Blog do MX Cursos

Entenda qual a função do analista de mídias sociais

As mudanças no mercado de trabalho acontecem a passos largos. Diante desse cenário, é preciso ficar de olho em todas as transformações para se adaptar a elas da melhor forma forma possível. Inclusive, quando o assunto é a extinção de algumas funções que dão lugar a outras.

O mercado de trabalho é algo vivo que se modifica de acordo com as profissões e com os profissionais inseridos nele. Por isso, a palavra-chave é mudança se o seu intuito é compreender as atividades no mundo moderno.

Neste contexto, a internet ocupa um espaço de grande relevância tanto na vida pessoal quanto na carreira profissional das pessoas. Principalmente, se o tema for mídias sociais. Mas o que estas redes digitais são? Qual o papel delas no mundo dos negócios? Como trabalhar com elas?

Continue lendo nosso post e descubra!

As mídias sociais

O que são mídias sociais? A definição mais geral diz que se trata de meios de comunicação utilizados para promover a troca de ideias entre duas ou mais pessoas. No entanto, no atual cenário, elas dizem respeito às redes sociais digitais.

Assim, elas são recursos para facilitar e aprimorar a interação entre as pessoas. Nas mídias sociais, estas ações podem ocorrer de várias formas: compartilhamentos, curtidas, comentários, fóruns de discussões, mensagens, postagens, publicações, ícones, vídeos e imagens.

Mas, o melhor dessas mídias é que os custos, em sua maior parte, são baixos ou nulos — o que as diferencia das mídias tradicionais, como jornal, televisão e rádio.

Quer exemplos? Aposto que você já ouviu falar de: Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram, LinkedIn, blogs, sites e todos os recursos digitais que visam integrar melhor o público por meio da internet e dos aplicativos mobile.

Nossos cursos indicados

No mundo dos negócios

Para as empresas, as mídias sociais são fundamentais para alavancar o negócio, empurrá-las para a frente, dar uma guinada de sucesso. Através delas, os empresários reforçam seu relacionamento com o cliente, ficam sabendo do que seu público-alvo gosta mais, recebe dicas e feedbacks, vende produtos.

Leia também  Veja 8 dicas infalíveis que todo analista de mídias sociais deveria saber

Conhecendo melhor a opinião do público, é mais fácil fazer mudanças em seus produtos, em sua loja, em seu atendimento e — por que não? — em seus preços também. Para aproveitar as mídias sociais da melhor maneira, as empresas precisam de equipes bem treinadas, que saibam lidar com as ferramentas digitais no desenvolvimento bons projetos.

O analista de mídias sociais

Acompanhando esse raciocínio, podemos entender a função do analista de mídias sociais — ou, mais popularmente chamado, social media. Este profissional pode fazer um pouco de tudo no ambiente das mídias sociais: atualizar páginas oficiais das empresas; produzir e gerenciar conteúdos de sites e blogs; produzir vídeos para o YouTube e outras plataformas; trabalhar na produção de conteúdo visual; produzir e editar arquivos de áudio… E assim por diante.

Mas, por trás de tudo isso, existe uma finalidade maior, muito importante para qualquer empresa: a manutenção de bons relacionamentos com seus clientes.

Divulgação e otimização do relacionamento

É isso aí! O analista de mídias sociais desenvolve ações de marketing que procuram divulgar a marca da empresa e interagir com o público consumidor para conquistar clientes, fidelizando-os e criando vínculos mais duradouros.

Para uma empresa crescer, ela precisa de boas campanhas publicitárias e promocionais, de um controle e de avaliação dos resultados e de muitas conversões de clientes — que significam, ao final de tudo, mais vendas e mais divulgação.

O analista de mídias sociais tem um compromisso essencial com a comunicação! Ele tem que se comunicar da maneira mais clara, objetiva e atraente possível com o consumidor, aproveitando as redes sociais, traçando estratégias de SEO (melhores palavras-chaves para consultas nos sites), desenvolvendo a melhor linguagem para se fazer entender (sejam textos, imagens, vídeos ou áudios — ou uma mistura de todos).

Essa profissão tem se tornado tão complexa e importante que já é possível atribuir funções especificas para cada cargo de social media:

  • Gestor de conteúdo (produz textos, vídeos, imagens e todo o conteúdo postado nas redes);
  • Analista de métricas (avalia os resultados da empresa e dos clientes nas redes sociais);
  • Planner digital (analisa clientes, define o perfil das campanhas, investiga a concorrência);
  • Gestor de social media (lidera todos os outros).

Você já entendia a função do analista de mídias sociais? Quer se tornar um? Conta pra gente nos comentários!

[epico_capture_sc id=”2245″]