Blog do MX Cursos

Use o conceito de hierarquia visual corretamente! Aprenda aqui

Use o conceito de hierarquia visual corretamente! Aprenda aqui

Qualquer profissional que trabalhe com a geração de conteúdo e de peças de comunicação visual, sejam elas gráficas ou digitais, precisa saber da importância da hierarquia visual.

Trata-se de um conceito muito importante no momento da criação. É ela que vai determinar como as informações serão organizadas e estruturadas em uma peça e, consequentemente, como serão recebidas pelo público. Isso significa que é preciso pensar e planejar onde entram as informações mais importantes, que devem ser vistas primeiro, e como é possível conquistar e prender a atenção do público.

Alguns elementos devem ser observado pelo designer para garantir que o espaço será aproveitado da melhor forma possível. Confira as nossas dicas para utilizar a hierarquia visual a seu favor.

Os padrões “F” e “Z”

“F” e “Z” são os dois padrões de organização da informação mais utilizados na diagramação de peças, devido a sua eficiência. Para entender melhor o seu funcionamento, é importante saber que, na cultura ocidental, todo mundo lê qualquer coisa de cima para baixo e da esquerda para a direita. Essas diretrizes acabam por definir quais são os pontos mais nobres de uma peça, ou seja, aqueles que devem conter as informações mais importantes.

No caso de peças com muito texto (matérias, anúncios informativos, textos em blogs), devemos usar o padrão “F”, pensando que as pessoas vão se deparar com uma extensa mancha de texto e procurar na coluna da esquerda palavras do seu interesse. Por isso, é sempre importante usar títulos curtos, em uma fonte maior ou em bold (negrito) para garantir que essas informações sejam bem visualizadas.

Já o padrão em “Z” é muito utilizado para peças com imagens, como a home de um site, um banner e um anúncio institucional. Pesquisas mostram que os olhos dos leitores percorrem um caminho semelhante à letra Z, por toda a peça. Começando, então, no canto superior esquerdo e terminando no canto inferior direito. Isso faz com que esses sejam os pontos principais para as informações indispensáveis — no começo, para prender a atenção e, no final, para reforçar a mensagem ou incentivar uma ação (já reparou onde sempre está o botão “Clique aqui”?).

As fontes

A escolha das fontes é outro fator super importante para a construção de uma boa hierarquia visual. Estamos falando do tamanho, do estilo e da quantidade de fontes utilizadas em um layout.

Começando pelo tamanho, fica claro que as informações mais importantes devem ter um peso maior, aparecendo com grande destaque. Os textos grandes são sempre aqueles que vão ser lidos primeiro e, por isso, determinam a relação do público com a peça. Se tem algo que precisa ser informado de qualquer forma, não pense duas vezes: escolha uma fonte maior.

Nossos cursos indicados

Sobre o estilo das fontes, podemos dividi-las em dois grandes grupos: as serifadas, mais clássicas e tradicionais, e as sem serifa, mais limpas e contemporâneas. Encontrar fontes que combinem entre si e reforcem a sua mensagem é essencial. No entanto, não vá transformar o seu layout em um festival de fontes — usar muitos tipos diferentes pode confundir o público e gerar um resultado bem poluído.

As cores

É muito importante encontrar uma combinação de cores que trabalhe a favor do seu layout, equilibrando tons mais vibrantes e chamativos com outros neutros. Esse conjunto orienta o leitor e torna o resultado mais organizado e eficiente!

Os respiros

Mesmo que a peça demande uma grande quantidade de informações, é sempre importante manter espaços em branco, os chamados respiros. Eles tornam o contato com a peça mais prazeroso e ajudam a chamar atenção para o que realmente importa.

Um bom layout é aquele que cumpre a sua função em todos os requisitos: encantar, informar e se destacar em meio a tanta informação. Por isso, sempre que for criar tenha essas dicas em mente — observá-las vai fazer toda a diferença no seus trabalho e nos resultados.

E então? Viu como seguir os conceitos de hierarquia visual é super importante para o seu layout? Afinal, de nada adianta passar horas criando um trabalho lindo se ninguém vai perceber, ler e absorver as informações mais importantes.

Você tem outras dicas sobre o assunto? Então deixe um comentário!