MX Cursos
Frameworks

Framework’s CSS – Crie sites de forma rápida

Rate this post

Os Framework’s CSS são um conjunto de configurações pré-definidas para criar estrutura que facilite a criação de projetos como sites, blogs ou Dashboards.

Muitos deles vem com as conhecidas Grids, importantes para design responsivo, componentes como botões, formulários, tabelas, e ainda vem acompanhados com Javascript para criar efeitos e recursos como modais, slideshows ou carrossel.

Um Framework é um conjunto de abstrações que vão definir um fluxo de uma aplicação. Os Framework’s CSS segue esse linha, com definições para seu HTML e classes para CSS, permitindo assim que você estruture seus projetos.

Entregar um projeto rápido faz toda diferença, principalmente quando você precisa se preocupar com detalhes que nos Framework’s CSS já estão presentes.

Quer saber mais sobre CSS? Veja nossa lista de post sobre este assunto.

O surgimento deles vieram da necessidade de se trabalhar com sites responsivos (Adaptáveis e flexíveis para dispositivos móveis), criação das grids e também dos modelos mobile first, que é uma técnica que dá ênfase primeiro em design e experiência em dispositivos móveis.

Algo muito interessante em Framework’s CSS é a popularidade. Isso ajuda impulsionar a evolução do CSS, pois trazem soluções que mais tarde são implementadas nativamente.

Vamos listar alguns Framework’s CSS que vão aumentar sua produtividade.

Bootstrap

Framework's CSS - Bootstrap

O Bootstrap é um dos Framework’s CSS mais populares. No primeiro momento ele foi criado para ser usado internamente no Twitter por Mark Otto e Jacob Thornton.  Surgiu com nome de Twitter Blueprint e em 2011 foi lançado como open source e teve o nome alterado para Bootstrap.

Na versão 2, inclui o web responsivo. Já na versão 3 mudou o conceito para mobile first e na versão 4 Sass e FlexBox.

Acesse o site e conheça este Framework CSS.

Pure.css

Framework's CSS - Pure.css

O Pure.css é Framework CSS do Yahoo. Seu lançamento público foi em 2013. Sua forma de escrever o CSS se baseia no SMACSS.

Ele é modular e pequeno. Minificado com gzip, ele chega a 3.8 KB. Possui grid, menu, botões, entre outros.

Acesse o site e conheça este Framework CSS.

Materialize

Framework's CSS - Materialize

O Materialize CSS é baseado o Material Design. Trata-se de um conjunto de princípio de design para melhorar a experiência do usuário.

O Material Design foi criado pelo Google e o primeiro release do MaterializeCSS foi em  2014. A equipe responsável pelo projeto é composta por Alvin Wang, Alan Chang, Alex Mark e Kevin Louie.

Acesse o site e conheça este Framework CSS.

Foundation

Framework's CSS - Foundation

O Foundation foi lançado publicamente em 2011 pela empresa ZURB. Mas ele surge em 2008 com como guia de estilo do ZURB e em 2010 foi unificado e dado nome de Foundation.

Desde do inicio seu foco era criação de design responsivo para poder facilitar a construção de sites.  Ele possui estilos para botões, formulário, layout responsivo, tipografia, etc.

Acesse o site e conheça este Framework CSS.

Bulma.io

Framework's CSS - Bulma.io

Bulma.io é um Framework CSS baseado em Flexbox. Foi criado pelo Jeremy Thomas e foi inspirado no Bootstrap.

Seu primeiro release foi em 2016.  Ele possui diversos componentes para layout, formulário, botões, etc.

Acesse o site e conheça este Framework CSS.

Mas precisamos ainda utilizar Framework’s CSS?

Precisar não é bem a palavra, mas a utilização deles vai facilitar a criação de recursos. Eles também vão evoluindo gradativamente, pois por trás de cada Framework, tem sempre uma comunidade apaixonada e ativa.

Um cuidado que precisa ter é devido à padronização dos elementos gráficos, para que tudo não fique com a mesma aparência.

Ou seja, dê asas à sua imaginação e personalize bem seus projetos criados com Framework’s CSS.

Usa algum desses? Tem sugestões de outros?

Deixe um comentário abaixo.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar