MX Cursos
criar filtros personalizados no Instagram

Passo a passo para criar filtros personalizados no Instagram

Rate this post

Quer aprender a criar filtros personalizados no instagram para usar nos stories do seu negócio? Então você pode contar com a ajuda da Realidade Aumentada, recurso que permite a interação do mundo real com a realidade virtual. Continue lendo este artigo e aprenda a utilizar esse recurso através deste passo a passo supersimples!

O que são e como funcionam os filtros nos stories do Instagram?

Quando falamos em novos recursos de Marketing, o Instagram é referência no assunto, certo? Principalmente no que se refere aos stories, recurso que caiu no gosto dos usuários e de todos os tipos de marca, e que conta com a Realidade Aumentada para oferecer uma nova abordagem de comunicação – muito mais divertida e, sem dúvidas, mais interativa.

Assim, então, criar filtros exclusivos é uma ótima opção para que as empresas possam se aproximar cada vez mais dos seus seguidores e clientes. E para isso, é possível utilizar o Spark AR Studio, um programa gratuito, que é uma iniciativa do Facebook para Desenvolvedores, e que busca proporcionar uma experiência interativa sem o uso de códigos complexos.

Utilizando o Spark AR Studio para criar filtros para o Instagram

Depois de baixar e instalar o programa no seu PC, a partir deste link, abra o Spark Studio e clique em “Criar projeto”.

Utilizando o Spark AR Studio

Agora, é preciso criar uma máscara clicando com o botão direito domou-se no menu “Focal Distance” e depois em “Face tracker” – para rastrear o rosto.

Utilizando o Spark AR Studio

Feito isso, vamos repetir o mesmo procedimento, mas dessa vez vamos adicionar uma

“Face mash”:

Utilizando o Spark AR Studio

Com essa opção selecionada, então, é necessário criar um novo material para trabalharmos a camada do rosto, clicando em “material” aqui na direita:

Utilizando o Spark AR Studio

Dica: Não se esqueça de renomear a sua camada, aqui na esquerda, para não perdê-la depois!

Utilizando o Spark AR Studio

De volta à camada da “Face Tracker”, clique novamente com o botão direito do mouse e adicione um “Plano”:

Utilizando o Spark AR Studio

Agora, clique novamente em “materials” e crie outro material de trabalho, lembrando-se de renomeá-lo também para não confundir com o anterior.

Utilizando o Spark AR Studio

Feito isso, clique na camada de “Textura”, na direita da sua tela, e selecione o arquivo do seu filtro.

Utilizando o Spark AR Studio

A imagem precisa estar em PNG e caso seja vazada, como uma espécie de moldura, precisa ter o fundo transparente.

Utilizando o Spark AR Studio

Depois de fazer o upload do arquivo, clique em “Plano”, na esquerda da tela, e configure o tamanho do filtro ajustando a escala. No meu caso, eu criei uma moldura para a Schinaider Assessoria Acadêmica, minha empresa de revisão e formatação de textos, como se fosse uma foto polaroid e com a frase “TCC aprovado #vemformatura!”

Para um formato quadrado como esse, acredito que uma escala de 2,5 fique bom, mas tudo vai depender do formato do filtro que você está criando. Assim, é só ir testando e ver como ele se adapta ao rosto, ok?

Utilizando o Spark AR Studio

Bom! Feito isso, agora é hora de exportar o filtro criado! Para isso, é só clicar em “File” e depois em “Export”.

Utilizando o Spark AR Studio

Em seguida, clique aqui para abrir o Spark Hub, no pop-up que aparecerá na sua tela, pois é hora de enviar o filtro para aprovação. Uma vez dentro da plataforma, clique em “Carregar efeito”.

Utilizando o Spark AR Studio

Na próxima tela, faça o upload do arquivo, informe o proprietário do filtro e selecione o destino, escolhendo entre o Facebook e o Instagram – lembrando que só é possível escolher uma dessas opções.

Utilizando o Spark AR Studio

Dê um nome ao seu efeito – lembrando que ele ficará visível para todos quando for aprovado – suba uma miniatura que represente o seu filtro com um tamanho de 200×200 pixels e no formato .png ou .jpeg.

Utilizando o Spark AR Studio

Dica: Para uma boa miniatura, exporte o arquivo inicial do seu filtro nesse tamanho menor, mas sem a transparência, para que ele seja aprovado com maior facilidade.

Feito isso, teste o seu efeito na câmera do Instagram, através do link disponibilizado pela plataforma, e faça ajustes, caso seja necessário, antes de seguir para as próximas etapas.

Utilizando o Spark AR Studio

Depois de clicar em “Próximas etapas”, então, selecione uma categoria para o seu filtro, acrescente palavras-chave que vão ajudar os usuários a encontrá-lo na galeria dos stories e suba um pequeno vídeo de teste, demonstrando o funcionamento do seu efeito.

Utilizando o Spark AR Studio

Feito isso, defina como será a programação do seu filtro, optando por deixá-lo disponível assim que for aprovado ou programando seu lançamento para uma determinada data – ótima opção para quem vai criar um filtro sazonal com base em alguma época do ano ou promoção.

Utilizando o Spark AR Studio

Por fim, crie uma descrição sobre como o seu efeito funciona para que os usuários tenham interesse em utilizá-lo.

Utilizando o Spark AR Studio

Revise todas as informações e envie seu filtro para análise. Assim que o ele for encaminhado, então, o arquivo passará por um processo de revisão e o Facebook enviará um feedback dentro de 1 dia ou em até 1 semana, já que todos os efeitos são revisados, individualmente, para que a plataforma tenha certeza de que eles seguem as políticas de uso e os padrões da comunidade.

Utilizando o Spark AR Studio

Depois desse processo, então, seu filtro estará disponível na galeria do Instagram Stories. Caso seu efeito seja rejeitado, você vai receber uma notificação com mais informações e poderá reenviá-lo para aprovação depois dos ajustes necessários.

E então, gostou do passo a passo para criar filtros personalizados para o seu negócio? Então agora é hora de colocar a mão na passa! Depois me conta como ficou o seu efeito! Um abraço! ?

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar