MX Cursos
fb ads

Facebook ADS – Exibir anúncios em dias e horas específicos

5/5 - (1 vote)

Há 1 ano estou determinado a desvendar todos os mistérios que o Facebook ADS (Ferramenta de publicidade do Facebook) possui. E nesse período, tenho feito descobertas importantes.

Como Marketing requer inúmeros testes, análises e otimizações, tive a missão de analisar minuciosamente diversos aspectos ao criar anúncios e mensurar delicadamente os seus resultados.

Um dos primeiros testes que fiz foi a respeito da otimização dos anúncios para que eles pudessem ser exibidos apenas nas “horas de pico” do meu negócio.

O Facebook possui algumas formas de entrega de anúncios e uma delas é o CPM (custo por 1000 impressões) ou oCPM (custo por 1000 impressões otimizado).

Facebook ADS – Quer pagar quanto?

Facebook ADS - Quer pagar quanto?Este modelo faz parte do sistema de leilão que o Facebook possui para entregar resultados em suas campanhas. Desta forma, você concorre com outros anunciantes que oferecem os mesmos serviços que você.

Este leilão possui 2 prismas essenciais:

  • A criação de valor para os anunciantes, ajudando-os a alcançarem e obterem resultados a partir das pessoas nos seus públicos-alvo;
  • A oferta de experiências relevantes e positivas para pessoas que usam Facebook e seus serviços.

Diferença dos leilões convencionais

Porém, na contramão de um leilão convencional (Sim, aqueles em que pessoas numa sala levantam plaquinhas ou gritam um valor para comprar um quadro raro, por exemplo), este método não visa gerar um ganhador pelo lance mais alto e sim o anúncio que gerar o maior valor total.

Neste modelo você define um valor a pagar toda vez que seu(s) anúncio(s) for(em) exibido(s). Isso chama-se “Lance”. É basicamente aquele mantra “Quer pagar quanto?”

Valor ou relevância?

Deste modo, quanto maior for o lance, em tese seu anúncio será exibido para mais pessoas exatamente por que provavelmente você estará investindo um valor maior para o CPM do que um concorrente seu. Mas engana-se quem acha que o maior valor do lance é o único ponto determinante para que o Facebook eleja um ganhador. Fatores como qualidade e relevância do anúncio são itens preponderantes e considerados pelo Facebook. Por isso, atente-se quanto à Pontuação de relevância de seus anúncios, heim!

Dica: Para empresas com nichos ou produtos raros ou poucos usuais em determinadas localidades, o CPM tende a ser menor, uma vez que a concorrência para estes produtos é menor. Por isso, ao invés de escolher inicialmente o oCPM, escolha o CPM sem otimização para determinar o valor do lance. Inicie com um valor inicialmente inferior ao que o Facebook sugere e vá subindo gradativamente de acordo com seus resultados e objetivos.

Capturando informações do negócio

Bom, como você já sabe o funcionamento do modo de leilão do Facebook, voltamos à programação normal.

Sabendo que a cada 1.000 vezes que um anúncio meu fosse exibido eu teria um custo com isso, tive a ideia de analisar os números do meu negócio para entender qual seria o horário de pico de vendas e acessos.

Desta forma, eu poderia exibir anúncios apenas nesses horários, gastando menos com suas exibições e sendo mais assertivo.

Uma das formas mais básicas de consultar esses números é através do Google Analytics.

A poderosa ferramenta de análise de audiência de sites do Google permite extrair relatórios de seus acessos por dia/mês/ano e claro, por horas.

Exemplo de programação

Facebook ADS - Google Analytics

Como pode ver, onde os bloquinhos estão mais escuros, os acessos no site são maiores. Deste modo, entendi que entre 8hs da manhã e meia noite nosso site recebia um maior número de acessos.

Porém, há algumas considerações importantes antes de você definir essa estratégia:

  1. O que representa maior peso pra você na veiculação dos anúncios? Vendas, Leads ou Acessos?;
  2. Filtre para que os resultados no GA sejam apenas de acessos orgânicos, caso você priorize os acessos como base para configuração dos anúncios no FB ADS, pois se você já anuncia em mídia paga, o volume não é apenas orgânico;
  3. Extraia do seu sistema relatórios de horários de pico de suas vendas (Vendas E-Commerce ou CRM), caso sua prioridade seja venda;
  4. Leve em consideração seu nicho de negócio e acessos/compras provenientes de localidades com fuso-horários extremos, pois nada adianta exibir anúncios em horários aqui no Brasil e que no Japão, por exemplo, todos estejam dormindo :P.
  5. Não mude toda a estratégia de seus anúncios e sim faça testes A/B com seus anúncios para saber se esse “filtro” de veiculação de anúncios por dia/hora melhora seus resultados.

Negócios com delivery ou horários de atendimento específicos

Se o intuito de seus anúncios é divulgar serviços e produtos e você possui um atendimento necessário para dar suporte aos clientes que entrarem em contato, você precisará se atentar quanto a isso. Para delivery’s, por exemplo, é necessário que a programação respeite os devidos horários de disponibilidade do atendimento ao cliente.

Outro cuidado é sobre o horário de verão. Aqui no Brasil, a diferença entre algumas regiões durante este período pode chegar até 3 horas. Portanto, antes de planejar uma campanha programada, leve em consideração todos esses pontos e analise os impactos que isso pode causar em cada tipo de anúncio, finalidade e objetivo.

Exibindo anúncios no Facebook ADS em determinados dias e horários

Agora que você já sabe como extrair informações importantes do seu negócio, chegou a hora de configurar seus anúncios para otimizar sua exibição durante os horários de pico.

Esta configuração está presente nos conjuntos de anúncios. E já adianto uma coisa: Não é possível configurar isso para conjuntos de anúncios já criados, ou seja, você deverá determinar essa programação no ato da criação de um conjunto de anúncios. Deste modo, eu sugiro que você duplique um conjunto de anúncios e neste novo conjunto de anúncios efetue esta otimização.

Esta configuração de programação de exibição de anúncios está presente no item “Programação de anúncios”, no bloco “Orçamento e programação”, situados dentro da configuração do conjunto de anúncios.

Facebook ADS - Programação de anúncios

Contudo, conforme exposto acima, caso o conjunto de anúncios já esteja criado, você não conseguirá marcar a opção “Veicular anúncios de acordo com uma programação”, conforme abaixo:

anuncios2

Ou seja, você precisa configurar seu orçamento para orçamento vitalício e não diário. Contudo, para ingrata surpresa de muitos, ao editar um conjunto de anúncios já criado, esta alteração não é possível, conforme imagem abaixo:

anuncios3

Ou seja, você até consegue editar o valor do orçamento, mas não consegue mudar o tipo (De Orçamento diário para Orçamento vitalício)

Deste modo, como dito mais acima, a duplicação do conjunto de anúncios ou até mesmo criação de um novo é a única solução.

Ao duplicar um conjunto de anúncios ou até mesmo ao criar um novo, você poderá configurar o orçamento para vitalício, como abaixo:

anuncios6

Conclusão

Na imagem acima, é possível ver que agora sim é possível selecionar “Orçamento vitalício” e sendo assim, logo mais abaixo, você poderá marcar a opção “Veicular anúncios de acordo com uma programação”.

Nos quadros abaixo, é possível ver que exibirei meus anúncios deste conjunto todos os dias da semana, de 8hs da manhã até meia noite. Desta forma, segui o mesmo fluxo que o Google Analytics me mostrava relacionado aos acessos orgânicos, mas como disse, você poderá testar esta programação pelos horários de maior conversão ou vendas em seu site.

Agora é só rodar seus anúncios e testar! Testar muito…

E você? Já conhecia este recurso, já usava? Tem dúvidas?

Deixe seu comentário abaixo e vamos bater um papo.

Abraços.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar