Blog do MX Cursos

Facebook ADS vs Google Ads – Qual usar?

Facebook ADS vs Google Ads – Qual usar?
Avaliar post

Para quem deseja investir ou já investe em marketing digital, os gigantes Google Ads e Facebook ADS são as maiores plataformas de anúncios online que existe.

É fato que para aumentar a propagação de seu negócio e aumentar suas vendas é preciso sim investir em uma ótima ferramenta de divulgação online.

Mas, diversos empreendedores quando se deparam com estas duas opções, acabam que não sabendo quais as características de cada uma e qual a melhor para seu tipo de negócio.

Se você é um deles, continue com a leitura deste post e descubra – Facebook ADS vs Google Ads; qual usar?

O Facebook ADS

Facebook ADS

O Facebook ADS é uma plataforma voltada para a gerenciamento e produção de anúncios e que permite a você segmentar seu público-alvo tendo como base o interesse e o comportamento das pessoas.

Ou seja, você pode atingir a audiência deseja com base em critérios, como:

  • Gênero.
  • Idade
  • Nível educacional.
  • Área geográfica.
  • Emprego, etc.

Vantagens do Facebook ADS

  • Segmentação mais específica o que torna o anúncio mais efetivo já que somente pessoas relevantes para seu negócio serão alcançadas.
  • As postagens podem ser patrocinadas para veicular sem estarem propriamente em sua fanpage, o que evita sobrecarregá-la.
  • Grande variedade de anúncios para cada tipo e etapa do negócio, o que contribui também para apoiar suas demais estratégias de marketing.
  • O custo por clique (CPC) é mais interessante, vez que o cálculo é feito a partir do valor investido pela quantidade de cliques que recebe. Assim, quanto mais cliques seu anúncio tiver, menos irá custar.

A desvantagem do Facebook ADS é que o usuário vai receber um anúncio de algo que nem sempre é o que ele deseja adquirir, ou não é interessante para ele naquele momento.

Dica do redator: Quer se especializar ou potencializar suas habilidades em Inbound Marketing, Facebook e LinkedIn Ads, Google Ads, Marketing de Conteúdo, WhatsApp Business, Instagram Marketing, entre outros? Conheça todos nossos Cursos Online de Marketing Digital em Vídeo Aulas.

Desse modo, será necessário que você concentre mais esforços para atrair e reter determinado usuário e torná-lo seu cliente.

Quer se aprofundar mais? Veja neste artigo 5 motivos para anunciar no Facebook ADS.

O Google Ads

Google Adwords

O Google Ads é uma plataforma de pesquisas que tem como foco a segmentação de palavras-chaves e textos (pagos ou não) que são exibidos em posição de destaque na busca orgânica mais utilizada do mundo, isto é, o Google.

Através da propaganda com custo por clique, você paga pela oportunidade de gerar mais tráfego para seu site/blog.

Além disso, você pode fazer a segmentação de uma campanha por imagens em sua página e, também, inserir vídeos.

Sendo assim, seu anúncio aparece quando o usuário fizer uma busca com a palavra-chave utilizada pelo anunciante.

Se quiser se aprofundar mais ainda, veja neste artigo 5 motivos para você anunciar no Google Ads.

Vantagens do Google Ads

  • O anúncio aparece apenas para quem está buscando pelo seu produto/ou serviço, isto graças à segmentação e palavra-chave.
  • Você só paga se o usuário clicar no seu anúncio.
  • Não precisa de um valor mínimo para investir e possibilidade de acompanhar em tempo real os valores que estão sendo cobrados, o que permite a você alterar ou otimizar suas campanhas.
  • É possível identificar o seu ROI (Retorno Sobre Investimento) com alguns cálculos, e em poucos minutos sua campanha fica disponível e visível para milhares de usuários.

Já a desvantagem do Google Ads é que o Google tem como uma de suas métricas valorizar a experiência do usuário; logo, caso seu site/blog não siga com as políticas corretas, não possua aparência e conteúdos relevantes para permanecer nas primeiras posições do mecanismo de busca, seus custos serão maiores.

Facebook ADS ou Google Ads; qual usar?

Como você pode perceber cada uma destas plataformas tem características específicas e atinge objetivos distintos dentro das estratégias voltadas para cada modelo de negócio.

Entretanto, Facebook ADS e Google Ads são complementares, pois você pode combinar as duas para alcançar tanto o consumidor que está efetivamente procurando por seu produto/serviço e também oferecê-los àqueles que ainda não os conhece para dar mais visibilidade e conciliar sua marca no mercado.

Identifique qual é a plataforma de anúncios mais relevante para seu negócio e concentre seus esforços nela, porém não se esqueça da outra.

E então? Qual destas você considera ser mais importante para seu negócio – Facebook ADS ou Google Ads?

Caso tenha mais alguma dúvida, registre nos comentários que teremos prazer em te ajudar!

Um forte abraço.

Felipe Cardozo

Felipe Cardozo

Felipe Cardozo é fundador e professor do MX Cursos. Também é publicitário e criador do MX Masters e Video Aulas Brasil, ama tecnologia e como filho de pais professores, não poderia deixar de ser: Compartilha imediatamente tudo que aprende!

Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.