MX Cursos
mobile users site

Como feedbacks de usuários podem melhorar o seu site ou aplicativo

5/5 - (1 vote)

Interfaces digitais hoje em dia costumam se manter em constante mudança, se adaptando aos hábitos e preferências do seu público. A concorrência é grande e você sabe que precisa oferecer uma excelente experiência do usuário para se destacar e buscar crescimento com o seu site ou aplicativo. Para isso, é necessário desenvolver interfaces atraentes, sistemas robustos por trás e técnicas de otimização como o SEO, por exemplo. Mas qual é o segredo de um aplicativo de sucesso? O que faz um site cair no gosto dos usuários? Essas são perguntas que muitas vezes só podem ser respondidas por eles mesmos.

Para usar os feedbacks de usuários é necessário agir com criatividade e fazer as perguntas certas. Listamos maneiras de como feedbacks de usuários podem melhorar o seu site ou aplicativo e algumas dicas para obter essas informações valiosas.

Continue lendo!

Usuários ajudam a corrigir erros

Estar atento ao que o usuário tem a dizer não é só uma boa prática ou alternativa de atendimento ao cliente. Dependendo do número de pessoas usando a sua interface diariamente, são milhares ou milhões por mês passando por cada tela, mais do que qualquer equipe de testes seria capaz.

Ofereça formas de se acusar problemas e erros na navegação, como usar o Hotjar em seu site. Coloque formulários práticos em páginas de erro personalizadas para captar informações sobre falhas no momento em que elas acontecem. E não se esqueça de promover baterias de testes com alguns usuários, que podem acelerar muito o desenvolvimento de soluções inteligentes de design.

Mas nada disso adianta se os erros forem ignorados. Faça com que haja uma rotina ágil de correção destes problemas, e dê um retorno sobre a solução para o seu usuário. Dedicando tempo para ajudar, ele se torna muito valioso e importante.

Use as ideias dos seus usuários

Seguindo a mesma lógica, é possível usar a cabeça dos seus usuários a favor de um site ou aplicativo continuamente melhor. Peça a opinião do seu público! Em aplicativos, é fácil conseguir um feedback após a primeira utilização, geralmente direcionando para a página de download do app para ganhar as estrelinhas da avaliação e talvez até um review positivo. Isso é bom inclusive para ganhar mais visibilidade na loja de aplicativos e conseguir novos usuários.

Já os sites podem usar uma infinidade de ferramentas para coletar a opinião do usuário. Desde landing pages até pequenos botões de feedback presentes o tempo todo, o que não falta são alternativas para receber dicas úteis.

Testes A/B são muito eficientes e podem ser aplicados constantemente na melhoria de sistemas. Faça deles uma constante! Ao comparar um desempenho entre duas alternativas de design, é possível optar pela versão mais eficiente e continuar sempre melhorando ao executar repetidamente o processo.

Dica: Quer se especializar em tecnologias do presente e do futuro? Conheça nossos cursos de Marketing Digital, Design Gráfico e Desenvolvimento Mobile.

Peça um feedback!

Se houver uma necessidade específica, você pode ser mais direto e falar com seu público através de um vídeo, por exemplo. Seja espontâneo e sincero, fale da sua necessidade sem revelar demais, e peça a opinião do usuário. As pessoas adoram conhecer quem está do outro lado! Isso aproxima e humaniza as suas relações com quem usa o seu site ou aplicativo.

E para adicionar ao seu arsenal outras práticas de otimização, conheça as técnicas de marketing do Google e entenda como melhorar o conteúdo e a estrutura do seu site.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar