim como todo o conceito visual que a tira do papel e a torna real, como um logo, o design dos produtos, o posicionamento do negócio no segmento em que atua e muito mais.

Nossos cursos online relacionados a este post

Logo, a integração desses elementos visuais e conceituais precisa transmitir uma impressão positiva aos clientes, conferindo um senso de originalidade aos produtos e serviços, inclusive, tornando-os únicos no seu nicho; mostrando aos clientes quem é a sua marca e como ela é capaz de resolver problemas e deixando claro como é que o seu negócio deseja que os seus clientes sintam-se quando adquirirem o seu produto ou serviço.

Por que ter uma identidade de marca?

Muito bem, mas quais são os benefícios de ter uma identidade de marca única? Bom, além de tudo o que você viu até aqui, também é importante considerar que em vários casos, a decisão de compra do cliente também é baseada no status da marca – e não apenas pelo preço ou pela qualidade do produto ou serviço.

Assim sendo, para ter uma vantagem competitiva no seu nicho, considere os seguintes motivos para desenvolver uma boa identidade de marca: 

Fidelidade do cliente

Muitos clientes escolhem um produto X da marca Y, pois eles são modernos, inovadores e fáceis de usar. Já outros preferem os produtos da empresa Z, visto eles têm um bom custo-benefício, são personalizáveis e atendem muito bem às expectativas.

Assim, ao criar a identidade da sua marca, você precisa considerar a criação de vínculo com o seu público-alvo, mostrando a ele que vocês possuem coisas em comum e até se completam, pois ele necessidade de um determinado produto ou serviço e você tem exatamente o que ele procura. 

Segmentação de mercado

Luxo, status, credibilidade, modernidade… Uma marca pode transmitir diversas características do seu público. Assim sendo, ter uma identidade de marca bem definida e estruturada é capaz de segmentar o seu mercado e fazer com que os seus produtos ou serviços se destaquem entre os clientes que estão dispostos a pagar o preço para adquiri-los.

Assim, se você vende carros de luxo, por exemplo, sua marca precisa ser igualmente suntuosa para atrair pessoas com um alto poder aquisitivo. Agora, se o seu negócio é focado em doces artesanais, sua identidade precisa ter uma pegada mais homemade e que remeta àquela sensação de saborear as delícias da vovó! 🙂

Valor de marca

Apesar de muitas marcas estarem na cabeça e no cotidiano das pessoas o tempo todo, nenhuma delas é onipresente. Assim, não é possível que a sua empresa esteja acompanhando e controlando cada segundo da experiência do cliente com o seu produto ou serviço, certo?

Portanto, é importantíssimo contar com a ajuda do branding para manter um diálogo constante e saudável com a sua audiência. Ao conseguir criar uma conexão e manter um bom vínculo com os seus clientes, sua marca se tornará mais familiar – e até íntima em alguns casos – e o seu negócio ganhará verdadeiros defensores dos seus produtos ou serviços, que muito provavelmente serão grandes influenciadores em suas respectivas comunidades.

Muito bem! Depois de toda essa teoria, você deve estar se perguntando: mas como construir uma identidade de marca de sucesso para o meu negócio?

Bom, como visto anteriormente, uma boa identidade deve reforçar os princípios e os objetivos da sua empresa. Assim, você pode começar esse processo de criação com uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats), de maneira a entender as Forças, as Fraquezas, as Oportunidades e as Ameaças do seu negócio em relação ao segmento no qual ele está inserido. Não faz ideia de como fazer isso? Vejamos algumas dicas!

Valor de marca

  • Forças (Strengths): na hora de listar as forças da sua marca, pense sobre o que o seu negócio faz de melhor, em relação à concorrência, considerando também as vantagens que esse diferencial oferece ao seu negócio.
  • Com relação às fraquezas (weaknesses), pense nos pontos que fazem a sua empresa menos interessante que a concorrência, como preço, localização, variedade de produtos, presença nas redes sociais etc.
  • Já para listar as oportunidades (opportunities), busque as tendências de produtos emergentes ou necessidades dos clientes, e analise se essas possibilidades permitem buscar novos mercados para a sua empresa.
  • Por fim, para listar as ameaças (threats) ao seu negócio, avalie quais são os obstáculos que impedem um bom desempenho e o crescimento da sua marca; considerando também quais são os fatores que ameaçam a sua capacidade de atender às demandas dos clientes agora e no futuro.

Bom, ao fazer isso, você passará a conhecer o seu nicho melhor e deverá começar a desenvolver os elementos da sua identidade de marca. Para tanto, imagine o tipo de cliente que você quer alcançar e a impressão que você quer que ele tenha da sua empresa.

Refletir sobre isso é essencial para escolher a linguagem adequada para dialogar com esse futuro cliente, assim como a identidade visual que irá atraí-lo. E por falar em identidade visual, é superimportante fazer um estudo detalhado sobre cores, fontes, texturas e imagens para que esses elementos fortaleçam a sua identidade de marca.

Schinaider Assessoria Acadêmica: um estudo de caso

Muito bem, para exemplificar toda essa teoria, vamos analisar alguns elementos que compõem a identidade visual e de marca da Schinaider Assessoria Acadêmica, minha empresa de revisão e formatação de texto:

Estudo de caso

Pois bem, quando eu decidi introduzir a minha marca no universo do Marketing Digital, a primeira coisa que eu busquei foi entender quem era o meu público-alvo. Assim, depois de muita pesquisa, eu descobri que havia uma grande demanda de revisão e formatação de textos acadêmicos nos cursos de graduação e mestrado da minha cidade.

Ao fazer essa descoberta, e lançar o meu serviço no mercado, principalmente por meio das redes sociais, eu busquei criar uma marca que passasse segurança e que fosse gentil aos olhos dos clientes. Para tanto, trabalhei com tons de azul – cor muito utilizada no âmbito educacional – e escolhi a coruja como mascote, por ser símbolo de sabedoria e dos cursos voltados para o magistério.

Ademais, com relação às fontes, eu fiz questão de trabalhar com uma mais manuscrita, que remete à escolarização, e uma fonte de máquina, que faz alusão àquelas que são utilizadas em textos formais e acadêmicos.

Por fim, sobre a comunicação com o meu público, escolhi uma linguagem que prioriza a norma culta, mas sem ser extremamente formal; fazendo uso de ícones e emojis para gerar aproximação com o meu público-alvo: estudantes universitários.

Gostou das dicas? Deixa seu comentário e vamos trocar uma ideia sobre o assunto. Um abraço! 😉

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE