Blog do MX Cursos

Front-End ou Back-End? Entenda as diferenças e descubra o seu perfil

Front-End ou Back-End? Entenda as diferenças e descubra o seu perfil
Front-End ou Back-End? Entenda as diferenças e descubra o seu perfil
4.6 (91.67%) 12 voto[s]

Se você quer saber as diferenças entre Front-End e Back-End, você está no lugar certo! A criação de sistemas envolve a separação entre o desenvolvimento dos recursos que o ele contém: Back-End e a interface, que é onde o usuário faz a interação com as suas funções e as informações que ele manipula — o Front-End.

Para atuar como desenvolvedor web, é importante escolher entre Front-End ou Back-End, pois há uma grande variedade de tecnologias e técnicas específicas para cada uma delas. No mercado, há uma clara distinção entre os profissionais que atuam entre delas e é importante se especializar na área desejada para encontrar oportunidades de trabalho.

Explicaremos nesse post as diferenças entre Front-End e Back-End e qual é o papel do profissional que atua em cada uma delas.

Diferenças entre Front-End e Back-End

Desenvolvedor Front-End

Este profissional vai desenvolver a interface entre o sistema e o usuário. A partir do projeto gráfico do sistema criado por um designer, ele vai desenvolver as telas e seu comportamento em função da interação com o usuário. Por exemplo:

  • Recursos da interface do sistema: botões, campos de pesquisa e exibição de resultados, listas, tabelas etc.;
  • Interação com o usuário: telas com mensagens de texto indicando que uma ação foi concluída ou está pendente e variações de cores e formas conforme as ações dos usuários;
  • Animações: modo como informações aparecem ou saem da tela ou tornam o sistema mais intuitivo;
  • Ferramentas para auxiliar o usuário a manipular as informações na tela: autocomplete, modais, dicas que explicam as funções que o sistema oferece.

Dica: Quer se especializar ou potencializar seus conhecimentos em Desenvolvimento Front-End? Conheça nossos cursos de Desenvolvimento. E se quiser aprender a programar, também temos ótimos cursos de Programação.

O que o desenvolvedor Front-End deve compreender?

HTML

Linguagem para estruturar a página. Com o HTML, são criados os elementos básicos da página — como cabeçalho, rodapé, itens de formulário e tabelas —, bem como a estrutura em que as informações são apresentadas.

CSS

É usada para dar formar e a aparência à página. Por meio do CSS define-se cores, fontes, tamanhos, distanciamento e posicionamento dos elementos da página.

Javascript

Linguagem utilizada para determinar o comportamento da página, manipulando a estrutura em HTML, o CSS aplicado a ele e as informações que estão sendo mostradas.

Com Javascript, são criadas as ferramentas que vão facilitar a utilização do sistema pelo usuário. Alguns exemplos criados usando essa linguagem são autocomplete, calendário, carrossel e customizações como dicas exibidas em balões estilizados, por exemplo.

Dica: Quer aprender Javascript? Conheça nossos cursos online.

Desenvolvedor Back-End

É o responsável por criar as funcionalidades que um sistema apresenta. É ele quem desenvolve o software que contém as regras de negócio, faz a interação com os bases de dados, cria APIs e outros recursos que o sistema pode oferece.

Como o profissional Back-End atua?

Para atuar como Back-End, o desenvolvedor deve conhecer uma linguagem de programação como Java, PHP ou Phyton, por exemplo, que será usada para a construção do sistema. Ele então cria a lógica do sistema e desenvolve funções como:

  • Gravação e atualização de informações;
  • Transações comerciais;
  • Envios de e-mail;
  • Funções que geram análises dos dados armazenados e ficam disponíveis para gráficos;
  • Relatórios.

O desenvolvedor Back-End deve saber trabalhar com bancos de dados e conhecer tecnologias para criação de servidores web, transações usando protocolos como HTTP e de segurança para proteger os dados dos usuários.

Para atuar como Front-End ou Back-End, existem vários conhecimentos específicos que diferenciam bastante um do outro e são determinantes na carreira do desenvolvedor que vai atuar em cada uma delas.

O Front-End deve se aprimorar em linguagens e recursos que vão tornar a interface com o usuário clara e intuitiva, enquanto o Back-End desenvolve os recursos que definem o negócio para o qual o sistema foi idealizado.

E você? Está interessado na carreira de desenvolvedor Front-End ou Back-End? Conheça os cursos da MX Cursos! Você vai encontrar o que precisa para ser um profissional completo, independentemente de qual for a sua opção.

Felipe Cardozo

Felipe Cardozo

Felipe Cardozo é fundador e professor do MX Cursos. Também é publicitário e criador do MX Masters e Video Aulas Brasil, ama tecnologia e como filho de pais professores, não poderia deixar de ser: Compartilha imediatamente tudo que aprende!

Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE

Comente!

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.