Blog do MX Cursos

Entenda a importância da escala Pantone no Corel Draw e Illustrator

Entenda a importância da escala Pantone no Corel Draw e Illustrator

Todo profissional ou interessado na área do design, especialmente design gráfico, já ouviu falar na escala Pantone. Mas o que é essa escala, qual é sua importância na produção criativa e quais são as vantagens em relação aos sistemas tradicionais como o CMYK e RGB?

Descubra, neste artigo, um pouco sobre o que é e como funciona esse sistema onipresente no mundo do design.

O que é a escala Pantone?

Design Gráfico - Escala PantoneTrata-se de uma escala para referências de cor criada pela empresa de mesmo nome. A Pantone tem dois principais produtos lançados anualmente: os leques de cor e as amostras destacáveis. Ambos possuem uma ampla gama de cores nos mais variados tons, com alguns diferenciais que mantêm a regularidade das cores no impresso: elas são categorizadas por códigos numéricos em vez de nomes arbitrários, por exemplo.

A importância da empresa é tanta que, anualmente, ela divulga a cor destaque para o ano seguinte, aumentando imediatamente o seu uso na comunicação visual e na moda. Em 2016, as cores escolhidas foram Rose Quartz (13-1520) e Serenity (15-3919), além de variadas combinações dos dois tons.

Qual é a importância da Pantone para o design gráfico?

A maioria dos designers trabalha diariamente com dois sistemas de cor distintos: o RGB em monitores e o CMYK em impressos. Não é raro que a seguinte situação aconteça: o cliente solicita uma execução de trabalho em um certo tom, e, embora o tom escolhido apareça da forma correta na tela, a impressão entrega uma cor diferente do pedido.

Isso acontece regularmente e é consequência de inúmeros fatores, como tintas de baixa qualidade, má comunicação entre o cliente e o designer, conversão mal feita do RGB para o CMYK ou uma escolha de cor incorreta. O sistema Pantone resolve todos esses problemas: com o uso de um leque de cores da empresa, é possível configurar a cor correta nos softwares ou mesmo inserir a configuração CMYK quando possível — a escala da Pantone cobre mais cores do que a escala CMYK, além de incluir tons metálicos e fluorescentes.

Como utilizar a Pantone nos softwares gráficos?

Identificar uma cor pelos sistemas RGB e CMYK é, por vezes, problemático. Os sistemas de conversão automática dos softwares são falhos, como no clássico exemplo do preto RGB que não utiliza 100% de tom preto no CMYK. Para contornar esse problema, a Pantone mantém parcerias com softwares gráficos, como o Illustrator e Corel Draw.

Leia também  10 designers incríveis para seguir no Instagram e se inspirar!

Utilizando uma escala física, é possível escolher a cor desejada e procurar por seu código ou pela configuração CMYK adequada, evitando desentendimentos, frustração e eventuais devoluções na entrega de seu job.

Nossos cursos indicados

Neste artigo, vimos o que é e como funciona a escala Pantone, além de compreender sua importância para a produção de cores fidedignas e entender como utilizá-la nos softwares gráficos.

Se o orçamento permitir, troque sua escala anualmente, evitando o desgaste natural do papel e a perda de precisão.

Agora que você já conhece, invista na escala Pantone para trabalhos ainda mais profissionais e clientes satisfeitos! E não se esqueça de dizer o que você achou do post na nossa caixa de comentários!

QUER POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADES EM SOFTWARES E SEGMENTOS DO PRESENTE E DO FUTURO?

CURSOS ONLINE