MX Cursos
Fator UAU: Como encantar o consumidor no e-commerce?

Fator UAU: Como encantar o consumidor no e-commerce?

Rate this post

O mercado online está crescendo constantemente e, com isso, o consumidor fica cada vez mais exigente diante de tantas opções. Então, como encantar o consumidor no e-commerce a ponto de ele dizer: “Uau! Que site massa!”?

No post de hoje, trouxemos algumas dicas para você conseguir impactar o seu cliente. Confira:

ONDV_Artigo_Foto_Dagoberto_0614_Ecommerce_Mudando_2

Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC 2.0)

Um bom atendimento faz toda a diferença no relacionamento com o cliente. Com a revolução das redes sociais, a opinião do consumidor ganhou uma proporção gigantesca e, para acompanhar esse crescimento, usamos o SAC 2.0. Ou seja, um atendimento no ambiente digital com interação em tempo real.

Grandes empresas ganharam uma posição de excelência no atendimento por antecipar soluções aos possíveis problemas do cliente e rápidas respostas às dúvidas e reclamações. A regra de ouro é tratá-los como gostaríamos de ser tratados — afinal nós também somos consumidores.

E-mail marketing segmentado

Não existe coisa mais chata do que receber vários e-mails que não são relevantes. É ruim para o cliente e para a empresa, pois ela acaba sendo marcada como spam. Para encantar o consumidor no e-commerce, você pode usar e-mail marketing segmentado.

Como um serviço personalizado, esse recurso filtra o conteúdo com base nos interesses do cliente, sua idade, sexo e outros. Trate o e-mail do cliente como um bem precioso, pois ele é um meio de comunicação poderoso de relacionamento. Além disso, esse recurso pode ser usado para enviar cupons de desconto para incentivar a segunda compra do cliente.

Identidade visual

Com toda a competitividade no mercado, coisas pequenas e sutis podem fazer a diferença. Por isso, a identidade visual do site é fundamental. Ela influencia a primeira impressão do consumidor ao conhecer sua loja virtual, logo é preciso ter muita atenção ao escolher o design e a linguagem do seu e-commerce.

Deve haver coerência em todos os meios de comunicação a serem usados, como cartão de visitas, website e publicidade online e offline. Com um sistema de cores padrão, logotipo original e até a fonte certa, podemos arrasar na primeira experiência do consumidor e ficar um passo à frente da concorrência.

Por conta da crescente utilização dos aparelhos móveis, é essencial desenvolver um site otimizado para esses dispositivos e com um layout responsivo. Isso significa que todas as páginas da sua loja virtual serão bem visualizadas em qualquer formato de tela.

Benchmarking

O benchmarking consiste em aprender com empresas que são referência no mercado. Não para copiar seus movimentos, mas para comparar e identificar oportunidades de melhorias que podem ser feitas ao seu produto ou serviço. O objetivo é o aumento das vendas.

Conteúdo de qualidade

Já falamos sobre a comunicação visual do site, a estética, agora vamos falar sobre o conteúdo em si. Você está pronto para encantar o consumidor no seu e-commerce? Vamos lá. Não adianta ter um layout maravilhoso e um produto incrível se o conteúdo não é atrativo.

Identifique seu público-alvo, produza conteúdo leve e inovador na linguagem dele. Mantenha uma porta aberta para possibilitar o feedback do consumidor e invista em links que podem tornar o conteúdo mais rico.

Pesquisa de Satisfação de Clientes (PSC)

É sempre bom saber o que o público acha da sua loja. Assim, você pode usar essa informação para melhorar os resultados. Existem 2 tipos de pesquisa: qualitativa (com depoimento de clientes) e quantitativa (com informações para gerar estatísticas).

Ela pode ser feita pessoalmente, por telefone, e-mail ou formulários em plataformas. Ao elaborar as perguntas, seja objetivo e conciso. Forme frases curtas e use uma linguagem de fácil compreensão para tornar a pesquisa rápida.

Remarketing

O remarketing é uma ferramenta do Google AdWords que apresenta anúncios para aquelas pessoas que já demonstraram interesse no seu produto. É muito mais efetivo que um anúncio comum, visto que seleciona as pessoas certas, na hora certa.

Percebeu como encantar o consumidor no e-commerce não é nenhum bicho de 7 cabeças? Você só precisa se aperfeiçoar para variar os serviços e ganhar mais dinheiro.

Para ficar fera mesmo nessa área, faça este curso grátis de Pesquisa de Satisfação da MX Cursos!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar